BANDA BRASILIENSE RIVER PHOENIX ANUNCIA SEU NOVO DISCO EM VINIL
- Details
- Hits: 2002
VINTAGE: O SOM DO VINIL ARTESANAL
Banda brasiliense River Phoenix anuncia seu novo disco em vinil
Fábrica artesanal de vinil localizada na capital é responsável pelo lançamento
Alexandre Lopes – Estudante de Jornalismo
A banda brasiliense de rock River Phoenix, em parceria com o selo Lombra Records, irá lançar seu novo compacto em vinil chamado Bob & Alice/Perfumes Sintéticos. Esse que marca o segundo projeto feito em parceria com o selo de vinis artesanais. River Phoenix foi fundada em 1998. Atualmente o grupo é formado por Michel Aleixo (guitarra), Ennio Villavelha (baixo e vocal) e Sandro Marra (bateria). Ao longo da carreira foram lançados alguns discos e coletâneas: Speedballs (2005), Coletivo Cultcha volume 1 (2009) e Chico Buarque Olhos de Cobra (2017).
O guitarrista da banda, Michel Aleixo, conta que Biu Ramos, o dono da fábrica de vinis, é um grande fã da banda e incentivou o grupo á gravar um disco com ele. “Na visão dele a gente valia a pena ser produzido em vinil”. O novo single da banda foi gravado com a participação da Dj Karla Testa, no La Rocka Estúdio, e produzido na fábrica de vinil artesanal Lombra Records. A música se inspira no diálogo entre duas inteligências artificiais que criaram sua própria linguagem. O guitarrista Michel Aleixo, define que a proposta musical do grupo se trata de uma música barulhenta e diferente. "É o ato desestabilizar a mente dos outros por meio da expressão artística fora dos padrões".
Depois de quase vinte anos trabalhando juntos, o vocalista Ennio Villavelha, e o guitarrista Michel Aleixo, estão determinados a continuar realizando novos discos e muito som. A razão da banda River Phoenix continuar a produzir novos discos em vinil se deve pelo motivo da mídia ser algo especial para aqueles que realmente apreciam a música. "Isso implica em lançar uma parada que você vai guardar com carinho", explica Michel Aleixo.
Biu Ramos, responsável pela fabricação dos vinis artesanais em Brasília, agarrou a chance de entrar no mercado dos discos em 2015 quando abriu o selo Lombra Records. A vontade de se ter um empreendimento baseado na produção de vinil surgiu na época em que largou seu emprego como farmacêutico. “Aprendi que a gente tem que fazer o que a gente quer mesmo. Pior era realmente estar trabalhando com algo que eu não gosto", explica Biu.
A fabricação artesanal dos vinis é realizada na casa do produtor, onde está sua máquina Vynil recorder-T 560, responsável por riscar o vinil e dar a forma ao disco como conhecemos. Como os discos são artesanais possuem uma quantidade limitada para a venda. De acordo com Biu Ramos a ideia não se trata somente de gravar o vinil e sim realizar toda a produção do material. “É você gravar a banda, fazer a capa, fazer a arte da camiseta e todo o resto”. Os discos possuem um preço entre 50 e 60 reais e são vendidos no site oficial da Lombra Records de mesmo nome.
O selo Lombra Records conta com as bandas: Bagda Mirim, Dentadura, Furmiga Dub, Gatunos, Jaguatirica, Mechanics, Sulfurica Billi, River Phoenix, Tértulia na Lua, Valdez, e outros.
Os lançamentos da fábrica de vinil artesanal Lombra Records, têm em vista elevar a importância do vinil na era digital brasiliense. Como explica o colecionador de discos Mário Pazcheko, com o vinil é possível ouvir seus ruídos, imperfeições e oscilações. “Nele a pessoa se sente mais próxima da música’’.
O novo single da banda River Phoenix, será lançado no dia 31 de março no Espaço Nave, em Vicente Pires. As músicas da banda estão disponíveis no Spotify (River Phoenix Rock), e no Bandcamp (riverphoenixrock.bandcamp.com).