Fala de Bruce Dickinson durante a inauguração do túmulo de William Blake (2018)

Evento acontecido em um domingo, dia 12 DE AGOSTO DE 2018 no pequeno cemitério de Bunhill Fields, fundado em 1665, não muito longe do centro de Londres. Este texto foi retirado do vídeo onde Bruce Dickinson presta sua homenagem ao grande mestre. 

Introdução
Estou postando esta matéria, dando sequência à minha postagem anterior sobre o grande William Blake. Depois de postar a matéria anterior, recordei-me da elegia feita pelo Bruce Dickinson quando do lançamento da laje marcando o local exato onde está enterrado o mestre Blake. Digo isto porque, na verdade, por muitos e muitos anos havia neste cemitério apenas uma antiga e carcomida lápide com os dizeres: Aqui perto encontra-se enterrado William Blake e sua esposa Catherine.
Quanto ao famoso vocalista da banda Iron Maiden, evidentemente como uma das figuras mais icônicas do heavy metal, Bruce Dickinson dispensa apresentação. No entanto, não é muita gente quem sabe que este grande músico, intelectualmente está bem acima da média da população normal. Seu interesse por aviação é notório, onde ele já pilota aviões de passageiros há muito tempo. Seu interesse pela literatura e artes também já é conhecido e seu interesse por William Blake em particular, ficará claro através deste texto. (Introdução, revisão da tradução e adaptação por A. C. Barbieri)

 


A INAUGURAÇÃO DO TÚMULO DE WILLIAM BLAKE
Texto traduzido por ChatGPT4

Um dos organizadores do evento, convida Bruce Dickinson para que ele dê seu depoimento:
"O próximo convidado que temos na verdade veio após duas turnês consecutivas. Se fosse eu, certamente estaria em "coma", deitado em um hotel tentando superar isso. Bruce Dickinson é o vocalista de longa data do Iron Maiden e um grande admirador de Blake. Ele fez questão de vir e compartilhar conosco um pouco de como Blake influenciou sua própria visão criativa. Uma das coisas que ele fez, seu álbum solo chamado THE CHEMICAL WEDDING, é substancialmente influenciado por Blake. Até a imagem da capa é uma reprodução de sua pintura chamada "O Fantasma de uma Pulga" (THE GHOST OF A FLEA), um dos poucos álbuns que realmente usa trechos de suas grandes obras proféticas.

"No momento em que li o título CHEMICAL WEDDING, me veio à mente THE MARRIAGE OF HEAVEN AND HELL, e certamente esse tipo de entrelaçamento de imagens e de coerência é algo que todos nós devemos celebrar." A. C. Barbieri

BRUCE DICKINSON FALA

Conheci Blake quando era adolescente e vi uma imagem de Nabucodonosor. Estava na capa de um álbum do Atomic Rooster. E vi essa imagem, e enquanto esse estranho ser se metamorfoseava em um animal, pensei: "Esse sou eu."

Nota do Barbieri: Trta-se dosegundo álbum de estúdio da banda Atomic Rooster que traduzido se chama "A Morte Caminha Atrás de Você" (DEATH WALKS BEHIND YOU).

Mais tarde, a mesma imagem se repetiu quando eu estava rastejando por um corredor de hotel aos 22 anos, tendo tido um álbum número um, sendo uma das bandas mais bem-sucedidas do mundo. Eu estava bêbado como um gambá, procurando nas bandejas de serviço dos quarto de hotel se alguém poderia ter deixado uma garrafinha de bebida para eu encher ainda mais a cara. E enquanto eu rastejava de mãos e joelhos, havia um espelho de corpo inteiro, e eu me vi e pensei: "Lá está Nabucodonosor de novo. É melhor você fazer algo sobre isso, ou vai acabar como ele."
Então, Brake está para mim, não só à nível superficial ou artístico pois ele foi muito mais do que apenas um poeta. Ele foi um ocultista, um Rosacruz.
Não era apenas o casamento químico; era o casamento alquímico de Christian Rosenkreutz que informou muito do que Blake sabia e muitas outras influências também. Então sim, eu usei algumas palavras de Blake no álbum, e fiz, na verdade, uma nova versão de "Jerusalém". Não a versão com a melodia de Perry um tanto modelo "propaganda política" que todo mundo acha que é toda sobre patriotismo e blá blá blá.
Fiz uma versão que era mais sobre a ligação entre Jerusalém e um mundo além, um mundo além do mero material. Coloquei nela, sinos e bandolins e, na verdade, de forma bastante subversiva, toquei-a acusticamente na Catedral de Canterbury junto com Ian Anderson (Jethro Tull). Nós simplesmente não revelamos sobre o que realmente era.
Uma das frases de Blake, que eu realmente amo, que acho que fala muito sobre qual deveria ser nossa atitude em todos os lugares é: "Devo criar meu próprio sistema ou ser escravizado por outro." Toda vez que você olhar para o seu celular, lembre-se disso. Nas Redes Sociais, também lembre-se disso.
Blake, como todos os grandes artistas estava quebrado. Seu agente conseguiu para ele uma comissão em um lugar com um homem do clero que, de forma bastante prosaica, queria que Blake criasse uma ótima versão, se não me engano, dos sete pecados capitais.
Depois que as primeiras duas representações dos sete pecados capitais chegaram, ele as mandou de volta dizendo:
"Elas são obscenas! O que isso significa?" Blake, em uma fantástica refutação de tudo que é o nosso mundo hoje, disse:
"Aquilo que é compreensível para um idiota não merece a minha atenção."
Correndo o risco de infelizmente me repetir, meu coração afundou quando ouvi isso. Bem, este povo "tinha pequenas asas", mas eu já deveria estar sabendo disso! Fui ofuscado pelo grande mestre!
Então, Bruce Dickinson usando uma colagem de trechos de poemas de William Blake, que tinham sindo preparados antecipadamente, poemas que remetia ao seu álbum solo chamado "Casamento Químico" (Chemical Wedding), emocionado, terminou a sua fala com a leitura abaixo:


"Tremendo, sento-me dia e noite, meus amigos estão espantados comigo.
No entanto, eles perdoam minhas divagações, não descanso da minha grande tarefa! Para abrir os mundos eternos, para abrir os olhos imortais do homem para dentro, nos Mundos do Pensamento: na Eternidade"

Quão feliz é a alma humana?
"Não escravizada pelo controle maçante
Deixada para sonhar, vagar e brincar
Livre-se da culpa dos dias anteriores
Caminhando na costa enevoada
Observo as ondas voltando para casa
Através do véu do luar pálido
Minha sombra se estende em sua mão"
"Então nós deitamos, deitamos na mesma cova
Nosso dia de casamento químico
Nosso casamento químico"
"Como acima é abaixo
Todas as coisas vêm daquele
Agora você é a vítima, levada pelo vento
Enraizado no chão"
"Em cada mulher há um homem
Da lua vêm fantasmas prateados
Espectros do sangue
Do meu espírito vem a escuridão
Do vazio a fortaleza carmesim se ergue
Se você quiser aprender os segredos
Feche seus olhos
Ele sacudiu seus mantos envelhecidos no fogo
Então glorioso e brilhante
Exultando em sua alegria
Ele soando subiu aos céus em majestade nua
Na juventude radiante"
E, antes de se retirar, como se estivesse falando com um amigo, disse:
"Gratidão caro William!"

Articles View Hits
11363885

We have 889 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro