OS MUTANTES ENTRE OS MELHORES DO GLOBO (2021)
- Details
- Hits: 903
Whiplash
01/03/21 | Notícias | Mutantes | Beatles
MUTANTES: ENTRE OS 25 MELHORES ÁLBUNS DE ROCK PSICODÉLICO EM LISTA DE SITE GRINGO
Por Igor Miranda / Fonte: Ultimate Classic Rock
Uma lista publicada pelo site Ultimate Classic Rock, site americano que faz parte do grupo Townsquare Media, traz o álbum de estreia da banda brasileira Os Mutantes entre os melhores discos de rock psicodélico de todos os tempos. O levantamento foi feito pelo jornalista Michael Gallucci.
O ranking busca listar os 25 melhores álbuns de rock psicodélico na visão do editor. Autointitulado "Os Mutantes" e lançado em 1968, o disco de estreia d'Os Mutantes ficou na 22ª posição.
Inicialmente, ao comentar sobre a lista como um todo, Gallucci destacou: "A música psicodélica chegou em meados dos anos 60, quando os gostos musicais e as atitudes culturais começaram a mudar. É difícil apontar exatamente quando a música mudou, mas essa lista dos 25 melhores álbuns de rock psicodélico destaca uma era que começou por volta de 1966".
Em seguida, ele completa: "Canções como 'Eight Miles High' do The Byrds e 'Shapes of Things' do Yardbirds chegaram com um mês de diferença, no início de 1966. No ano seguinte, um gênero inteiro estava sendo moldado por novos artistas (como Jimi Hendrix) e nomes consagrados (Beatles), bem como em lugares improváveis (Os Mutantes, do Brasil) e em áreas específicas (a cena de São Francisco, em pouco tempo, deu origem aos Grateful Dead, Jefferson Airplane, Moby Grape e muitos outros)".
Especificamente com relação ao álbum de estreia d'Os Mutantes, no 22° lugar do ranking, o jornalista pontuou: "Em pouco tempo, a música psicodélica encontrou seu caminho em cantos do mundo onde os estilos ocidentais populares tinham pouco impacto. Os Mutantes faziam parte da cena da Tropicália no Brasil, que fundia ritmos locais e africanos com pop e psicodelia americana. O resultado foi um caminho fragmentado que explorou novos territórios e matizes emocionantes na música. Alguns ótimos discos vieram de cena; o álbum de estreia autointitulado d'Os Mutantes contém a viagem mais abrangente do grupo".
Discos dos Beatles, Jimi Hendrix, The Doors, Love, Pink Floyd e Jefferson Airplane, entre outros, ocuparam as primeiras posições do top 25. A lista completa pode ser conferida no site Ultimate Classic Rock, com os comentários (em inglês) de Michael Gallucci.
Abaixo, os 10 primeiros álbuns
10. Big Brother and the Holding Company, "Cheap Thrills" (1968)
9. The Jimi Hendrix Experience, "Axis: Bold as Love" (1967)
8. Cream, "Disraeli Gears" (1967)
7. Jefferson Airplane, "Surrealistic Pillow" (1967)
6. Pink Floyd, "The Piper at the Gates of Dawn" (1967)
5. Love, "Forever Changes" (1967)
4. The Doors, "The Doors" (1967)
3. The Jimi Hendrix Experience, "Electric Ladyland" (1968)
2. The Jimi Hendrix Experience, "Are You Experienced" (1967)
1. The Beatles, "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" (1967)
Arquivos do próprio bol$o
Mutantes está entre os mais experimentais de todos os tempos, diz 'Mojo'
11 fev. / 2005 - BBC Brasil O grupo Os Mutantes teve seu primeiro álbum, "Os Mutantes", de 1968, incluído em uma lista dos 50 discos mais experimentais de todos os tempos, feita na edição deste mês da conceituada revista musical britânica "Mojo".
Os Mutantes obtiveram a 12ª posição na lista dos "50 Most Out There Albums of All Time" (algo como os 50 discos mais experimentais de todos os tempos), ficando à frente de nomes como Beatles, Pink Floyd, Ennio Morricone e Frank Zappa.
De acordo com o autor da resenha, Will Hodgkinson, os Mutantes eram "adolescentes brasileiros do LSD que descontruíram Beatles para reconstruí-los novamente, de forma errada".
O primeiro colocado na lista da Mojo foi o álbum "Trout Mask Replica", de Captain Beefheart e The Magic Band. O disco de 1969 produzido por Frank Zappa promove uma desconstrução do blues com toques psicodélicos.
Outra lista
De acordo com a resenha, Os Mutantes foram influenciados pela experimentação dos Beatles, "mas como viviam em um país onde pedais (de efeitos sonoros) não existiam, os irmãos Baptista de São Paulo tiveram de criar os seus próprios".
Os 50 Discos Mais Experimentais*
1. Captain Beefheart - Trout Mask Replica (1969)
2. Sun Ra - Space Is The Place (1973)
3. Miles Davis - Agharta (1975)
4. Funkadelic - Maggot Brain (1971)
5. Butthole Surfers - Locust Abortion Technician (1987)
6. Faust - The Faust Tapes (1973)
7. The Jimi Hendrix Experience - Axis: Bold as Love (1967)
8. John Coltrane - Ascension (1966)
9. The United States of America - The United States of America (1968)
10. White Noise - An Electric Storm (1969)
12. Os Mutantes - Os Mutantes (1968)
13. The Velvet Underground - The Velvet Underground (1968)
14. Beatles - Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (1967)
23. Frank Zappa - Lumpy Gravy (1967)
40. Pink Floyd - The Piper at the Gates Dawn (1967)
*Mojo
Segundo o texto, o grupo foi capaz de transformar "seus sons ultra-esquisitos" em músicas que parecem saídas de desenho animado, com mensagens de louvor a Gengis Khan e à insurreição revolucionária", referências às canções Ave Gengis Khan e Senhor F.
De acordo com a revista, alguns anos após a gravação "eles se separaram e enlouqueceram", acrescentando que o disco representa o melhor momento do grupo.
A faixa A Minha Menina, que consta do primeiro disco da banda, também integra outra lista feita na mesma edição da revista britânica: a das dez melhores canções do mês, segundo a escolha dos críticos da publicação.
De acordo com a Mojo, a "salsa-rock" dos Mutantes "foi capaz de elevar o espírito" e representou "um ponto alto de um janeiro sombrio marcado pela volta ao trabalho. Que banda!".
A canção já foi regravada pela banda britânica The Bees, em seu primeiro disco, "Sunshine Hit Me".
O disco "Os Mutantes" traz algumas das mais célebres faixas do trio de Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias.
Entre as canções do álbum estão faixas como Panis et Circensis, Bat Macumba, Baby e Le premier bonheur du jour.