Romance "perdido" de Capote será publicado nos Estados Unidos
- Details
- Hits: 3744
Romance "perdido" de Capote será publicado nos Estados Unidos
(Reuters*)
NEW YORK (Reuters) - O primeiro romance de Truman Capote, "Summer Crossing", que era considerado perdido até ser descoberto no ano passado numa caixa de documentos, será publicado no próximo mês, anunciou nesta quinta-feira a editora Random House.
O interesse público no autor vem crescendo recentemente devido ao lançamento do filme "Capote", que conta como ele escreveu "A Sangue Frio" -- obra que inaugura o "romance de não-ficção" --, sobre dois vagabundos que assassinam uma família no Kansas.
A editora da Random House, Gina Centrello, afirmou que o manuscrito de "Summer Crossing", que começou a ser escrito em 1943, estava em uma caixa de documentos colocados à venda, em leilão na Sotheby's, no final de 2004, por um parente da antiga empregada do autor. Aparentemente Capote acreditava que o manuscrito havia sido destruído.
"Em 1966, enriquecido após a publicação de 'A Sangue Frio', Capote abandonou seu humilde apartamento no Brooklyn e tudo o que havia lá --incluindo uma caixa de documentos que a empregada resgatou antes de ir para o lixo", declarou Centrello.
O manuscrito, que inclui quatro cadernos anotados a mão, com muitas correções, e um maço de papéis soltos, está agora na Biblioteca Pública de Nova York.
Autor de "Bonequinha de Luxo", Capote morreu em 1984. Desde então, estudiosos e biógrafos acreditavam que o manuscrito estava perdido.
A história de "Summer Crossing" se passa em Nova York, após a Segunda Guerra Mundial. Uma jovem socialite, Grady McNeil, fica sozinha na cobertura da família em Manhattan durante o verão, enquanto seus pais viajam à França para ver o estado de sua "vila", destruída pela guerra.
Nesse período, esquenta o romance secreto de Grady com um veterano de guerra judeu, do Brooklyn, que trabalha num estacionamento.
O livro será publicado nos Estados Unidos em 25 de outubro. Já há planos de publicação em mais seis países, segundo a Random House, divisão do grupo de mídia alemão Bertelsmann.
* Reuters 29 set. / 2005.