Hélio Oiticica urgente de New York 1972*


    

july 23 O Oráculo: MÁRIO MONTEZ e ANTONIO DIAS jogam dados no jogo de dados divinatório jogo na praça d'onde se avistam torres edifícios magritteanos em céus rarenublados indiferença ensolarada da praça e o foco sagrado não-sagrado do jogo de dados altar varado pela circunstância do momento pés firmados mãos precisas no jogo-chance de combinações imprevistas do acaso dessacralizado: tudo o q se poderia referir ao solene é posto em cheque pela coloquialidade da circunstância e o episódio se coloca em relação à solenidade austero-vulgar de WALL ST. Nessa mesma premissa: como q paródia circunstancial do permanente estado de superespeculação wallstreetiano.
AGRIPINA É ROMA-MANHATTAN Segundo episódio filmado a 23/7/72

july 26 PARANGOLÉ-síntese não é conciliação tese-antítese de conflitos de criação: nem pura e simples retomada (se bem q inclua essa retomada) - Capacondição extensão concreta do vestir-incorporar no estado experimental de agora não mais como procura de não condicionamentos sensoriais erigindo experimentalidade nova mas extensão incorporada já-sensorial feitas pro vestir: as CAPAS FEITAS NO CORPO pertenciam como estado extremo às primeiras premissas de experimentalidade do não-condicionado sensorial: o corpo movimentando sobre si mesmo: construir - incorporar - trocar de um corpo (o meu o nosso) para outro como casulo vazio extensão solta q se reincorpora a cada vestir - as CAPAS de agora são vestimentas-conorações cujo vazio da 'pequena totalidade' é feito pro vestir pro simples vestir q é objeto sensorial mas q não se reduz a isso: a contradição não-condicionada/'naturalismo do fazer' de antes não aparece: as unidades são unidades exploráveis sem previsão pensadas mas abertas mais abertas q as de antes porque sem preocupação de 'significações corporais' 'não-condicionamentos

LUIS FERNANDO GUIMA
Veste CAPA 23 P 30
HÉLIO OITICICA (65/
próximo ao cais 42YORK 3/9/72

 

 

 

 

*Está coluna mantida por Hélio Oiticica na revista "Rolling Stone" nacional, revelava experimentações plásticas e também com Super-8 em New York. Nas fichas de anotação neologismos análises e caminhos sensoriais. Na primeira, a idéia-bolíde dos 16m27 de "Agrippina é Roma-Manhattan".
Em Wall Street, Agrippina cria uma postura entre o monumento e a prostituta. Olhando os personagens pouco convencionais com dignidade, no caso, Antônio Dias e Mário Montez - primitivo ator 'draq queen' que anteriormente trabalhara com Andy Warhol. Este cenário verte-se numa Roma neoclássica, onde o mundanismo aproxima-se de alguma transcendência mítica. Único filme americano realizado por Hélio Oiticica, 30 anos depois seria exibido em São Paulo na mostra 'Marginália 70 Experimentalismo no Super-8 Brasileiro'. O também artista plástico, Antonio Dias participaria da mesma mostra com 'The Illustration of art 2'.