Max Ernst
1891 - Bruhl, Alemanha
1976 - Paris, França
Ativista
no campo das artes, fez-se líder do grupo Dada de Colônia
e, posteriormente, foi membro-fundador do Surrealismo, onde introduziu
as técnicas de collage e fotomontagem provenientes do Dada.
Criou a técnica de Frottage, a que se soma a colagem surrealista,
a qual consiste na sobreposição do suporte utilizado
sobre uma superfície áspera, rugosa, precionando-o
sobre esta por meio do pincel ou do lápis.
Pintor franco-alemão nascido em Bruhl, Colônia. Dedicou-se
aos estudos de filosofia, negligenciando-os pela pintura.
Em 1911, fez seus primeiros contatos
com o O Cavaleiro Azul/Der Blaue Reiter de Wassily Kandinsky.
Conhece também nesta época Guillaume Appolinaire,
Robert Delaunay e Jean Arp, em Paris. Depois de lutar na I Guerra,
fez-se líder do grupo Dada de Colônia.
Em 1919, trabalhando com o nome
de Dadamax, ligou-se ao movimento surrealista em formação.
Juntamente com Joan Miró, participou da decoração
da peça Romeu e Julieta executada pela companhia de balé
Diaghilev em Paris em 1926.
Associa-se, no final da década
de vinte, com Alberto Giacometti, Buñuel, Salvador Dalí
e Paul Eluard. Em 1937, tem seus publicados pelos Cahiers d’Art
nº 6-7, Paris, 1936. Com a eclosão da II Guerra Mundial,
Ernst refugia-se nos EUA; no momento em que a Alemanha invadiu
a França. Chegou em Nova Iorque em 1941 e lá colaborou
com Breton e Duchamp no periódico "VVV". Decidiu
voltar à Europa em 1958, período em que rompe definitivamente
com o movimento surrealista. Faleceu em Paris, em abril de 1976.
O trabalho de Ernst foi sempre imaginativo
e experimental. No auge de sua carreira, ele produziu pinturas
as quais estavam entre as mais importantes de todos os trabalhos
surrealistas. Suas primeiras pinturas buscavam um sentido alucinatório
da realidade, dispondo para isso da colagem. Em 1925, introduziu
seu método de Frottage na série "História
Natural".
Durante a década de vinte
e trinta, suas pinturas traziam referências mitológicas
e oníricas particulares. No final da década de trinta,
Ernst trabalhou com a decalcomania para a pintura a óleo
produzindo algumas de suas melhores pinturas.