Atriz hollywoodiana Jane Fonda completa 70 anos
- Details
- Hits: 7459
Atriz hollywoodiana Jane Fonda completa 70 anos
da Folha Online - Ansa
21 dez. / 2007 - Militante contra a Guerra do Vietnã, pré e pós-feminista, rainha da ginástica aeróbica e ícone de beleza e sexualidade, a atriz norte-americana Jane Fonda completa 70 anos nesta sexta-feira (21).
Premiada atriz e militante política ativa, Jane Fonda completa 70 anos nesta sexta-feira
Ao longo dos seus 42 anos de carreira no cinema, Fonda conseguiu se reinventar.
Lançada no western "Dívida de Sangue" (1965), ela se tornou sexy simbol dos anos 60 e 70 vivendo a personagem-título de "Barbarella" (1968), comédia erótica dirigida por seu ex-marido Roger Vadim.
Sua primeira indicação ao Oscar veio com o filme "A noite dos desesperados" (1969, de Sidney Pollack). Mas só em 1972 Fonda receberia a estatueta de melhor atriz por sua atuação no filme "Klute - O Passado Condena" (1971). Venceu também o Oscar 1979 pelo filme "Amargo Regresso" (1978).
Na vida particular, a atriz passou por altos e baixo. "Traí a mim mesma e também traí o meu corpo", admite Jane Fonda em sua autobiografia "Jane Fonda: My Life So Far', lembrando, das relações a três que seu ex-marido, o diretor Roger Vadim, a obrigava a ter.
Como ativista, defendeu o sexo seguro contra a poderosa direita cristã dos Estados Unidos, lutou firmemente contra a Guerra do Vietnã e recentemente abraçou a causa ambientalista de Al Gore, financiando seus projetos.
Há um mês durante o Festival de Cinema de Roma, Jane Fonda gerou polêmica ao definir o diretor francês Jean Luc Godard como "um misógino" (que tem aversão às mulheres) e que espera não encontrá-lo nunca mais.
Jane Fonda preside homenagem a seu pai no Festival de Cannes
26 mai. / 2007 - A atriz americana Jane Fonda, 69, presidiu neste sábado uma homenagem em honra a seu pai, Henry Fonda (1905-1982), oferecida pelo 60º Festival de Cannes --do qual o ator participou várias vezes. Jane Fonda, apresentada pelo mestre de cerimônias como "uma artista que lutou pela liberdade e democracia", foi ao evento francês exclusivamente para o tributo a seu pai. O evento incluiu a projeção de um dos filmes do ator americano, "Doze Homens e uma Sentença", de 1957. "Meu pai acreditava realmente nessa história de coragem, de alguém capaz de enfrentar todos sozinho para salvar alguém", lembrou Jane, vestida com um elegante traje de noite preto. A atriz ganhadora de dois Oscar, recebida de pé pelo público que enchia a sala do Palácio de Festivais, expressou sua breve mensagem em francês, idioma que domina desde que nos anos 60 fez vários filmes na França, como "Barbarella" (1968).
Jane Fonda quer fazer filme erótico
"Eu quero fazer um filme erótico sobre uma mulher com mais de 70. Há um vácuo cultural que, quando você chega em uma certa idade, você não é mais sexual. A verdade é o contrário. Vamos ver se eu consigo. Tenho que ter escrito primeiro. Eu já criei as cenas de amor", afirma a atriz.
Da redação do clicabrasilia.com.br, com agências |