CONIC AINDA DÁ UM CALDO
- Details
- Hits: 1497
CONIC AINDA DÁ SAMBA
p/ Sônia Palhares
resenha-lupa do livrinho "Conic" de Tauan Gon por Mário Pazcheco
diversificado - mesclado - contraditório - incompatível - oposto - diferente - discordante
São as possíveis classificações para o conglomerado Conic fincado no centro de Brasília.
Tauan Go, o autor desse projeto invade as cozinhas e salões de beleza para capturar a voz dos trabalhadores que sustentam a estrutura quase sempre abafadas pelos bate-papos nas mesas.
A impressão desse livro de bolso é um dos primeiros estágios alcançados, já que o autor reúne imagens corridas e guaches, Para mim é a primeira vez que a voz dessas pessoas com uma afinidade se transforma em grito.
O livro traz depoimentos mínimos, mas suficientes para registrar a trajetória de quem resiste e sobrevive ali desde a década de 70 e conviveu com os mitos que agitaram a cena cultura de Brasília a partir das janelas do Conic. Os moradores e os pensadores de rua também são contemplados com suas falas que são as marcas do abandono e do (re)conforto naqueles que fazem a vigilância do setor.
São 25 perfis de pessoas que conhecemos ou que podem ser conhecidas a qualquer momento: Lima, Jenne, Neide, Nailde, Baixinho, Lázaro, Dani, Gil, JP, Josimas, Marcelo, Rivas, Reginaldo, Ceará, Helena, Marola, Bin Da Paz, Patrícia, Natinho, Kauana, Cleyton, Ivan, Assis e o próprio Tauna nos conduzem às trilhas dessa Babel.
O formato do livre é propício a ler de trás pra frente como um mangá foi assim que lí o meu exemplar.
PREÇO: R$ 10,00
ONDE? Mercadinho Do Natinho/Conic