AS FOTOS PERDIDAS DO ÚLTIMO SHOW DE JANIS JOPLIN (2015)
- Details
- Hits: 361
AS FOTOS PERDIDAS DO ÚLTIMO SHOW DE JANIS JOPLIN
Após mais de 40 anos de obscuridade, o tesouro pessoal de instantâneos do fotógrafo amador de celebridades Peter Warrack foi revelado
https://www.rollingstone.com/culture/culture-lists/see-lost-photos-of-janis-joplins-last-show-cher-de-niro-and-more-14406/janis-joplin-contact-sheet-42077/
Copyright © 2022 Penske Business Media, LLC. All Rights reserved.
BY JAMES SULLIVAN - AUGUST 12, 2015
Tradução e "adaptação" de A. C. Barbieri.
Quando Peter Warrack utilizou um rolo de filme de Janis Joplin da primeira fila do Harvard Stadium em AGOSTO DE 1970, ele não tinha como saber que seria o último show da cantora de blues psicodélicos. Mesmo depois de sua morte por overdose, dois meses depois, Warrack nunca se preocupou em revisar seus negativos.
Autointitulado fotógrafo de celebridades que viveu em Boston, Warrack tirou milhares de fotos espontâneas de artistas e atores ao longo de várias décadas. Ele tirou fotos íntimas de Alfred Hitchcock, Diana Ross e centenas de outros. Até mesmo a notoriamente reclusa Katharine Hepburn o deixou tirar algumas fotos.
"Ela era uma personagem interessante", lembra Kevin McElroy, parceiro de Warrack. "Assim como ele. Ele fez um trabalho incrível ao chegar até ela. Ele poderia encantar qualquer um."
Peter Warrack morreu em 2008 aos 72 anos, mas quase toda a sua coleção de fotografias - cerca de 15.000 - permaneceu inédita durante sua vida. Até recentemente, eles definhavam em uma vasta coleção de fichários em vários armários na residência de McElroy no South End de Boston. A House of Roulx - uma operadora de uma boutique on-line com sede em Danvers que vende fotos de celebridades, reproduções de arte engraçada de ficção científica e cópias de curiosas fotos antigas - adquiriu toda a coleção em 2015.
"Ela estava feliz e se divertindo muito. A maior parte do público" - segundo alguns relatos, umas 40.000 pessoas - "estavam drogados. Quando ela subiu ao palco, ela ficou absolutamente chocada."
Uma multidão barulhenta começou a cantar algo muito comum nos anos 1970: "Queremos transar com você!"
"E ela percebeu", lembra McElroy. "Ela disse, 'Bem, talvez um de cada vez.'" Apesar da sua condição, ele diz, Joplin estava no controle total: "Muito embora ela estivesse engessada, ela acertou em cheio, ela arrasou neste show."
Janis Joplin PETER WARRACK/HOUSE OF ROULX
Vejas as fotos aqui