BRASÍLIA É PODRE? (HELOÍSA DUTRA, 2023)

camelos

BRASÍLIA É PODRE?

Heloísa Dutra

Uma dessas pessoinhas que falam comigo pela net me fala que sou "estragada" por morar em Brasília. Ué?
Pra começar,esse papo de que o melhor lugar pra se ir em Brasília é o aeroporto tá meio furado. Primeiro, porque o aeroporto de Brasília realmente serve pra mandar os insatisfeitos de fora pra longe da cidade, e também tem a rodoviária, ou pra quem prefere fugir de carro ou a pé, existe uma porção de estradas que saem daqui. Em variadas distâncias da cidade, existem pontos turísticos como Pirenópolis (pra quem gosta de cachoeiras, trilhas, ladeiras, ruas pedregosas, pernilongos e turistas brasilienses); Caldas Novas e/ou Pousada do Rio Quente (piscinas naturais de água termal, pra quem curte se sentir uma cenoura boiando na sopa, tudo isso ao som de muito axé music no talo); Rio Araguaia (quilômetros e mais quilômetros de praias de areia branca, gaivotas fluviais, boa pescaria e muito, muito pernilongo, borrachudo e carapanã, mas muito mesmo.); Três Ranchos (uma represa que virou playground de rico graças ao seu belo lago azul, perfeito pro tipo de gente que escreve “jet ski” com Y mas tem ao menos dois, pra brincar com eles e comparar qual é o mais novo, potente e caro); Cidade de Goiás, mais conhecida como Goiás Velho (a primeira capital do estado de Goiás, é mais ou menos a mesma coisa que Pirenópolis, porém com menos brasiliense circulando. Alto Paraíso (pra quem acredita em disco voador e acha que os E.T.s são doidos o suficiente pra querer se misturar com os seres humanos); Chapada dos Veadeiros, Parque das Emas e Jalapão – este último é no Tocantins, mas tá na área, se derrubar é pênalti (lindas paisagens, muito mato, muito bicho, muito inseto, muito sol. Minha ideia de pesadelo, mas eu sei que tem quem goste). Ah,é pra falar de Brasília mesmo ? Bão, não me ocorre muita coisa, mas aí também admito que a culpa seja mais minha do que dela, apesar de a bicha ser arquitetonicamente linda e planejada eu não saio tirando fotos dela e exibindo no facebook. Até deveria, mas uma cidade patrimônio cultural da humanidade não precisa dos clicks do meu celular capenga
Ei!!! Sim, tem sim agropecuária é também mestra dos bolsos de alguns aqui.Tem uma brava gente aqui lutando contra a vergonha política da cidade, mas não é fácil. E pelo que parece existem lugares bons para apreciar. A minha culpa, no caso, existe no fato de que eu não saio muito, não tenho mais paciência pra gente gritando, música alta demais com qualidade de menos, comidas com mais preço e pretensão do que sabor, e nem tipinhos posudos.
Não vou fazer lista de lugares em Brasília porque não tenho tal conhecimento, mas se quiser uma dica quando vier e gostar de comida árabe vá ao tradicional Beirute, é que ele é árabe mesmo, não é nenhuma rede de fast-food, não. É um lugar pra se ir quando estiver com a fome de quarenta camelos, porque a comida é muuuito farta, temperada, pesada e deliciosa, num desfile interminável de pães, coalhada seca, babaganoush, cabrito, kibes, cordeiro, kafta, tabule, esfihas, homus, charutos, quibes, biscoitinhos amanteigados de sobremesa e outras maravilhas que eu precisaria de 1001 noites pra descrever... e outras 2002 pra digerir.
Isso pra você parar de falar que em Brasília só tem política, eu tô falando um pouquinho de comida pra você entender que aqui é um cidade diversificada, onde você chega e come buchada de bode, cuscuz, frango com quiabo, angu, acarajé, tacacá, churrasco, feijoada e o que mais preferir porque aqui tem gente de todos os lugares.
Pra não ser injusta – e agora não vou conseguir enumerar lugares ou coisas legais dessa cidade, devo citar lugares que eu não frequento (alguns eu nem conheço) mas que são queridos por quem é íntimo, também existem shows de rock. Aliás, dizem que a cidade é um celeiro de bandas boas que fazem a delícia de quem gosta de um bom rock e não se importa de passar a noite em pé. E no centro do Sr Oscar Niemeyer, aonde ainda não fui por birra estética contra o criador e por medo de ser soterrada – e ninguém me convence de que um dia a casa não cai.E não frequento parques e bosques variados porque eu confesso que só gosto de mato quando ele tem nome (agrião, rúcula, acelga, alface...) e está no meu prato, com pimenta do reino, sal e muito azeite extra-virgem; E, claro que em Brasília tem um zilhão de bares, barzinhos, restaurantes e botecos, pra todos os gostos, com música ao vivo (ou não) de tooodos os gêneros, e públicos de todas as idades e classes. Dê uma volta, sinta o clima por uns cinco minutos e pronto: em breve você vai saber se ali é ou não a sua praia, e se for, com mais uns instantes vai estar se sentindo em casa. Detalhe: pra quem é tão fã de beber e tem tanto boteco, o brasiliense é antes de tudo um fraco. Ou um sonolento incorrigível. Só isso pode explicar o fato de que, em 99% dos bares, mesmo nos fins de semana, no máximo até as duas da manhã os garçons começam a empilhar cadeiras, tirar as toalhas das mesas e,se nem assim você se tocar, te pedir pra ir embora. Juro. Eu sei, é idiota, não sei por que fazem isso. Só sei que é assim.
Pronto.Tentei explicar minha cidade. Descontado meu mau humor. Brasília é até legal, lindinha, limpinha, floridinha e cheia de gente inteligente, bonita e simpática. Mais gente bonita e inteligente que gente simpática, mas também não se pode ter tudo, né ? E nem o resto do Brasil anda tããão espertinho assim, pra falar a verdade. Ah, aqui existe violência, claro. E a frieza que se encontra em Brasília também se acha em Porto Alegre, Curitiba, etc...Mas isso também está mudando, mais rápido do que deveria. Devem ser as tais correntes migratórias... aliás, pra encerrar com uma defesa da minha cidade: Brasília: Aproveite pra conhecer antes que acabe, e se vier, venha tomar um café comigo ok?

Articles View Hits
11888061

We have 463 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro