The
Kinks
(Mário Pacheco)
O
nome desse grupo formado em 1964 vem de kinky, uma
expressão da Swinging London que significa “ligado”
ou “perverso”. O primeiro sucesso dos irmãos
Davies (Ray e Dave, ambos guitarristas), Mick Avory (baixo)
e Pete Quaife (bateria), foi a famosa You really got me,
que sucedeu A hard day’s night, dos Beatles,
na parada inglesa em 1964. Vestindo roupas excêntricas,
atraindo tanto o público burguês quanto a classe
operária de seu país, os Kinks edificaram uma
sólida reputação graças à
sua música violenta, original, em contraste com a sua
elegância preciosista.
Raymond Douglas Davies, o cérebro
e a alma do grupo, melhor do que nunca, exercita sua afiada
veia de poeta dos pequenos dramas humanos.
Os Kinks foram proibidos de tocar
no maior mercado do mundo, pela AFM (American Federation of
Musicians) porque seus empresários deixaram de pagar
a taxa legal aos sindicatos, referente à gravação
de um programa de tevê. Até 1969, eles foram impedidos
de tocar nos Estados Unidos o que prejudicou uma maior divulgação
mundial do grupo. Isso, contudo, não afetou a produção
do grupo que talvez seja o recordista em LPs lançados
em apenas um ano - nada menos que quatro em 1968.
Em You Really Got Me,
Dave Davies usou uma Ephiphone, a marca das guitarras dos Kinks,
é quase certo de que não se tratava de uma Grestch.
O som na verdade combinava elementos de amplificadores a válvula
e unidades de mixagem a válvula também, contribuindo
à arrasadora abertura da canção, com um
som inédito na época (1964), descoberto graças
a um amplificador danificado. Dave certa vez, quando tocava
em casa, não gostou do som do amplificador e quebrou
os alto-falantes a pontapés. Saiu um som rouco e ele
apenas o amplificou como pode ser ouvida a distorção
da guitarra em You Really Got Me. Inclusive fãs
afirmam que existe uma disputa entre Dave Davies e Jimmy Page,
sobre a autoria da famosa abertura, mas nunca lemos nada do
Page requerendo a paternidade e ele próprio foi quem
forneceu os detalhes técnicos do primeiro parágrafo.
“Foi como termos chegado
ao Pólo Norte. Se não fizéssemos, logo
alguém o faria”.
Há um pouco mais de trinta
anos atrás, You really got me escalou as paradas
e estabeleceu os Kinks como uma das principais bandas do cenário
musical da Londres Swinging Sixties. A música dava a
sensação de abstração e imediatismo
que a marcou como um sucesso instântaneo, mas havia uma
coisa na letra que a tornava mais atraente. You Really Got
Me incorporava uma aparente contradição que
reside na essência da simpatia dos Kinks: tinha impulso
agressivo e a indubitável sequência de acordes
e solos proto-heavy metal, o entanto a letra mostrava
fraquesa emocional e incerteza ( “Você me possui
de tal maneira que eu não sei o que estou fazendo”).
Ray Davies era um adolescente
quando escreveu You Really Got Me e as três décadas
de vida adulta que sucederam não o tornou complacente
emocionalmente. Ele ainda é um roqueiro durão
com o coração na manga, ainda um letrista sensível
tentando achar seu caminho em um mundo inteiramente confuso.
Davies captou um pouco da ironia
e muito da contradição e pungência social
em músicas como Victoria, que bradava nostalgia e auto-escárnio
como “Muito tempo atrás a vida era limpa/ sexo
era ruim e obsceno/ e os ricos eram maus/... Victoria era minha
rainha”
Ray Davies e Pete Townshend, membros
notórios das Swinging London, criaram, simultaneamente
as tentativas mais ambiciosas (e fracassadas) do rock a ópera-rock.
Ray Davies compôs, Arthur uma ópera-rock
retratando com fina ironia a sociedade inglesa que passou despercebida
ao lado de A quick one while he’s away de Pete
Townshend, um pequeno drama doméstico com personagens
incomuns, como Ivor, o Maquinista, - as primeiras pedras nas
edificação das ópera rock, espetáculo
total, mistura de poesia, teatro, e, às vezes, música.
Mas a idéia do rock conceitual ficará a menina
dos olhos do rock progressivo e congêneres...
Kinks batem Beatles em competição
da BBC
(BBCBrasil.com)
Ray Davies, um dos fundadores dos Kinks
As melhores músicas
britânicas das últimas cinco décadas foram
escolhidas por ouvintes da Rádio 2, uma das emissoras
da BBC, com os Kinks batendo os Beatles na competição.
23 mai. / 2005 - A música
You Really Got Me da banda bateu duas canções
dos Beatles selecionadas entre as melhores entre 1955 e 1964.
Angels, de Robbie
Williams, venceu a disputa para os anos 1995 a 2004, enquanto
West End Girls, do Pet Shop Boys, ficou em primeiro
lugar para o período entre 1985 e 1994.
A escolha foi feita por seis
milhões de ouvintes à partir de uma lista de
cinco canções selecionadas pela Academia Britânica
de Compositores.
Bowie
O vencedor entre 1964 e 1975
foi David Bowie, com Space Oddity, que bateu My
Generation do grupo The Who e Satisfaction dos Rolling
Stones.
Entre 1975 e 1984 a vencedora
foi Bohemian Rhapsody do Queen, liderado por Freddy
Mercury.
O editor musical da Rádio
2, Colin Martin, disse que a expectativa era de que alguma
música dos Beatles ou de John Lennon venceria pelo
menos em uma das décadas cobertas pela votação.
“Grandes canções
como You Really Got Me, Space Oddity e Bohemian
Rhapsody não são vistas apenas como do
nível das composições de Lennon e McCartney,
mas na liderança em relação à
contribuição e influência sobre a música
britânica”, disse Martin.
A Rádio 2 da BBC organizou
a competição para marcar o cinqüentenário
do Prêmio Ivor Novello, um dos mais cobiçados
prêmios para compositores no país.
Ray Davies sugere retorno do The Kinks
Por Rodrigo de Andrade (GARRAS) - whiplash.net
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5 mai. / 2007 - Num show realizado no Grand Opera House, em
York (Inglaterra), nessa quinta-feira (03 mai. / 2007), Ray
Davies declarou que gostaria de voltar com os KINKS para trabalhar
em algo, talvez até num disco novo.
Ray é o líder, vocalista e principal compositor
do grupo inglês. No passado, era conhecido por controlar
a banda com mão-de-ferro. Devido problemas envolvendo
o sindicato dos músicos e “comportamento selvagem”,
os KINKS tiveram problemas para se apresentar na América,
sobretudo nos anos 60, durante a Invasão Britânica.
Consequentemente, teve um sucesso menor que seus compatriotas,
ainda que uma carreira mais regular e sólida. Costumam
ser considerados “a melhor banda britânica que
não estourou no resto do mundo”.