Blow-Up,
estudo poético da juventude psicodélica
(Mário Pacheco*)
Foi
através do conto: Las babas del diablo, do escritor
argentino Julio Cortazar, que o cineasta italiano Michelangelo
Antonioni, traçou o vazio moral da faiscante Swinging
London.
O
mecanismo do cinema é a fotografia, e através dela,
Antonioni expressou uma linguagem inovadora fazendo um novo cinema
com o seu principal argumento ou seja, reciclou o próprio
cinema através da fotografia, por fim arrebatando A
palma de ouro no festival de Cannes em 1967.
Jovem
e bem sucedido o fotógrafo Thomas, está inseguro
em relação ao seu futuro e rodeado por lindas modelos,
ele vive a impossibilidade do amor.
Passeando
pelo parque, em um clic despretensioso, ele capta um
casal se beijando, horas depois ao revelar o filme, involuntariamente,
descobre que resgistrou um crime.
Jane,
a mulher da foto aparece misteriosamente em seu estúdio,
fracassando na tentativa de reaver o filme, em seguida desaparece
misteriosamente assim como o corpo da vítima.
Preocupado
com o vazio das relações humanas, Thomas assiste
em um pub uma impagável aparição dos Yardbirds,
onde recolhe os restos da guitarra de Jeff
Beck para depois jogá-los em algum beco...
Desencantado
e temendo por sua lucidez e pela falta de perspectiva para a sua
profissão, ele procura desesperadamente encontrar Jane,
pelas ruas pintadas, de Londres. (O próprio Antonioni pintou
algumas ruas para conseguir o tom desejado da cor).
No
final, Thomas encontra Jane, de uma maneira irreal, quando um
grupo de mímicos com os rostos pintados jogam uma partida
surrealista de tênis, mas Thomas para o seu desespero não
consegue encontrar as respostas em torno do assassinato e da sua
própria vida...
*Texto
originalmente publicado no fanzine Rock'n'Roll News, nº 17,
a 31 de março de 1987. 5º aniversário;
**
Quarta-feira, 3 dez. / 2003. O ator inglês David Hemmings
morre de crise cardíaca, aos 62 anos. Ele estava na Romênia
participando das filmagens de Samantha's Child. Havia
acabado de rodar uma cena e dirigia-se para o trailer quando caiu
morto, vítima de um ataque fulminante. David Hemmings fez
o papel de Thomas em Blow-Up. Quando o diretor do filme
o escolheu para fazer o papel principal ainda era um desconhecido,
mas logo ganhou notoriedade fazendo outros filmes como intérprete,
Barbarella por exemplo. Trabalhou com grandes atores
como: Marcello Mastroianni e Alain Delon. Em 1972, estreou na
direção, ganhando consagradores elogios da crítica
e até um prêmio no Festival do Cinema Fantástico
de Sitges pelo filme The Survivor (O Sobrevivente), baseado
no livro, também premiado, de James Herbert, sobre um piloto
que sobrevive à explosão do seu jato. Seis anos
mais tarde, fez seu filme mais polêmico como diretor - Apenas
um gigolô, no qual conseguiu reunir um elenco formado
por Kim Novak, David Bowie e a eterna Marlene Dietrich, que interrompeu
seu exílio em Paris para fazer o papel de uma velha madame.
Os críticos, de maneira geral, acharam que o filme era
uma colcha de retalhos sem muito nexo. Desde então, Hemmings
dirigiu filmes de uma ambição mais modesta, como
A chave para Rebeca, Cavalo indomável e Reunião
de natal. David Hemmings diminuiu o ritmo de filmagem nos
anos 90, que foram difíceis para ele, por motivos de saúde.
Recentemente apareceu em filmes como Gladiator, de Ridley
Scott, e A liga extraordinária, de Stephen Norrington.
O último filme que completou foi The night we called
it a day com Dennis Hopper e Melanie Griffith.