Lost: What They Died For
- Details
- Hits: 4852
What They Died For
(LOST “6×16: What They Died For”) Desde seu primeiro episódio LOST é e sempre foi uma série carregada de filosofia, simbolismos e metáforas. Por isso, foi com muita naturalidade que encarei os eventos que começaram a tomar forma a partir do final da 5ª temporada com a exposição crescente da história dos homens por trás da cortina – Jacob e seu irmão Homem de Preto – até culminar no controverso (porém fenomenal) Across the Sea. E se naquele dia comentei que não veríamos mais a série com os mesmos olhos, tal fato realmente aconteceu neste What They Died For, o penúltimo capítulo que chegou repleto de grandes e inesperados acontecimentos. Um dos principais ocorreu logo no início, depois que Ben passou pelo túmulo de sua filha Alex e nós voltamos a enxergar o sujeito dúbio e passional que sempre foi. Afinal, ainda que ele esteja ao lado do “monstro”, é possível que tudo não passou de mais uma articulação para ele ter a oportunidade de matar Widmore e obter informações privilegiadas da entidade. Como vimos em Dr. Linus, Ben é essencialmente bom, mas constantemente testado e corrompido pelo mundo à sua volta. Além disso, é difícil aceitar que ele entregaria os pontos tão facilmente depois de seu notório crescimento.
Na outra realidade, a narrativa seguiu no tom de preencher algumas lacunas (com Jack, Ben e Locke) e também deu continuidade à missão de Desmond em reunir os candidatos fora da ilha. Contudo, confesso que nesta altura a série poderia muito bem ter avançado mais o passo, pois nós inevitavelmente já entendemos qual é a ideia. Ainda assim, foi agradável rever Ana Lucia e Danielle Russeau. Mas eis que em seu ato final o episódio adotou o ritmo imediatista que deverá tomar conta do Series Finale, com uma conversa bem franca do agora visível Jacob com seus candidatos restantes. E mesmo trazendo poucos fatos novos depois do estrondoso capítulo anterior, importantes peças foram lançadas sobre os motivos que ensejaram a “retirada” forçada daquelas pessoas de suas vazias e errôneas realidades, ampliando o conceito de que “a ilha precisa de vocês e vice-versa”. Vimos aqui também momentos que muitos certamente considerarão satisfatórios, como o aceite definitivo de Jack no encargo de substituir o Homem de Branco, a razão por qual Kate teve seu nome cortado e, é claro, a importância de Desmond nisso tudo. Eu particularmente queria ver mais dos belos arquétipos que a série passou a desenvolver (e capazes de gerar reflexões mais profundas), mas era inevitável que este capítulo necessitava empalidecer perante o evento do próximo domingo, pois acabamos de testemunhar o verdadeiro início do fim.
Cotação Bruno Carvalho:
Ver todas as notas
9 comentários para “What They Died For”
Deixe um comentário:
Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
Os campos com * são de preenchimento obrigatório
[...] This post was mentioned on Twitter by LiGado em Série, Series News , Diego Benicio , Dally Anne, Frô do Jizzle and others. Frô do Jizzle said: RT @ligadoemserie: Agora no Blog – Comentários do penúltimo episódio de LOST EVER! "6×16: What They Died For" http://migre.me/GbxV [...]
achei o episódio incrível, mas também achei que foi meio “crowd pleaser” sabe?! feito pra galera que esquece que estamos falando de uma série sobre uma “ilha mágica que cura e viaja no tempo” e quer respostas objetivas e racionais. coisa que eu espero que não tenha muito em “the end”.
acho que o tom mais conceitual com mais espaço para debates tem muito mais a ver com a série.
tb acho que a “escolha do jack” foi mega previsível e espero que venha mais por aí…
mas pela primeira vez caiu minha ficha. só falta um. fiquei triste. comecei a ver lost com 19 anos…. não parece que faz tanto tempo!
Bruno, sinto falta daqueles seus comentários/explicações das primeiras temporadas, onde vc falava mais do episodio.
nestas últimas 2 temporadas (5ª e 6ª) vc tem sido bem econômico/seco em suas críticas. Por que???
Aconteceu algo???
LOST agora está resolvendo mistérios e não mais apresentando-os, razão pela qual dispensa-se explicações.
Um episódio satisfatório. Seria bem melhor se houvesse mais algumas respostas naquela roda de conversa com o Jacob, mas tudo bem, dia 23/05 está pertinho.
E mais alguém aqui ficou contente com a possibilidade da Kate ser a mãe do filho do Jack?
Não existe a menor possibilidade de Kate ser mãe do filho do Jack porque na realidade alternativa ela é uma fugitiva, que inclusive foi presa. Jacob estava falando sobre Aaron quando disse que ela foi riscada por ser mãe. A mãe do filho de Jack foi a mulher que ele curou (loira), a Sarah, interpretada pela Julie Bowen (Modern Family).
Mãe do filho do Jack??? Não vi essa possibilidade. Quando Jacob falou que ela se tornou mãe, referia-se ao Aaron. Na realidade paralela ela é uma fugitiva. O filho de Jack falou que a mãe iria ao concerto, mas Kate se mostrou bem surpresa quando Desmond lhe deu o vestido e disse que os dois iriam ao evento. Não vejo de maneira alguma que Kate possa ser a mãe.
Bruno, vc viu essas 50 perguntas do site I9? o endereço é esse aqui
http://io9.com/5540279/50-questions-lost-really-does-need-to-answer
lgumas já foram respondidas suficientemente, mas outras acho que ainda estão no ar. o site jezebel no final da materia abre outras perguntas e dá respostas também muito interessantes.
A proposito, aquela fumaça preta do vulcão na islandia é alguma ação de marketing chamando o povo para a última temporada, ou será que o homem de preto escapou e já chegou por aqui ;-)
Só mais outra perguntinha que queria ver respondida se possível. O que havia no cajado de Mr. Eko, que evitou a morte do mesmo e uma vez assustou o o monstro de fumaça? Alguém pode responder, please? Esse epsódio me intriga até hoje…