As aventuras de Ricardo Retz em Sampa no fim da década de 80 (1990)
- Details
- Hits: 443
Foto de Rogério Santos
AS AVENTURAS DE RICARDO RETZ EM SAMPA NO FIM DA DÉCADA DE 80!
Stop the press!
O mais amigável dos caras, o mago das fitas cassete, Ricardo Retz (in memoriam), responsável pelo Museu da Música, doou ao Memorial Renato Russo suas fitas cassete históricas com shows da Legião Urbana e da Plebe Rude de 1985*. Além das gravações ao vivo, ele registrou outtakes em estúdio. Numa segunda fita fantástica, traz a Legião Urbana ao vivo no Dama Xoc em 1988. Eu chorei ao ouvir o material, sentindo toda a energia igualitária de Renato Russo apaziguando as brigas durante a apresentação. Um material incrível.
— Mário, vá e mostre isso à Rede Globo. Agora, preciso digitalizar esse material que, 30 anos depois, estamos ouvindo.
— Aí, Mário, você não estava nesses shows? Foi o que ele perguntou quando me entregou as fitas. Agora só preciso digitalizar.
Originalmente a fita de 1988, foi gravada por Rogério Santos.
Foto de Rogério Santos
“Que massa! Eu fazia parte do fã-clube ‘Legião Urbana no Coração dos paulistas’. Entrei no clube para conhecer as garotas de Sampa e trocar as piratarias de Brasília com a galera de lá. Naquela época, trocávamos e comprávamos muita coisa de música pelos Correios. Nesse dia, era o aniversário de um ano do fã-clube. As garotas me chamavam de ‘Sérgio Britto’ dos Titãs, porque eu também pertencia ao outro clube, o dos Titãs. A melhor maneira de conhecer as garotas era entrando nos fã-clubes...” (RICARDO RETZ)
Foto de Rogério Santos
"Como o Facebook é ótimo para encontrar amigos e relembrar momentos antigos, recebi esta foto do amigo Rogério Santos, que também fazia parte do fã-clube Legião Urbana no Coração dos paulistas. Naquela época, assisti ao show dos Stray Cats* e muitos outros, porque em Sampa tem shows internacionais todo fim de semana. Valeu, Rogério, por trazer à tona lembranças tão belas e radicais." (RICARDO RETZ)
*Nos dias 9, 10 e 11 de março de 1990, o trio Stray Cats se apresentou no Projeto SP, uma extinta casa localizada na Barra Funda.
"Grande Retz! Esse maluco me deu um baita trabalho!" (MIGUEL, CULTURA GUARÁ)
"Isso me fez lembrar do dia em que fui à casa do Retz. Ele me mostrou um monte de compactos e outros materiais guardados embaixo de uma lona, logo na entrada da casa. Fiquei atordoado com aquilo. Dentro, a casa estava cheia de fitas organizadas, e eu disse que precisávamos digitalizar tudo, fazer qualquer coisa, menos deixar daquele jeito." (MARCO GOMES)
DE MISSIONÁRIO A EMBAIXADOR!
Diego Marques
Pouco tempo antes de partir, ele me pediu se eu conseguiria um setlist autografado do Deceivers. Como eu estava indo a muitos shows deles na época, foi bem fácil conseguir. Ele não acreditou quando eu entreguei o setlist em mãos e ficou extremamente feliz, dizendo que guardaria para sempre. Sempre quis ter algo autografado pela banda, mas nunca conseguia. Depois disso, ele me deu outras missões.
O setlist dos Deceivers foi pego do palco e autografado por todos os membros da banda na noite de sábado, 26 de maio de 2018, durante a apresentação no antigo 'Poiszé' na 305 Norte. O pedido surgiu quando eu sugeri que chamassem o Deceivers para o 'Dia da Demo Tape' na 'Casa da Cultura' do Guará. Retz me disse que na próxima vez certamente chamaria os caras, e assim foi feito. No próximo evento, o Deceivers tocou lá, realizando meu pedido.
Depois desse encontro, Retz me viu com a camisa da banda e perguntou se eu estava indo a muitos shows deles. Eu disse que sim, e então ele me fez um pedido: queria qualquer coisa assinada pela banda para guardar e expor, pois era a única banda local da qual ele ainda não tinha nada autografado. Pensei imediatamente no setlist, mas não falei nada para ele. Disse apenas que conseguiria algo no próximo evento e que iria atrás disso para ele.
Fui a muitos shows, sempre na frente do palco, gritando as letras em inglês junto com o vocalista. Conseguir o setlist não foi difícil; pedi que o retirassem do chão do palco e fui pedindo para cada membro assinar, explicando que iria para a exposição do Retz. Todos ficaram felizes, especialmente o vocalista Gregório, que exclamou animado: "Caramba, que doido! Vai para o Retz?" Eu confirmei que era um pedido dele, e Gregório, com um sorriso enorme, saiu procurando algo para assinar e encontrou um canetão vermelho. Ele foi de membro em membro coletando todas as assinaturas.
Depois da mostra do Retz, intitulada 'Temos Nosso Próprio Tempo', mandei as fotos para o Gregório, que viu a imagem do Retz segurando o setlist da banda. Ele nos agradeceu muito pelo grande apoio e nos nomeou embaixadores do Deceivers: "Vocês foram nomeados os embaixadores da Deceivers." Retz sempre nos apoiou desde os velhos tempos e gostava de lembrar dos grandes momentos. O setlist foi entregue em mãos dias antes, e no sábado, 2 de junho de 2018, já estava em exibição na mostra!
A data do show da Plebe Rude e da Legião Urbana foi 7 DE JULHO DE 1985, no Ginásio de Esportes Nilson Nelson, que na época se chamava Presidente Médici. (DINHO KAMERS)