HISTÓRIAS REDESCOBERTAS DE TERRY PRATCHETT SERÃO PUBLICADAS (2023)
- Details
- Hits: 453
2023
SEG, 27 DE FEVEREIRO
HISTÓRIAS REDESCOBERTAS DE TERRY PRATCHETT SERÃO PUBLICADAS
Vinte histórias escritas sob pseudônimo e nunca antes atribuídas a Pratchett, falecido em 2015, serão lançadas este ano pela Transworld
Sarah Shaffi - https://www-theguardian-com
Terry Pratchett. Fotografia: Murdo Macleod/The Guardian
Uma coleção de contos recentemente redescobertos por Terry Pratchett, originalmente escritos sob um pseudônimo, será publicada ainda este ano.
Os 20 contos em A STROKE OF THE PEN: THE LOST STORIES foram escritos por Pratchett nas DÉCADAS DE 1970 E 1980 para um jornal regional, principalmente sob o pseudônimo de Patrick Kearns. Eles nunca foram atribuídos a Pratchett, que morreu em 2015 aos 66 anos, oito anos após ser diagnosticado com a doença de Alzheimer.
A coleção foi comprada pela editora de longa data de Pratchett, Transworld, por uma quantia de seis dígitos e será publicada em 5 DE OUTUBRO.
A descoberta das histórias cabe a um grupo de fãs de Pratchett. Uma das histórias mais longas da coleção, The Quest for the Keys, foi emoldurada na parede do fã de Pratchett, Chris Lawrence, por mais de 40 anos. Quando ele alertou a propriedade de Pratchett sobre sua existência, o restante das histórias foi desenterrado pelos fãs Pat e Jan Harkin, que vasculharam décadas de jornais antigos para redescobrir os tesouros perdidos.
Chris Lawrence disse que The Quest for the Keys ressoou com ele quando ele tinha 15 anos, e ele colecionou cada parte dele. “Eu os valorizei e os mantive seguros por mais de 35 anos”, acrescentou. “Tendo sobrevivido a inúmeras mudanças de casa, mal sabia eu sobre sua importância.”
Nenhuma das histórias se passa no Discworld de Pratchett – cujo primeiro livro, THE COLOR OF MAGIC, foi lançado em 1983 – mas, de acordo com a editora, elas “sugerem o mundo que Sir Terry viria a criar”.
Os leitores, disse a editora, podem esperar “encontrar personagens que vão de homens das cavernas a gnomos, de magos a fantasmas, e ler sobre o turismo de viagem no tempo, a assombração de escritórios do conselho e um visitante de outro planeta”.
Rob Wilkins, ex-assistente de Pratchett, amigo e agora chefe do espólio literário de Pratchett, disse que a “redescoberta dessas histórias é nada menos que um milagre”.
“Embora Terry estivesse sempre muito focado no próximo romance e afirmasse que seus trabalhos inéditos nunca deveriam ser lançados, ele sempre teve uma admiração relutante pelo trabalho de seu eu mais jovem e ficaria feliz em ver essas histórias celebradas em um volume maravilhoso.” ele continua. “As histórias do início de sua carreira, antes de ele se tornar o Terry Pratchett que conhecemos e amamos, não são menos inspiradas e dão uma visão real do desenvolvimento de seu gênio criativo.”
Rob Wilkins esmagou o disco rígido de Pratchett com um rolo compressor após a morte do autor, de acordo com seu desejo de não ter nada inédito lançado. Portanto, Wilkins não sabia que os contos existiam e não esperava ler nenhum outro material de Pratchett.
A experiência de ler as histórias redescobertas, originalmente publicadas no Western Daily Press, foi difícil de descrever, disse Wilkins. “São todas joias. Cada um deles é fantástico porque você sabe que chega ao fim deles e não há mais. Não vamos encontrar mais, então a cada palavra que você lê, você está mais perto de chegar ao fim.”
Wilkins disse que "o jovem Terry era um grande escritor", e as histórias sugerem os livros e mundos sobre os quais ele escreveria. “Eles não são apenas bons, são melhores do que bons e são muito, muito, muito Terry”, disse ele.
O espólio de Pratchett administra tudo, desde adaptações de seu trabalho para o rádio até relançamentos, mas Wilkins diz que, no fundo, tudo se resume à “palavra escrita”. “Não há nada mais emocionante do que reuni-los [os contos] em um volume para que as pessoas possam apreciá-los pelo que são”, disse ele.
O diretor-gerente da Transworld, Larry Finlay, disse nos contos que o exército de fãs de Pratchett "localizaria personagens e cenários emergentes que definiriam sua longa carreira como um dos escritores mais emocionantes e inventivos que já existiu".
Esta história foi corrigida em 27 DE FEVEREIRO DE 2023, pois o primeiro livro da série Discworld de Terry Pratchett era THE COLOR OF MAGIC, não THE CARPET PEOPLE.