Celso, o Guitarrista Amado da Banda Made Brazil (1949-2023)

Celso Vecchione, fundador da banda de rock Made In Brazil, morre aos 74 anos

"O Brasil perdeu um grande músico e eu, o melhor irmão que poderia ter", afirmou Oswaldo Vecchione

22.out.2023 às 14h40

SÃO PAULO
Celso Vecchione era conhecido pela composição de arranjos e solos icônicos feitos em sua Gibson Les Paul dourada. O músico, com seu irmão Oswaldo Vecchione, fundou em 1967, uma das mais tradicionais do cenário rock da capital paulista, a Made In Brazil. O guitarrista de 74 anos morreu neste sábado (21) vítima de um mal súbito.

"Tímido e cerebral", como é definido pelos parceiros de grupo, Celso era o verdadeiro maestro da banda. "O Brasil perdeu um grande músico e eu o melhor irmão que poderia ter", disse Oswaldo, com quem dividiu os palcos por 56 anos.

Celso foi diagnosticado com esclerose múltipla no final dos anos 1970. A doença neurológica, crônica e autoimune, faz com que as células de defesa do organismo ataquem o próprio sistema nervoso central. O músico fazia tratamento com medicamentos.

"Ele conviveu com essa condição a vida inteira de uma forma meio que milagrosa, porque é uma doença severa", conta Guilherme Ziggy Mendonça, guitarrista da banda há 11 anos.

Mesmo convivendo com esclerose múltipla por tanto tempo, o que abateu mesmo Celso, foi a morte da irmã, Lourdes Telma Vecchione, no meio da pandemia, em 2021. "Ele morava com a nossa irmã caçula e, quando ela faleceu, foi muito duro para ele", diz Oswaldo. "Celso ficou morando sozinho na nossa casa na Pompeia. Ele começou a sofrer dessas coisas de solidão e depressão".

Ainda assim, Celso não se afastou da música. "Ele estava sempre com a gente, mesmo quando se sentia fraco. O negócio dele era tocar guitarra", diz Ziggy.

Sempre liderada pelos irmãos Vecchione, a Made in Brazil já passou por inúmeras formações oficiais. Segundo dados do Guiness World, o livro dos recordes, foram, ao todo, 203. A banda, inclusive, já contou com a participação de 126 músicos diferentes.

Até a morte de Celso, a banda era formada por ele na guitarra, Oswaldo Vecchione (voz e gaita); Rick Vecchione, filho de Oswaldo (bateria), Guilherme Ziggy (guitarra e violão), Solange Blessa (backing vocal), Rubens Nardo (voz) e Ivani Janes Venâncio (voz). Octavio Lopes Bangle (saxofone) e Marcelo Frisoni (baixo) complementam a parte instrumental auxiliar nos shows.

Com 15 álbuns, sendo oito de estúdio e sete ao vivo, o Made in Brazil começou a ganhar destaque na história do rock em 1974, quando lançou seu primeiro disco, o homônimo Made in Brazil. Conhecido como "CD da banana" (referência à imagem da capa), o trabalho apresenta o primeiro grande hit do grupo: "Anjo da Guarda".

A banda deve lançar em novembro o documentário "Uma Banda - Made In Brazil" sobre sua história, gravado durante oito anos com direção do cineasta Aguirre Cordeiro.


"Para mim, Celso Vecchione é e será sempre uma marca indelével, inesquecível e emblemática do Rock Paulista!
Num universo musical onde muitos artistas buscam os holofotes e a extravagância, Celso destacava-se pela modéstia, sempre focado apenas em tocar o que era melhor para a música e a sua banda como um todo. Ele brilhava mais nas sombras do palco do que debaixo dos holofotes, ele foi uma verdadeira anti-estrela.
Confeço que ao pensar em Celso, senti o desejo de escrever esta despedida, mas parte de mim também desejou manter um silêncio respeitoso. Digo isto porque o Celso que conheci foi sempre uma figura serena e silenciosa, cujo sorriso só era perceptível apenas para aqueles que conseguiam realmente se aproximar dele. Ele nunca almejou o centro do palco, preferindo a sombra de seu irmão Oswaldo, que sempre teve uma personalidade mais dominante. Mas, talvez, tenha sido justamente este seu comportamento mais tímido que fazia de Celso uma figura tão amada e respeitada.
Inspirado pelos Rolling Stones, ele foi o nosso Keith Richards. Sua expressão séria e distante poderia parecer intimidante, mas não para mim que, durante o tempo em que trabalhei com o Made in Brazil, tivemos oportunidade para várias conversas profundas. Conversas em que ele, mostrando o seu bom caráter, nunca se queixou de seu irmão e muito menos de qualquer membro da banda.
Por outro lado, seu irmão, Oswaldo Vecchione sempre se preocupou com seus hábitos alcoólicos com destaque para sua preferência pelo conhaque, mas com o tempo e a idade, Celso mostrou-se mais sábio e comedido.
A última vez que o vi, foi num show do Made, há alguns anos, no Teatro Martins Penna, na Penha em SP. Mostrando a sua fragilidade e o peso da idade, ele tocou alguns trechos sentado. Depois do show, mostrando sinais de cansaço, em direção ao camarim, coloquei meu braço em seu ombro e caminhamos juntos. Com sua expressão sempre séria, ele lançou um olhar à minha barriga e, com um sorriso discreto, comentou: 'A vida está boa, hein? Olha só essa barriguinha! 
Adeus, Celso Vecchione! Descanse em paz!" (ANTONIO CELSO BARBIERI)

FALAR O QUÊ?

"Baita tristeza, o Celsão e o Made conheci lá por 1969, depois tive o privilegio de gravar e tocar com o Made em 1974/75, sempre foi um excelente colega e amigo. Depois já na Patrulha do Espaço, o Celso foi em uns mil shows, ensaios e gravações da banda, tava sempre junto, dando uma força. Mudança de cidades e estradas diferentes nos afastaram, mas as recordações e memórias de um cara simples e amável, continuam comigo até hoje.
Descanse em paz mestre da Gibson Les Paul Gold Top." (ROLANDO CASTELLO JR.)

"Riffs históricos tatuados no rock brasileiro e que a partir de agora soarão pela eternidade... Obrigada, Celso Vecchione." (KAREN HOLTZ)

"Foi uma honra ter conhecido esse lendário guitarrista do rock brasileiro!!! Celso Kim Vecchione!!!" (CÉLIO DE MORAES)

0 Celso

Foto de propaganda da Rhodia! Em 1967, Celso Kim Vecchione no esplendor de sua forma física e beleza. O guitarrista foi contratado pela Rhodia para uma série de propagandas, fotos para revistas e jornais na época! Na foto com a Bruna Lombarde e outra modelo.  Salve Celsao! Salve Tio Celso!!

Articles View Hits
11858785

We have 1239 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro