Uma protofonia nada rígida
- Details
- Hits: 2657
Uma PROTOFONIA nada rígida
Protofonia é um trio de música instrumental, um laboratório, um lugar seguro onde os rótulos despem-sem em tela branca a três pincéis e infinitas cores. O Protofonia acorda com tudo o que se relacionar ao experimentalismo e improvisação: Música Livre!
No auge da seca na Brasília de 2007, André Chayb (guitarra, ukelele, theremin, teclado, ruídos), Janari Coelho (bateria, percussão, paisagens e intervenções sonoras, ruídos) e André Gurgel (baixo, violão, teclado, plásticos, ruídos), reuniram a sua vasta experiência musical para trabalhar músicas instrumentais autorais com afluência do jazz em suas vertentes, e do blues ao rock progressivo, incorporado através da livre improvisação, toques eruditos e informações contemporâneas e eletroacústica. Nos seus temas sempre o espaço antes da explosão, o silêncio ruge cores fortes em texturas imprevisíveis que pretendem manter a atenção do início ao final de cada música.
O Protofonia participou de diversos shows e festivais locais, atuou concebendo a trilha sonora do musical “Macufagia”, releitura de “Macunaíma”, obra-prima do escritor Mário de Andrade, dirigida pelo diretor uruguaio Hugo Rodas. A experiência abriu o caminho para a incursão do trio na composição de trilhas e sonoplastias, em parceria com grupos de artes cênicas e visuais.
Este primeiro disco reúne composições que começaram a ser gravadas ainda em 2008, quando o grupo se firmou como trio após uma sequencia de várias formações (chegou a ser um quinteto, com duas baterias, duas guitarras e baixo).
As faixas Antropofagia Moderna, Cavalgando a Máquina Flexível, Doce Carne e Jardim de Maytrea foram registradas no estúdio Octógono. No ano seguinte, 2009, no estúdio C.L. Áudio, as faixas Eugênia, Não Conte Nada para sua Irmã, Triturador de Dejetos e No Palco Atrás dos Olhos.
O grupo então se desfaz... Seus integrantes seguem projetos individuais e só voltam a se reunir em 2012. Novas composições surgiram, mas ainda havia aquele projeto engavetado com as faixas ainda soando cruas e inacabadas, a alta qualidade da captação motivou a continuação do processo.
Levado para o estúdio Zimmer-Collen, onde, em dois meses, são feitos overdubs de solos, inserções de efeitos eletroacústicos, ruídos, flautas, theremin, percussões, mixagem e masterização. O álbum Protofonia finalmente é finalizado em abril de 2013.