Hélio
Oiticica urgente de New York 1972*
july
23 O Oráculo: MÁRIO MONTEZ e ANTONIO DIAS jogam
dados no jogo de dados divinatório jogo na praça
d'onde se avistam torres edifícios magritteanos em céus
rarenublados indiferença ensolarada da praça e o
foco sagrado não-sagrado do jogo de dados altar varado
pela circunstância do momento pés firmados mãos
precisas no jogo-chance de combinações
imprevistas do acaso dessacralizado: tudo o q se poderia referir
ao solene é posto em cheque pela coloquialidade da circunstância
e o episódio se coloca em relação à
solenidade austero-vulgar de WALL ST. Nessa mesma premissa: como
q paródia circunstancial do permanente estado de superespeculação
wallstreetiano.
AGRIPINA É ROMA-MANHATTAN Segundo episódio filmado
a 23/7/72
july
26 PARANGOLÉ-síntese não é conciliação
tese-antítese de conflitos de criação: nem
pura e simples retomada (se bem q inclua essa retomada) - Capacondição
extensão concreta do vestir-incorporar no estado experimental
de agora não mais como procura de não condicionamentos
sensoriais erigindo experimentalidade nova mas extensão
incorporada já-sensorial feitas pro vestir: as CAPAS FEITAS
NO CORPO pertenciam como estado extremo às primeiras premissas
de experimentalidade do não-condicionado sensorial: o corpo
movimentando sobre si mesmo: construir - incorporar - trocar de
um corpo (o meu o nosso) para outro como casulo vazio extensão
solta q se reincorpora a cada vestir - as CAPAS de agora são
vestimentas-conorações cujo vazio da 'pequena totalidade'
é feito pro vestir pro simples vestir q é objeto
sensorial mas q não se reduz a isso: a contradição
não-condicionada/'naturalismo do fazer' de antes não
aparece: as unidades são unidades exploráveis sem
previsão pensadas mas abertas mais abertas q as de antes
porque sem preocupação de 'significações
corporais' 'não-condicionamentos
LUIS
FERNANDO GUIMA
Veste CAPA 23 P 30
HÉLIO OITICICA (65/
próximo ao cais 42YORK 3/9/72
*Está
coluna mantida por Hélio Oiticica na revista "Rolling
Stone" nacional, revelava experimentações plásticas
e também com Super-8 em New York. Nas fichas de anotação
neologismos análises e caminhos sensoriais. Na primeira,
a idéia-bolíde dos 16m27 de "Agrippina é
Roma-Manhattan".
Em Wall Street, Agrippina cria uma postura entre o monumento e
a prostituta. Olhando os personagens pouco convencionais com dignidade,
no caso, Antônio Dias e Mário Montez - primitivo
ator 'draq queen' que anteriormente trabalhara com Andy Warhol.
Este cenário verte-se numa Roma neoclássica, onde
o mundanismo aproxima-se de alguma transcendência mítica.
Único filme americano realizado por Hélio Oiticica,
30 anos depois seria exibido em São Paulo na mostra 'Marginália
70 Experimentalismo no Super-8 Brasileiro'. O também artista
plástico, Antonio Dias participaria da mesma mostra com
'The Illustration of art 2'.