DUENDES BLUES: DIRETO DAS FLORESTAS URBANAS (2021)

tribo3

Hamilton Zen & Domício Chaves: A magia acontece quando um duende louco dá o seu toque de Midas

Release da Duendes Blues

Nos conhecemos fisicamente há exatamente 5 anos, dentro do ativismo cultural de Brasília, e Entorno, mas espiritualmente a séculos e séculos. Participávamos de eventos, onde os ativistas são de coletivos e cidades diferentes, sempre apareciam convites para que cada um de nós, se deslocasse de nossas cidades, para desenvolver a parceria musical e poética, sendo Hamilton, do GUARÁ e o Domício, de SAMAMBAIA. E fomos nos afinando no que precisávamos fazer para melhorar cada vez mais. Juntando artes à poesia à música. Depois, nos tornamos membros do mesmo Ponto de Cultura, Tribo das Artes, como coordenadores e artistas, logo depois no coletivo de poetas, Celeiro Literário Brasiliense também como artistas, sem contar com o ativismo particular independente. Trabalhamos juntos o ano todo, participamos de outros coletivos nos apresentando separadamente, intercalando com aparições conjuntas em intervenções no DF e Entorno. O Coletivo de Poetas e o Ponto de Cultura seriam as bases. Também nos apresentaríamos em rádios, saraus, bares e na Torre de TV. Lugares abertos, shows de rock com bandas, todos os lugares, onde coubesse nosso projeto que completava 2 anos de luta.

Música e poesia

Foi no Feitiço Mineiro, na Ciranda Poética Carnavalesca (15/02/2019), durante apresentação no lançamento de um livro e de grandes espetáculos de poetas, músicos e escritores. Que nos batizaram de Os Duendes na noite, saído da boca da jornalista, apresentadora e poetisa Luciana Barreto. Trabalhamos o nome e começamos a nos apresentar como Duendes Blues. O instrumental executado é o blues na guitarra ou violão e gaita. E o Domício com as poesias autorais, se encaixa na música. Quando não, são apresentadas músicas conhecidas do lado B nacional e internacional. Narrativas são recitadas e aperfeiçoadas por Domício, nos intervalos.

Hamilton Zen, por ter sido baterista e gaitista na Felipe Zucco & Bluesband e durante anos com outras bandas e estilos, e Domício Chaves, filósofo e poeta, por trazer em poesias desabafos, lamentos e visões astrais e místicas, perceberam tanto um quanto o outro que poderiam misturar e fazer essa alquimia artística em profunda meditação musical. Sem contar que os confundem por se parecerem fisicamente e semelhantemente. Nascidos do Nordeste, trazem na bagagem algo parecido nas mentes. Vida e arte, como irmandade. Não somente fisicamente, como de vida. As duas, a Música e a Poesia mexeram conosco profundamente, o que sentimos e é o que nos move hoje.

Esse próprio público que juntamos, as artes dentro do que fizemos nesse convívio artístico, e por onde andamos, nos impulsiona a fazer mais e mais essa junção para  apresentar a mistura de: Blues, Nordeste, Sofrimento, Reflexão, humanismo, bagagem, caridade, misticismo e a paz, que é o que mostramos durante o espetáculo. Quanto mais nos chamam, mais no aperfeiçoamos no desenvolvimento do repertório, dessa inesperada trajetória dos Duendes Blues. Artista e Público. Fazemos porque tocamos alguém. E isso fortalece o trabalho e a convicção no que propomos a fazer.

A cada dia, os Duendes Blues se aprimoram com a junção de mais membros, por motivos do espetáculo que pede mais. Os espaços e os formatos de eventos fazem com que aumentemos o número de agregados musicalmente para enriquecer ainda mais esse projeto. Hoje contamos com Simpa Carvalho, violão, voz e contrabaixo; Valdemar Filho, no sax e na flauta transversal, quando for preciso nos juntamos dependendo do formato e dos convites dos Saraus e eventos, e em relação a receber o cachê...

Vida na estrada

Hamilton Zen: um versátil agregador de cidades com os artistas existentes. Não descansa um segundo: “Em minhas lutas pela cultura, em plenárias, ruas e embates políticos. Sou detalhista e carinhoso com os meus amigos novos imagina os antigos. Mais carinho ainda. Coisa de artista.” (Hamilton Zen)

2021
PRÓXIMOS EVENTOS

tribo
De 22/11 à 07 de dezembro
Circuito Poesia e Música. Tribo das Artes em Escolas Pública de Taguatinga e Guará.

Dia 27/ 11
Sede DoPróprioBol$o – Guará 2 – 16 horas

FICHA TEATRAL
DUENDES BLUES

Domício Chaves, mora em Samambaia/DF, e Hamilton Zen, mora no Guará/DF, eles são os Duendes Blues. Terreamente se conhecem há cinco anos, mas ‘espiritualmente se conhecem à séculos’... Ativistas culturais atuam no Ponto de Cultura Tribo das Artes e no Coletivo Celeiro Literário Brasiliense. Hiperativos, estão sempre presentes em saraus, encontros literários, bares, festivais e onde mais couber suas poesias, músicas e performances.

tribo2

Contatos: (61) 98575-1612 e (61) 9228-3902

VÍDEOS