EM BUSCA DA MEMÓRIA DE BRASILIA, 'O BALÃO'

BSB 60

BRASÍLIA 60 ANOS

'O BALÃO' DA 308 SUL

texto: Mário Pazcheco
Revisão: Roberto Gicello
Livro: Refrescando a Memória

Em Setembro de 1976, o diplomata Wladimir Murtinho toma posse à frente da Secretaria de Educação e Cultura, e fica imediatamente entusiasmado com o projeto da 508 Sul.

Nesse mesmo mês, outra novidade vem marcar o reinício da ebulição cultural na cidade: a instalação de uma construção em forma geodésica, com três quartos de sua estrutura apresentados em perspectivas esferoidais – o Balão de Ensaio.
O Balão concebido pelo arquiteto Sérgio Prado, com oito metros de diâmetro, destinava-se especialmente à dança e à música e foi montada próximo à Escola Parque da 308 Sul. Também serviu como palco para espetáculos de teatro de bonecos e ponto de encontro de artistas plásticos e dos primeiros músicos de rock da cidade. Essas tentativas de investir em mobiliário urbano destinado a movimentar a cena cultural da cidade (e protestar contra a falta de espaços) tiveram fim melancólico e incivilizado três anos mais tarde, com sua estrutura derrubada – a marretadas – por quem, em última instância, deveria protegê-la: a Fundação Cultural do Distrito Federal. A propósito, este órgão posteriormente também foi extinto, mas de forma mais discreta e solene: a canetadas.

Articles View Hits
8509826

We have 593 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro