Carioca & Devas
- Details
- Hits: 4798
Devas logo criado por Barbieri em 1977.
Carioca & Devas
Ano: 1977 Não me recordo como acabei conhecendo Carioca, um músico virtuoso. Só sei que assisti um ensaio de sua banda Devas e fiquei hipnotizado pelo Rock Progressivo que faziam. O som da banda soava um pouco como a banda Yes mas, com mais influência de música clássica e também com pitadas de música medieval e elementos da música folclórica brasileira. Devas possuía uma som único e interessante. Não resisti a tentação de produzir um concerto. Fui no Teatro Arthur Azevedo que fica localizado no bairro da Moóca na capital de São Paulo e reservei os dias 18, 19, 20 e 21 de agosto de 1977, um fim de semana. |
|
Já nos ensaios percebi que visualmente a banda era fraca com os músicos tocando sentados. Portanto, além da iluminação, aluguei um projetor com carrossel giratório para fazer retro-projeção de slides por traz do palco. Os slides mostravam fotos que havia tirado das páginas da minha coleção de revistas de ficção científica chamada Science Fiction que era publicada em Londres. Eram imagens, totalmente desconhecidas do grande público, de paisagens futurísticas e seres estanhos. Duas destas imagens acabariam virando as capas para os álbuns Korzus ao Vivo e São Power que produziria para a gravadora Devil Discos em 1986. Para técnico de som contei com a ajuda inestimável do meu grande amigo George Romano, hoje um gênio da eletrônica e atualmente dono da empresa Intermusic - Eletrônica Indústria e Comércio Ltda. Sua empresa é uma assistência técnica autorizada no reparo das mais famosas marcas mundiais de instrumentos eletrônicos. Teclados, sintetizadores, mesas de som, baterias eletrônicas, etc. Seus clientes são a nata dos músicos brasileiros. Bom, retornando ao Devas, o show correu muito bem tecnicamente mas não foi bom de público. Lamentavelmente, no mesmo fim de semana esteve apresentando-se pela primeira vez no Brasil o legendário Joe Cocker. A notícia do show do Joe Cocker só veio à público quando o show do Devas já estava anunciado e não pudemos fazer mais nada à respeito. |
Este show do Devas tem um significado todo especial para mim porque foi o primeiro show que produzi onde coloquei publicidade nos jornais, fiz panfleto e mini-poster, mandei imprimir ingressos, aluguei caminhão para transportar equipamento, etc. Quer dizer, considero que este show tenha sido a minha primeira produção realmente profissional. Infelizmente nem eu nem a banda tínhamos muito conhecimento à respeito de divulgação de shows, tanto na rua quanto na imprensa.
A última vez que vi o Carioca foi neste show. Hoje penso que, talvez tenha havido um sentimento de desapontamento ou culpa de ambas partes. A verdade é que ninguém procurou uma aproximação e a colaboração entre Devas e Barbieri acabou aí.
Minha irmã Lenita pousando para a afinação dos holofotes. |
Minha irmã Lenita e minha mãe Dona Helena. |
A única imagem que tenho deste show é uma foto da minha irmã Lenita no palco servindo como referência para a afinação dos holofotes de luz. Minha mãe (hoje falecida) também estava lá e, depois do show, quando perguntei se tinha gostado ela respondeu toda sem jeito que não tinha resistido e tirado uma soneca o show inteiro :-)
O mini poster publicitário do show. Arte do Barbieri.
Alguns dias antes deste show acontecer, num dos ensaios na residência do Carioca, levei meu gravador de rolo Akay 4000DS Mk-II e lá, gravei algumas músicas. Alguns anos depois, vendi o gravador Akay e fiquei só com um monte de fitas num canto da casa juntando poeira. Muitos anos se passaram e, já morando em Londres, quando passava em frente à uma loja de equipamentos usados vi na vitrine um gravador Akay igualzinho ao que eu tinha, em muito bom estado e por um preço bem barato. Movido pelo saudosismo, não resisti a tentação e comprei-o imediatamente. Algum tempo depois, quando estive no Brasil em férias, na volta, trouxe todas as minhas fitas de rolo para Londres. Infelizmente, descobri que o tempo, a umidade e a oxidação tinham degradado muito a qualidade das gravações. De qualquer forma, muito embora a qualidade desta gravação esteja bastante pobre, achei por bem mostrar para todos vocês pois trata-se de um registro raro com mais de 30 anos, mostrando o grande potencial artístico musical de Carioca e sua banda Devas.
Antonio Celso Barbieri
Na época recordo-me que fiquei muito orgulhoso de ver meu primeiro ingresso impresso!!!
Há!!! Imaginem só já em 1977 publicando um "tijolinho" no Estadão!!!
DISCOGRAFIA
|