Velvet Underground processa Fundação Andy Warhol

 

Velvet Underground processa Fundação Andy Warhol
http://oglobo.globo.com/cultura/velvet-underground-processa-fundacao-andy-warhol-3649954


cultvelvet2 

Banda critica licenciamento de logo da banana para capas de iPhone e iPad


RIO - A lendária banda de rock Velvet Underground abriu um processo contra a Fundação Andy Warhol nesta quarta-feira, alegando que o logo da banana, criado por Warhol e estampado na capa do álbum de 1967 do grupo, não deveria ser usado ou vendido para terceiros. A ação aberta na côrte de Manhattan alega que a Fundação se equivocou ao permitir o uso em capas, estojos e bolsas para iPhone e iPad e ignorou inúmeras solicitações para cessar o licenciamento da imagem.

Para membros da banda, que contava com Lou Reed e John Cale na formação, o licenciamento da imagem pode “causar confusão ou erros quanto a associação do Velvet Underground com os produtos vendidos”.

O processo cita o sucesso do primeiro álbum da banda, afirmando que ele se tornou o "disco da banana" por conta da capa e desde então é um símbolo do Velvet Underground. Pede ainda que o juiz declare que a Fundação não tem direito autoral sobre o desenho, que estaria em domínio público por nunca ter sido registrado, e que a banda receba quaisquer lucros advindos do negócios.

De acordo com o processo, Warhol participou da produção do álbum "The Velvet Underground and Nico", ao sugerir que Christa Paffgen, a Nico, cantasse três das músicas do disco. Além disso, o grupo teria dividido o adiantamento de US$ 3 mil pelo álbum com Warhol, em troca da ilustração da capa.

 

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/cultura/velvet-underground-processa-fundacao-andy-warhol-3649954#ixzz1jFsv7U45
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

 

Velvet Underground: O pássaro, o corvo e o homem da lata
Reencontro do Velvet Underground será lançado em DVD
Acetato raro do Velvet Underground está na internet
Ilustrador de "Sandman" assina a arte do novo disco de John Cale

Baterista do Velvet Underground ganha exposição retrospectiva em Nova York

Fim do mistério: Metallica finaliza álbum com Lou Reed

Danko Jones põe sua coleção do Metallica à venda após ouvir 'Lulu' 

Lou Reed Os mortos do rock: cavaleiros e princesas vencidos

Articles View Hits
11315058

We have 336 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro