ANTHONY STERN, CINEASTA, ARTISTA PLÁSTICO (OBITUÁRIO, 2022)
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Anthony Stern (26 de outubro de 1944 - 10 de fevereiro de 2022) foi um cineasta experimental britânico e fabricante de vidro. Ele começou a fazer filmes na Universidade de Cambridge, depois trabalhou como assistente do documentarista de vanguarda Peter Whitehead. (Texto do Wikipédia)
Obituário de Anthony Stern: um artista psicodélico em filme e vidro
O cineasta experimental e cinegrafista nascido em Cambridge capturou o espírito psicodélico da contracultura dos anos 60, mas deixou tudo para trás para moldar uma carreira no vidro.
4 de março de 2022
Por Sophia Satchell-Baeza - https://www-bfi-org-uk
Anthony Stern pode ter sido mais conhecido por seus artigos de vidro altamente colecionáveis, mas seu trabalho no cinema o levou ao coração da contracultura hippie transatlântica. Nascido em Cambridge, filho de pais acadêmicos, ele mais tarde mergulharia na próspera boemia de jazz, poesia e sit-ins da cidade em meados dos anos 60, ao lado de muitos que definiram a aparência e o som do underground de Londres - ele exibiu suas pinturas ao lado de Syd Barrett, logo à frente do Pink Floyd.
Mas foi um encontro casual com Peter Whitehead nas ruas de Cambridge que abriu um portal para a cultura pop. Whitehead pediu ajuda em seu primeiro filme, The Perception of Life (1964), um documentário da Fundação Nuffield sobre a história do microscópio. A partir de um começo tão auspicioso, os dois embarcariam em uma busca dinâmica para documentar o zeitgeist dos anos 60. Stern foi assistente de direção em Charlie Is My Darling (1966) de Whitehead - o primeiro documentário sobre os Rolling Stones - e Tonite Let's All Make Love in London (1967), seu olhar lírico sobre o fenômeno londrino.
São Francisco (1968)
Juntos, eles filmaram o documentário de Théodora Olembert, Is Venice Sinking? (1968) e Les Teenagers de Pierre Roustang (1969). Bem antes do nascimento da MTV , eles trabalharam de perto em algumas das primeiras promoções pop britânicas para a Immediate Records, Andrew Loog Oldham e o selo musical de curta duração de Tony Calder. Esses videoclipes pioneiros – feitos para os Rolling Stones, The Beach Boys e PP Arnold – exigiram uma reviravolta rápida: Peter filmou e editou, Anthony gravou o som e tirou fotos. Foi, como refletiu Anthony, “um sistema ideal, realmente, enquanto durou…”
Os dois se separaram em Nova York em 1967, onde Stern estava ajudando Whitehead em seu documentário de protesto altamente combustível e autorreferencial, The Fall (1969). Stern esteve envolvido em 10 horas de corridas - principalmente gravando performances de arte radical e protestos de rua, como o brutal Henny Penny Piano Destruction Concert de Rafael Montañez Ortiz (1967) e a Marcha no Pentágono - quando ele se levantou e partiu para a costa oeste para perseguir sua própria visão. O que resultou disso foi San Francisco (1968), um filme diário curto e altamente cinético que mergulha profundamente na América hippie, mas olha para Londres com sua rara gravação de 'Interstellar Overdrive' do Pink Floyd. Concluído com a ajuda do BFI Production Board, ganhou prêmios nos festivais de cinema de Oberhausen, Melbourne e Sydney.
Anthony Stern Movie talk. In 2008, in Paris, Anthony Stern discussed his experimental movies. In this cut the French translations have been omitted, the original video was shot by Lionel Soukaz.
Pega tudo isso, formiga? (2015)
Embora nenhum de seus filmes posteriores tenha alcançado o sucesso de São Francisco, vários continuaram seus experimentos em cinematografia de quadro único e retrato de estilos de vida alternativos. O fragmentário filme diário Wheel (1969 a 1971) segue o ator Billie Dixon (sua então namorada) em uma viagem surreal e associativa. Ele fez retratos de filmes inspirados em Warhol de amigos que ele admirava: Whitehead em Nothing to Do with Me (1969) e o poeta da escola de Nova York Ted Berrigan. Ele até injetou dinamismo na solidez da arquitetura em Serendipity (1971), uma comissão lúdica com música de Barbara Moore. Ele continuou trabalhando como cinegrafista em filmes de concerto como Glastonbury Fayre (Nicolas Roeg e Peter Neal, 1971) e Yessongs (Neal, 1973), além de colaborar com Neal no filme de colagem erótica Ain't Misbehavin' (1974).
Mas a sensação de que sua carreira cinematográfica havia chegado ao fim o perseguia, e ele se voltou para o vidro soprado em 1976. Quase 40 anos depois, ele voltou ao cinema depois que um diagnóstico de Parkinson o fez reexaminar o que chamou de “bolas de gude de memória”, culminando no magnífico ensaio autobiográfico Get All That, Ant? (2015). Mas já foi um salto tão grande? “Vidro e filme são idênticos”, ele dizia. “Ambos são materiais translúcidos através dos quais a luz passa.”
Aqui Syd Barrett em foto feita pelo amigo Anthony Stern