54 ANOS DE 1964

Mil novecentos e sessenta e quatro

compialdo por Mário Pazcheco

Brasil

Janeiro

Os Beatles aparecem pela primeira no Brasil, num documentário exibido antes da comédia inglesa O Rato na  Lua.

• Compacto "Please Please Me / "From Me To You"

Março

No BrasilCompacto "I Wanna Hold Your Hand / "She Loves You".

    • Há um profundo interesse em discutir a atual crise brasileira e ver sua perspectiva histórica. O movimento militar de 1964 chegou ao fim após ter concluído o seu longo ciclo, que começou a ser preparado antes do golpe militar. João Goulart era inaceitável para os golpistas desde 1954, quando dezenas de coronéis assinaram manifesto exigindo de Getúlio Vargas o seu afastamento do Ministério do Trabalho, acusando-o de conluio com os sindicatos dos trabalhadores, de ligações com Perón e de tentar criar bases para uma República Socialista. Depois de derrotas das forças mais conservadoras vinham declinando progressivamente desde 1945 e havia uma tendência “esquerdista-trabalhista” no eleitorado. A direita mais conservadora estava em vias de nova derrota nas eleições presidenciais previstas para 1965 e nas da Câmara e Senado marcadas para o anão seguinte. O golpe, que instituiu a nomeação dos presidentes por via de um Colégio Eleitoral controlado pelos militares, foi a forma de desmantelar aquela sucessão. Ao mesmo tempo desmontou um regime político: o do período democrático-liberal que vigorou desde a deposição de Vargas em 1945 e se caracterizou por um significativo grau de liberdades políticas. 

 
   1.º maio

   Quando eram esperados protestos, o governo impôs a realização de clássicos regionais para desviar o foco da política para o futebol. A ditadura militar de março cria uma agenda de amistosos "biônicos" país afora.
 
• No Brasil. LP Beatlemania. O impacto da Beatlemania no Brasil acontece, pouco mais de 30 dias do Golpe Militar, a designação O Brasil de 64, incorpora-se ao nosso inconsciente coletivo devido à constatação de que este movimento foi à manifestação de uma instabilidade que por 30 anos ameaçou e interrompeu nossas instituições e nossa democracia. A Beatlemania, o Golpe de 64 são eventos que vivem em mim assim como o ano em que nasci.
 
 • Aqui, jovens como eu, lutavam contra a ditadura, até porque aquele ano de 1964 foi o de nossa entrada nas faculdades. Logo, logo, já em abril, estávamos marcados e perseguidos, já em células clandestinas de resistência e, enfim, com a corda, que no caso era uma bala, no pescoço e outra no coração. (Oscar Araripe).

24 mai.

Sou expulso do útero da minha mãe, um pouco depois da meia-noite de sábado. Alguém pode me informar qual o meu ascendente? Sou geminiano, hemofílico e hoje completo 50 anos. Minha mãe passou oito horas na mesa de operação, não é legal falar disso. Sei que nasci em 64, o ano dos reis do yê-yê-yê e do desfile das fardas verde-olivas. Dizem que minha infância foi passada numa década mágica e tolerante, mas eu recordo dos dizeres da      Autorização de visita:
— A visita é permitida somente das 15 horas às 16 horas, durante 15 minutos, a 2 pessoas;
— É proibida a entrada de crianças menores de 14 anos;
— Os pacotes, roupas ou alimentos, de qualquer natureza, devem ser entregues na portaria que providenciará o encaminhamento aos destinatários.
Pelo menos há 50 anos atrás não roubavam crianças. Mas a frase da música de John Lennon, explica melhor o momento: “Desde que você nasce, eles lhe fazem sentir-se inferior, não lhe dão nenhum tempo, quando deveriam dar todo o tempo, até que você fica tão confuso que não compreende nada. Um herói da classe operária é o que você deverá ser na vida”...
Nascido em qualquer parque industrial do mundo, este é o destino, operário ou jogador de futebol, alguém discorda? (Mário Pazcheco).

 

   Pif-Paf revista criada por Millôr Fernandes em maio, um mês e meio depois do golpe militar. A publicação quinzenal em formato tabloide teve apenas oito edições e influenciou de forma marcante a imprensa brasileria de humor, cujo representante maior foi O Pasquim, continuação do projeto iniciado com a Pif-Paf, que por sua vez, era uma evolução da seção que Millôr manteve na revista O Cruzeiro por mais de dez anos.
   — Em qualquer fase da minha vida profissional sempre me diverti muito - conta Millôr, discordando que, apesar de provocador, o Pif-Paf tenha sido criado como forma de resistência à ditadura. — Eu tinha saído de "O Cruzeiro. Estava desempregado. Só isso. Não estava fazendo nenhum ato de heroísmo. Eu queria sacanear os milicos e tudo o mais que estivesse pela frente.
   Mas os milicos não quiseram saber. A revista, feita com sacrifício, um empréstimo contraído com o Banco Nacional e a ajuda de colaboradores (entre eles Jaguar, Ziraldo, Sérgio Porto, Rubem Braga e Antônio Maria) que não ganhavam um tostão pelo trabalho, foi fechada por ordem do regime militar.
   — A ditadura estava aí para isso mesmo, não para distribuir bombons. O que talvez até desse mais resultado... Os radicais de sempre iam ficar frustrados - pensa Millôr, com a língua afiada e a irreverência intacta aos 80 anos. (O Globo, 1º abr. / 2005).

   • Nora Ney & Jorge Goulart - o casal era afinado na música e no engajamento político. Declararam-se comunistas e ousaram ao ser os primeiros brasileiros a fazer shows na União Soviética, percorreram ainda a China e países do leste europeu. Quando do golpe militar, ambos acabaram cassados da Rádio Nacional. Por causa de sua posição de esquerda e de apoio ao presidente Jango, passaram os primeiros oito anos da ditadura exilados.
 
   • "Rua Augusta" apontada por muitos roqueiros nacionais como o nosso primeiro hino, imortalizada no vinil pelos Mutantes figuraria também nas apresentações ao vivo de Erasmo Carlos. Quando "Rua Augusta" foi gravada, teve problemas com a censura, segundo Tony Campello, "Os militares já começavam a fazer das suas e mandaram tirar uma parte da canção". O pedaço censurado: Comigo não tem mais esse negócio de farda / não paro o meu carro nem se for na esquina / tirei o maior grosso da menina. 
   Láureos tempos heroicos que não voltam mais então: Ai, ai, Johnny / Ai, ai, Alfredo / Quem é da nossa gang / Não tem medo...

   3 julho

   O pintor Paulo Iolovitch expõe com sucesso no Salão da Fundação Cultural. A ousadia do júri local premia a ousadia do artista, antecipando em meses a premiação da Bienal de Veneza, quando os italianos premiaram os homônimos pintores pop americanos. Iolovitch ainda no Sul, fora apontado como o “Primeiro pintor Pop do Brasil”.
Se neste ano, as obras de Iolovitch foram exibidas para o General De Gaulle, durante a visita do chefe de Estado francês, Iolovitch não se acanharia em denunciar ao jornalista Harry Laus do “Jornal do Brasil” a falta de segurança para exposição de trabalhos nos corredores do “Teatro Nacional”.  

   Junho

Dez anos após a criação do movimento internacional Phases, que valorizava o imaginário e a subjetividade, o Brasil começa a integrar a vertente, através do arquiteto Walter Zanini. Entre os integrantes, Flávio-Shiró e Wesley Duke Lee.

Brasília

zzz585

13 outubro - Paulo Iolovitch expõe para presidente De Gaulle

 zzz587

14 out./ Paulo Iolovitch recebe o Prêmio Senado Federal no Primeiro salão de Arte Moderna do DF

Exposições 

Di Cavalcanti
Rio de Janeiro RJ - Desenha jóias executadas pelo joalheiro Lucien Joaillier
Rio de Janeiro RJ - Publica Reminiscências Líricas de um Perfeito Carioca - ilustrações e texto, editado pela Editora Civilização Brasileira
Rio de Janeiro RJ - Di Cavalcanti: 40 anos de pintura, na Galeria Relevo
São Paulo SP - 50 Desenhos e Guaches do Jovem Di Cavalcanti: coleção MAC/USP, no MAB/Faap

Antonio Gomide

Vive em Ubatuba SP
São Paulo SP - Individual, na Casa do Artista Plástico

Lasar Segall

Milão (Itália) - Il Contributto Russo alle Avanguardie Plastiche, na Galleria del Levante
Rio de Janeiro RJ - O Nu na Arte Contemporânea, na Galeria Ibeu Copacabana

Friedrich Vordemberge-Gildewart

Torna-se o chefe do departamento de comunicação visual da 'Hochschule für Gestaltung' em Ulm, na mesma época em que Max Bill é o reitor-fundador da Escola. Participa de numerosas exposições de vanguarda na Europa e nos Estados Unidos. Expôs no Rio de Janeiro em 1956.

Julho

LP Beatles Again.
 
11 dezembro

Um show musical e teatral de Oduvaldo Vianna, Armando Costa e Paulo Ponte no Teatro Opinião, assinalaria a primeira voz abertamente discordante à ditadura militar que se instaurara através dos versos que marcaram época — "podem me prender / podem me bater / que eu não mudo de opinião".
O espetáculo teatral Opinião marcou cênica e politicamente o ano de 64 com canções de protesto compostas por Carlos Lyra, egresso da Bossa Nova. No cinema, Deus e o diabo na terra do sol, segundo longa-metragem do baiano Glauber Rocha, de Vitória da Conquista, foi musicado por Sérgio Ricardo, a trilha musical capturava a imagem da fúria agreste da estética da fome ou seja “uma ideia na cabeça e uma câmera na mão”.

 


Dezembro

LP Os Reis do Ié-Ié-Ié.

 beatles

The Beatles by Robert Whitaker, 1964 - Robert Whitaker Archive © Robert Whitaker

 1964 

Inglaterra

January

Pre-production work begins on the first movie starring The Beatles, A Hard Day's Night

January

They tape a Saturday Club session (Playhouse Theatre) for the BBC, to be aired in the States inf February.
BBC recordings: "All My Loving", "Money", "The Hippy Hippy Shake", "I Want to Hold Your Hand", "Roll Over Beethoven", "Johnny B. Good", "I Wanna be Your Man".

11 January

The Beatles' Christmas Show comes to the end of its run at the Astoria, Finsbury Park, London. 

12 January

For the second and last time, The Beatles perform on the live ITV show, Sunday Night At The London Palladium, alongside their friend, singer Alma Cogan.

franca

Luzia Pereira

França

14 January

The group fly to Paris to begin a lengthy series os concerts in France. John Lennon, Paul McCartney and George Harrison arrive in Paris to begin a three-week season at the L'Olympia Theatre.

15 January

The Beatles play a warm-up show at the Cinema Cyrano in Versaiy a juggling act. Earlier, they stroll through the streets of Paris, virtually ignored by the local population.
Daily Mail: "Either the Champs-Elysées was not in mobbing mood today, or Beatlemania is still, like Britain's entry into the Common Market, a problem the French prefer to put off for a while. Exactly three girls asked them for autographs. One was English."
Back at their Paris hotel, they are informed that "I Want to Hold Your Hand" has reached No. 1 in the Us Cashbox charts afiter just three weeks in the Hot 100. Celebrations ensue.

Capitol Records is granted an injunction Illinois, to prevent Vee-Jay Records from distributing or marketing any more recordings by The Beatles. (Vee-Jay was the first Us company to release material by The Beatles, but the group later signed to Capitol).

16 January - 4 February

For almost three weeks, the group play an extend season of concerts - usually at least two per day - at the Olympia Theatre, a popular Parisianert/cabaret venue. They're billed as co-stars alongside "If Had A Hammer" hitmaker Trini Lopez, and French chanteuse Sy Vartan. In front of a predominantly male audience - a complet contrast to what they're used to in Britain - The Beatles struggle to match their advance publicity, and to cope with repeated equipment failure, and the British (and French) press is quick to capitalise on their 'failure'. during the first shownnon recites the only line of French he knows: "Je me lève à sept herures". "How barbaric", responds a fan in the front row.

• John escapes the post-show mêlee of journalists and photographers with Daily Mail reporter Maureen Cleave.

29 January

For the first time, The Beatles stage a recording session outside London. Under extreme duress, they tape German-lae renditions of "She Loves You" and "I Want to Hold Your Hand" at Pathé Marconi studios (EMI's Paris studios) - having been convince that the German market won't accept them singingi in their own language.

They also use the session to tape their next single, "Can't Buy Me Love".
Studio recordings: "Komm, Gib Mir Deine Hand", "Sie Liebt Dich", "Can't Buy Me Love".

The group visit the Us Embassy in Paris to obtain visas for their first American tour. In the States, meanwhile, MGM reelase the cash-in LP, The Beatles With Tony Sheridan And Their Guests, wich peaks at No. 68 in the album charts.

5 February  
 
Their Olympia season completed, the group return to London.
 
Inglaterra

21 fevereiro

Os Beatles retornam da primeira excursão americana - The Fabs arrive at Heathrow Airport, London.

23 February

Another appearance on TV show Big Night Out is taped at Teddington Studios.

24 February

Ringo Starr makes a visit to his family in Liverpool.

25 February

George Harrison celebrates his 21 st birthday on the same day that The Beatles begin recording first movie, A Hard Day's Night. The first two songs taped are "Can't Buy Me Love" and "You Can't Do That".

26 February

The Ministry of Aviation states that, following disruption to services at Heathrow Airport causedwds of airlines staff flocking onto the tarmac to see The Beatles landing on the 22nd, they will investigate arrangements for VIP arrivals at the airport. 

• Jimmy Page participa de discos de Mickie Most, então cantor, e considera que dois de seus melhores solos estão nos compactos "Sea Cruis"/"It's A Little Bit Hot" e "Money Honey"/That's Alright" (ele sola no lado A de ambos os compactos), respectivamente lançados em janeiro e abril.
 
20 marco
20 Março

Abril

Dois meses depois dos Beatles,  retornarem dos USA, eles  ensaiam o especial  
Around the Beatles para a TV inglesa e concluem o LP A Hard Day’s Night trilha homônima do filme que começou a ser gravada ainda em janeiro na França. Desse começo sobreviveram os primeiros takes de "Can’t buy Me Love", que continham um lânguido coro caipira que demasiadamente datava a canção, e que posteriormente a produção de George Martin suprimiria o coro, tornando-a muito mais agressiva. 

• "You Really Got Me", sucede a "A Hard Day’s Night", dos Beatles, na parada inglesa. O som na verdade combinava elementos de amplificadores a válvula e unidades de mixagem a válvula também, contribuindo à arrasadora abertura da canção, com um som inédito na época, descoberto graças a um amplificador danificado.

• É lançado "Since You Broke My Heart", o single de Rory Storm and The Hurricanes.

• The Beatles were photographed by Robert Freeman in London's Hyde Park, in the autumn. The photo session took place in the park near the Royal Albert Hall, and the resulting pictures made spectacular use of the fall colors. Two pictures from this session were used as the front and back covers on the album Beatles For Sale, released in December.

• Jim McCarthy e Keith Relf se lembram que Jimmy Page foi um dos primeiros a mandar vir um sitar em 1964; veio de Bombaim especialmente para ele e embora na altura não fizesse parte dos Yardbirds seria a sua sitar que eles usaríam em Heart full of soul primeiro compacto com Jeff Beck, de fevereiro de 1965. Conseqüentemente em 1964, Jimmy gravou utilizando o sitar em duas faixas.

• John e Gerry escreveram um livro de piadas que Brian não permitiu que fosse publicado, uma vez que poderia prejudicar suas imagens de ídolos juvenis.

The Who é fundado. Um dos maiores e mais querido dos grupos ingleses do rock. Fundado em 1964 com Pete Townshend, Roger Daltrey, John Entwistle e Keith Moon, o grupo se caracterizou desde o inicio por um visual e um estilo de vida mod - gangue rival e mortal dos rockers, que usava ternos estreitos e curtos, e tinha um culto exacerbado da juventude - “As coisas que eles fazem parecem estranhamente frias/ Espero morrer antes de envelhecer”, e gosto pelo rhythm and blues.
É formado o Long John Baldry and the Hoochie Coochie Men: Long John Baldry vocais, Rod Stewart, vocals/gaita, Jeff Bradford guitarra, Johnny Parker/ Ian Armit piano, Al Gay/Art Theman; saxes, Cliff Barton/Pete Balnnin contrabaixo e Bill Eyden/Ernie O'Malley, bateristas.

Primavera

Acontece o primeiro encontro de Mick Jagger com Marianne Faithfull, numa festa quando os Stones entravam para os círculos badalados, ela era uma belíssima e culta jovem de 17 anos que foi avistada na festa pelo empresário dos Rolling Stones, Andrew Loog Oldham. Fascinado, Oldham contratou-a na hora.

“Vocês se lembram, em 1964, quando se dizia que os Stones eram homossexuais por causa de seu cabelo comprido? (Você era?) Brian, com suas garotinhas de 14 anos a tiracolo, deve ter dado boas gargalhadas. E no entanto o centro das atenções flutuava. Num grupo as atenções podem se distribuir igualmente (e nós todos conhecíamos e amávamos John, Paul, George e Ringo) mas nos Stones o foco tinha de ser Mick. Agora é normal que, num grupo, um músico nunca suplante um vocalista. (Exceção: os Yardbirds. Eric Clapton, Jeff Beck e Jimmy Page viviam dando banhos no pobre Keith Relf). Nos Stones havia Mick, centro absoluto. Charlie e Bill eram apreciados por gourmets, restavam Keith e Brian. A guitarra solo sempre ganha da guitarra ritmo em termos de popularidade. Talvez por isso Brian tenha se dedicado a tantos instrumentos exóticos para se afirmar perante os outros e perante ele mesmo. É isso o que eu valho, quero ver vocês tocando essas coisas no meu lugar”. (Lou Reed). 

• Roger Waters tem 20 anos e passa no vestibular, na Politécnica de Regent Street. Acabara de chegar a Londres, vindo do subúrbio de Great Bookham para estudar arquitetura, com pouca convicção: “Na minha opinião o pessoal que frequenta uma escola de belas artes é do tipo que não quer saber deste negócio meio careta de carreira com c maiúsculo”. Não freqüentava muito as salas de aula, a bem da verdade. Era mais fácil encontrá-lo na cafeteria estilo americano da politécnica, conversando com dois colegas, igualmente pouco interessados em arquitetura: o londrino Richard William (Rick) Wright (Rick) e Nicholas Berkeley (Nick) Mason, de Birmingham, ambos com 19 anos. Conversam sobre aquilo que era a paixão dos três: música.
Brighton, um dos bairros londrinos onde eram realizado esses bailes, em 1964 passou para a história dos confrontos por ter sido o palco de uma briga generalizada entre modsrockers.

stones

daveclark

The Rolling Stones with Pattie Boyd by John French, 1964 
Victoria and Albert Museum
© V&A Images/Victoria and Albert Museum, London

The Dave Clark Five on the cover of Fabulous
29 February 1964 
Photograph by Bill Francis
Fleetway Publications Private Collection © IPC+ Syndication

Em 1964 The Beatles alcançou o sucesso do outro lado do Atlântico, principalmente nos Estados Unidos. Em 10 de janeiro, pouco antes da primeira turnê Norte Americana, "I Want To Hold Your Hand" já tinha vendido 1 milhão de cópias. Durante a turnê Australiana The Beatles conheceram Robert Whitaker que, foi convidado por Brian Epstein para vir para a Grã-Bretanha para ser o fotógrafo oficial da banda.
A revista Woman’s Own pediu a John French para fotografar uma história de moda combinando os grupos pop  The Dave Clark Five, Peter and Gordon e The Rolling Stones com as top models Debbie Condon, Grace Coddington, Tania Mallet e Pattie Boyd. O jornal The Sunday Mirror colocou junto a maior parte das jovens cantoras que tinha tido alcançado, naquele ano, sucesso nas paradas e comissionou John French para fotografar o Million Pound Poppets. David Bailley fez duas das suas mais importantes pop fotos este ano. Ele fotografou, no dia 30 de setembro, The Rolling Stones, arranjando os cinco membros da banda numa composição quadrada para caber na capa de um LP e, sua foto do Mick Jagger usando um gorro de pele tomada em dezembro acabaria tornando-se a imagem de capa da sua publicação seminal chamada Box of Pin-Ups (1965).

Grécia

Cecil Beaton e Greta Garbo participam de um cruzeiro a Grécia.

Outros destaques

Nikita Kruschev foi o autor da célebre denúncia dos crimes de Stalin. Data: 14 de fevereiro de 1956. Caiu em desgraça em 1964 e morreu em 1971. Condenado ao ostracismo, é o único dos líderes máximos da ex-União Soviética que não foi enterrado na Praça Vermelha.

América

Janeiro

James Douglas Morrison começa suas aulas de "Arte Dramática" na UCLA (Universidade da Califórnia), também assiste aulas sobre cinema, atua em peças teatrais, anda pelas alamedas do campus e estuda longas horas sozinho em seu pequeno apartamento ou nas bibliotecas, passou o tempo escrevendo ensaios sobre o cinema que mais tarde seriam publicados em seus livros.

3 January

A US Gold Disc is awarded to the band for the Meet The Beatles album.

January

US trade magazine Billboard reviews The Beatles' new single, "I Want to Hold Your Hand", as "a driving rocker with surf-on-the-Thames sound and strong vocal work".

January

The band's first appearance on American TV is a film clip on the Jack Paar Show, in wich they are seen performing in Bournemouth.
 
17 January

"I Want to Hold Your Hand" reaches Number 1 in the US charts.

20 January

Meet The Beatles! screams the title of the group's second US LP, and their first on their new label, Capitol; within three weeks it is No. 1 in the charts. It is the first of a remarkable 33 Beatles records reelased in the States in 1964.

23 January


After the night's final show, Lennon and McCartney concoct a deathlessly inane song for Billy J. kramer, "One And One Is Two". Lennon quips: "Billy is finished when he gets this song." Kramer agrees, and refuses to record it.

27 January


The cash-ins begin, as MGM in the States reissue the Tony Sheridan & The Beatles single "My Bonnie". Having flopped in 1962, it reaches a second edition of their 'introducing The Beatles' album, wich climbs quickoly to No. 2 behind Meet The Beatles.

30 January

Vee Jay Records reissue "Please Please Me" in the States; it makes No. 3 in March, backed by "From me To You".

31 January


Another Beatles single reaches the shops, this time in Britain, as Tony Sheridan recuts his vocal on their version of "Sweet Georgia Brown" to include a reference to the group's haircuts.

Fevereiro  
 
7 February

The Beatles and their entourage, including record producer Phil Spector, a healthy contingent of press and (for the first time in public) Cynthia Lennon, set off from Heathrow airport for Kennedy Airport in New York. On Pan-Am flight PA-101, The Beatles fly into New York city's Kennedy Airport for their first US tour. They're greeted by 5,000 screaming fans.

February

Brian Epstein asks New York City attorney Walter Hofer to take care of The Beatles' US fan-mail. His first batch consists of 37 sacks.

• Nova York. Um cavalo acompanha a limusine dos Beatles pelas ruas de Nova York. A entusiástica platéia inglesa dera lugar a uma fanática multidão americana que toma de assalto o aeroporto Kennedy para saúda-los. Uma barricada policial, naquele dia de neve e loucura separa a multidão dos Beatles que vieram para o Plaza Hotel.

February

In the evening, 73 million Americans tune in to watch the Fabs' first US TV performance on The Ed Sullivan Show. 

10 February

New York Times critic Theodore Strongin notes that, "The Beatles have a tendency to build phrases around unresolved leading tones. This precitates the ear into a false modal frame that temporarily turns the fifth of the scale into the tonic, momentarily suggesting the Mixolydian Mode. But everything always ends a plain diatonic all the same." 

11 February

The Beatles make their first live concert appearance in the US at The Coliseum, Washington DC, headlining over Tommy Roe, The Righteous Brothers, Jay & The Americans, The Chiffons and The. For the first time, they are pelted with jelly beans. They attend a party at the British Embassy. US President Lyndon B Johnson tells former British Prime Minister Sir Alec Dougals-Home, "I like your advance party but they need a haircut." 
 
   O baterista Ringo Starr registra um Chevrolet Impala, na ponte George Washington, que liga Nova York a New Jersey. Onde cinco adolescentes frequentavam a Fair Lawn High School. Naquele dia, os fãs ‘mataram’ aula, com o propósito de ver os ídolos que estavam em turnê. 

   12 February
   
   When The Beatles arrive at Pennsylvania Station, New York, their carriage is detached from the train and brought in to an inconspicuous side-platform, enabling the group to be smuggled past the waiting crowds. That night they play two shows at Carnegie Hall.

   13 February  

  The Beatles arrive at Miami Airport where 4.000 fans riot by breaking down doors, smashing windows and trampling police officers. The band were hoping for a brief break in their hectic tour schedule.
   
   14 February

   More rehearsals for a second Ed Sullivan Show appearance.

   15 February

   Billboard magazine reveals that The Beatles have five songs climbing the US Hot Hundred and three LPs on the albums charts.

   16 February
  Seventy million Americans watch the's second performance on The Ed Sullivan Show, live from the Deauville Hotel, Miami, Florida.

17 February

A new single, "All My Loving", is released int US. A rest day is spent water ski-ing and fishing.

18 February

A meeting with boxer Cassius Clay is arranged at his Florida training camp.

19 February

Two more rest days are spent on Miami Beach.
 
• Uma empresa Inglesa enviou para os Estados Unidos 1/2 tonelada de "perucas dos Beatles". Perguntado por um reporter Americano sobre como se sentia em relação aos jovens imitando eles utilizando as "Beatle wigs" John Lennon respondeu: "Eles não estão nos imitando, porque nos não usamos perucas!" —  (Recordcollector Brasil)

Junho

Richard Helms, chefe das operações secretas da CIA, concluiu que, embora os soviéticos estivessem estudando drogas como LSD para possível uso clandestino, não havia prova de que Oswald tivesse sofrido uma lavagem cerebral. Helms escreveu, num memorando “As pesquisas soviéticas em farmacologia estão cinco anos atrás das que fazemos no Ocidente. Não há prova de que eles possuam alguma droga nova poderosa, nem de que tenha habilidade especial para usar essas drogas e obrigar um indivíduo a tomar um determinado curso de ação”. (Mais tarde, no mesmo ano, Helms exortou a Cia, em caráter particular, a prosseguir nos testes com LSD e substâncias congêneres com pacientes não-voluntários, a fim de “ficar passo a passo com os soviéticos nesse terreno”.)

• Jean-Paul Sartre pede uma nova investigação do assassinato de Kennedy, J. Edgar Hoover logo mandou um memorando: “Descubram quem é Sartre”).

• A última vez que Jack Kerouack viu Neal Cassady foi numa festa em Nova York, com os Merry Pranksters de Kesey, quando Allen Ginsberg apareceu e enrolou uma bandeira americana em Jack. Jack Kerouac tirou-a dobrou-a cuidadosamente e coloco-a por trás de um sofá.

• Edie Sedgwick ao se mudar para Nova York, aos 21 anos, se torna a conversa da cidade. Lançava moda ao frequentar a boate Ondine e o espaço Max’s Kansas City (um oásis para artistas) usando apenas meia-calça e blusa. O mundo fashion tomou nota, assim como Andy Warhol, que sucumbiu a seus encantos, principalmente depois de ela pintar seu cabelo cor de prata, como o artista. O ninho cativo de Edie passou a ser um loft com as paredes pintadas de prata, na Rua 47 com a Segunda Avenida, mundialmente conhecido como a Factory. “O lance entre Andy e Edie era muito mais que uma paixão platônica”, explica Weisman. “Na verdade, Andy queria ser Edie”. Na Factory de Warhol, Edie participou de várias produções underground como Poor Little Rich Girl, "Beauty 2" e Chelsea Girls, ao lado da cativa fauna do artista, como Paul América, Viva, Brigid Berlin, entre outros. Na época, ela também conheceria Bob Dylan, com quem, acredita-se, teria ido para a cama.
 
18th August  

The Beatles returned to the States to kick off their whirlwind 1964 North American Tour -- sweeping 24 cities and giving 32 performances in just 34 days.

28 agosto

Bob Dylan introduced The Beatles to cannabis / Al Aronowitz, o crítico apresenta Dylan aos Beatles e à? 
 
12 Setembro
 

Filmes

Richard Lester produz com os Beatles, A Hard Day’s Night. Eles passam a levar ideias inacabadas ao estúdio, usando as sessões para transformá-las em músicas.
06/07/1964 - “A Hard Days Night”, primeiro filme dos Beatles, estréia no Pavilion Theatre em Londres, Inglaterra, com a presença do grupo e de representantes da nobreza britânica; doze horas antes da abertura, uma multidão já se formava no local; a trilha sonora do filme já havia vendido um milhão e meio de cópias em apenas nove dias e foi o álbum com venda mais rápida na historia da indústria britânica.

Empire,  Andy Warhol filma oito horas de um quadro parado do Empire State Building ele queria mostrar a "vida sob o olhar de um defunto".
• Tarzan and Jane Regained... Sort Of
• Dance Movie / Roller Skate;
• Blow Job;
• Batman Dracula;
• Salome And Delilah;
• Soap Opera, (co-dir.)
Couch;
13 Most Beautiful Women;
Harlot.

• Deus e o diabo na terra do sol (Glauber Rocha)

O filme confronta a alienação da Igreja com a realidade social; o fervor dos (des) crentes e a indignação contra as injustiças sociais; a religiosidade e o autoritarismo condensando todas as contradições do Brasil e ainda abre caminho para o surgimento da Teologia da Libertação. Segundo o Padre Roberto Francisco Daniel, é a descoberta da religiosidade no cinema. A corrida final de Manuel para o mar como uma libertação - sua vitória sobre o desafio e a configuração da ideia de que o personagem está atendendo ao chamado do Deus verdadeiro.

O famoso final com o casal de camponeses correndo em direção ao mar, foi ideia de Luiz Carlos Maciel.

O filme, obra prima e épica, mais representativo da cinematografia do autor e elogiado pelo italiano Alberto Moravia, teve o pedido de queima dos seus negativos por mostrar a penúria do povo nordestino e a possíveis mensagens subliminares nas entrelinhas. Cinco oficiais graduados da Agência Nacional assinalaram restrição para menores de dezoito anos no certificado de exibição e posteriormente no processo de liberação do filme, verificou-se que três dos censores afirmaram que o diretor da película era Agnaldo “Siri” Azevedo, na realidade o diretor de produção, desconhecendo por completo a figura de Glauber Rocha, duas anotações da ficha de liberação: “Entrecho: o filme em questão mostra o desencanto dos pobres, pela falta de caridade dos abastados”. (Maria Ribeiro).

"Baseado essa película em costumes do Norte, onde o mesmo desenrola-se, ou fazem crer que seja no Norte do país. Historia do gênero Lampião, incluindo macumbeiros, e não deixando fugir a pobreza do povo nordestino, onde há um personagem tipo de mocinhos propriamente dito em filmes americanos, digo mais, essa película mostra em demasia a pobreza brasileira onde não há razão de deixarem rodar em outras cabines estrangeiras, para não ridicularizar nosso país.(...)

Não é de toda mal filmada é que o cenário não ajuda dado a pobreza de paisagem. (...)

Um filme ridículo, pois o bom senso não deixaria, sair fora do país, assim dessa forma nós brasileiros nos livraríamos, de ser criticados no estrangeiro.     
Falando em pornografia é que se chama de bárbara". (Carlos Guterres, censor).

É dado relevante o grau de subserviência dos militares verde-olivas ao cinema colonizado. Deus e o diabo na terra do sol" jamais ridicularizará o país, chamará a atenção de outro comandante que o definirá como o “Dom Quixote do audiovisual brasileiro”.
 
• Grito de Guerra - Olney São Paulo
 
Literatura

Samuel Rawet lança “Abama”.

• Ken Kesey lança Sometimes a Great Notion
 
Óbitos

Anita Malfatti (1889-1964) até sua morte, vive muito distante das polêmicas artísticas, recolhida em seu sítio. Segundo suas próprias palavras "Tomei a liberdade de pintar a meu modo".

• Álvaro Moreyra (1888-1964)

• Vicente do Rego Monteiro (São Paulo, SP, 1889 - São Paulo, SP, 1964).
 
7 janeiro

•  
A Cyril Davies All Stars acaba, quando Cyril Davies morre de leucemia em Londres.
 
Articles View Hits
6975600

We have 409 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro