Projeto literário promove contação de histórias no Sol Nascente (14 de agosto de 2026)

0 Oficina contacao

Projeto literário promove contação de histórias no Sol Nascente

A 12ª Mostra de Literatura e Artes Integradas fomenta, no  14 de agosto, a partir das 14h, oficinas gratuitas de contação de histórias na Escola Classe Córrego das Corujas, na área rural do Sol Nascente. No dia 14, as atividades serão conduzidaspelos  arte-educadores Mariath Oliveira, Gorete Gomes e Andrey do Amaral, reunindo literatura, oralidade e incentivo à leitura em uma ação voltada à formação de novos leitores.

A programação é direcionada aos estudantes da escola, mas também será aberta ao público mediante inscrição pelo Instagram do projeto. Durante as atividades, o público será convidado a mergulhar no universo das narrativas, estimulando a criatividade, a imaginação e o interesse pelos livros por meio da tradição oral.

Para o curador Andrey do Amaral, iniciativas como essa aproximam a literatura da comunidade e ampliam o acesso à cultura. “Cada ação da Mostra representa uma oportunidade de encontro entre as pessoas e a literatura. Ao ocupar escolas e espaços públicos, com profissionais qualificados, conseguimos alcançar diferentes públicos e mostrar que uma boa história tem o poder de despertar a imaginação, fortalecer vínculos e incentivar o hábito da leitura em qualquer fase da vida. Nos emocionamos ao ver o alcance do projeto e a receptividade do público.”

Nas apresentações, há recursos de acessibilidade, incluindo audiodescrição e intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), garantindo que pessoas com deficiência também possam participar da experiência sem prejuízo de entendimento.

Sob a proponência da Pergunta Fixar Editora Produtora, a ação integra a programação da 12ª Mostra de Literatura e Artes Integradas, realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF), por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal. Ao longo desta edição, o projeto promove atividades gratuitas em diferentes regiões administrativas, democratizando o acesso à literatura e fortalecendo a
formação de público para as artes.

Serviço:
12ª Mostra de Literatura e artes integradas
- Data:
. 14/08/26 – sexta-feira
- Horário: 14h
- Local: Escola Classe Córrego das Corujas – Núcleo Rural Raul Machado, BR-070, Sol Nascente,
Ceilândia
- Entrada: Gratuita (inscrições pelo Instagram do projeto)
- Acessibilidade: Audiodescrição e intérprete de Libras


- Instagram: @mostradeliteraturadf