Queda Livre: Lourenço de Bem inaugura exposição dia 26/10 na 508 sul (2023)

26 DE OUTUBRO

Queda Livre: Lourenço de Bem inaugura exposição na 508 sul

Texto de Maíra Valério

O artista Lourenço de Bem inaugura, no dia 26 de outubro, a exposição Queda Livre na Galeria Rubem Valentim do Espaço Cultural Renato Russo. A mostra conta com 300 esculturas antropomorfas e modulares, de diferentes tamanhos, dimensões, posturas e arranjos. “Durante esses vinte anos, desenvolvi uma metodologia muito particular”, explica o artista. As esculturas, feitas a partir de uma massa com base de papel, trazem a inventividade de Lourenço ao ousar com a mistura de outros elementos. “Comecei a botar outros produtos da construção civil na massa para diminuir a rugosidade do papel quando seca, essas coisas”, acrescenta.

O artista, acostumado a criar na solitude de seu atelier, acabou por inventar seres que representam os habitantes de seu universo íntimo e particular – e que agora estão disponíveis para o público.

As obras serão dispostas pela galeria até que se tornem uma só, demonstrando que não existe vida sem comunidade. Espiritualizado e conectado com a natureza, Lourenço de Bem expressa, por meio de suas esculturas, reflexões contemporâneas sobre a finitude humana, o belicismo incorporado na sociedade atual e, ainda, a necessidade de conexão que todos possuem.

A composição das esculturas pode suscitar diversos significados, provocando a associação livre no público por meio da elasticidade, mutabilidade e campo ampliado. “A grande instalação nos convida a pensar sobre a fragilidade da condição humana, as incertezas inerentes a condição da matéria, e a finitude de nossa existência. A fragilidade e perenidade da vida é exposta de maneira crua e direta. Densidade, massa, equilíbrio e harmonia, nada sobrevive ao poder da gravidade. Tudo está em queda livre”, define o curador Marco Cavalcanti.

0 L 1
Traçar uma transversal histórica

O curador acrescenta, ainda, que a história dos objetos de três dimensões na arte é muito menor que a diversidade da pintura. “Podemos descrever a primeira em três importantes etapas de invenções: estatutária, escultura, objetos (ready-made) e instalações. O período da estatutária inicia na pré-história, indo até o século XIX. A escultura é invenção do século XX, no período modernista. Objetos e instalações são particularidades pós-modernas, que aparecem quase em paralelo a escultura”, informa. “O trabalho atual de Lourenço de Bem procura, com sucesso, traçar uma transversal em todo esse processo, já histórico”, ressalta.

0 L

Workshop com Lourenço de Bem

No dia 06 de dezembro, quem tiver interesse em mergulhar mais a fundo nas criações de Lourenço de Bem poderá participar de workshop preparado especialmente para a mostra. A partir de visita interativa, o público poderá participar de conversa sobre a instalação e todo o processo criativo envolvido no projeto.

A participação é gratuita, com horário a definir. As inscrições podem ser feitas diretamente no e-mail do artista, com o envio de nome completo e e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..

0 L 2

Lourenço de Bem – saiba mais

Natural de Porto Alegre (RS), o artista, de 67 anos, veio para a capital federal praticamente em sua fundação: em 1962. Isso significa que logo cedo ele visitou construções da cidade, entrou em contato com a arquitetura de Oscar Niemeyer e viu o plantio das primeiras árvores no Eixo Monumental. Lourenço de Bem, dessa maneira, não apenas cresceu com Brasília, como enriquece o rol de criadores a moldar a identidade cultural local.

Filho do renomado artista modernista Glênio Bianchetti e da artista, educadora e fundadora da Escola Cresça, Dona Ailema, Lourenço de Bem nasceu em meio a fértil ambiente artístico. Isso proporcionou ao artista, desde a infância, a possibilidade de pesquisar e experimentar inúmeros materiais e técnicas em linguagens variadas, como desenho, pintura, gravura e escultura. Seus estudos o levaram a metodologias próprias a partir da utilização de materiais alternativos, em especial a massa de papel machê que, hoje, é usada também no trabalho de outros artistas.

A primeira exposição de Lourenço de Bem, em 1977, foi ponto de partida para prolífica carreira que, desde então, nunca mais parou. Com currículo premiado e repleto de mostras por todo o Brasil, ele é também professor de arte e criatividade e, em 1989, inaugurou ateliê próprio, para se aprofundar em sua produção como pintor e escultor. O Atelier Lourenço de Bem é um espaço de arquitetura peculiar, projetado pelo próprio artista, que proporciona um mergulho profundo nas artes e na natureza. Além de ser palco para as criações de Lourenço, abriga também aulas de pintura e outras linguagens artísticas, espaço gastronômico e eventos culturais – como exposições, palestras, shows ou performances.

Um dos muitos projetos de impacto que acontecem no atelier é o 40 Horas de Arte, que reúne profissionais de artes visuais para refletir, incentivar e aguçar a crítica artística. Além disso, ao dar aulas de pintura e criatividade, Lourenço de Bem formou grupos de pintura como o Grupo Todos de Bem, Terra Tinteira e outros, com trabalhos expostos no Brasil e no exterior. No Atelier Lourenço de Bem, o artista exerce importante papel cultural, influenciando e formando novos talentos.

Atelier Lourenço de Bem / saiba mais:

atelierlourencodebem.com
Instagram @atelierlourencodebem

Crédito das fotos: Lucas Bassilio.

QUEDA LIVRE

Exposição / Lourenço de Bem

Coquetel de abertura
26 de outubro, 19h

Visitação
26 de outubro a 31 de dezembro

Workshop com o artista
06 de dezembro

Local
Espaço Cultural Renato Russo – Galeria Rubem Valentim
CRS 508, W3 Sul, bloco A, loja 72.

Horário de funcionamento
Terça à domingo, 10h às 20h

Classificação indicativa
Livre

Entrada gratuita

Articles View Hits
11859887

We have 2397 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro