Balaio San: O baixista e guitarrista que Encantou Palcos, Bares e Coretos do Cruzbúrbio
- Details
- Hits: 791
Na foto, sentados estão Magu e Zé; de pé, Balaiosan
"É lamentável a perda do amigo Balaio, uma pessoa de grande virtude. Foi um privilégio tê-lo conhecido." (JOSÉ OTÁVIO)
BALAIO TORNOU-SE CONHECIDO POR TOCAR VIOLÃO NOS BARES E CORETOS DO CRUZBÚRBIO
"Descanse em paz, meu camarada Balaio. Obrigado pelos muitos momentos de rock que compartilhamos no bom e velho Cruzburbio." (THEWHOBENS)
Revendo as memórias do amigo-fanzineiro Tomaz André, somos lembrados de Balaio como contrabaixista da banda de hard rock Nervos de Seda, que animou o Cruzeiro em 1983-84. Eu estive em um dos poucos shows deles e, ao longo de sua trajetória, Balaio atuou como contrabaixista convidado em várias bandas, chegando a tocar na IML e na 4 Elementos! Também acompanhou Claudinho, Sérgio Dani e Ricardo Kábula, todos no início de suas carreiras.
Nossa jornada musical recomeçou em 1º de maio de 2023. Eu tinha uma impressão equivocada de que os Candangos eram uma banda problemática, cheia de velhos malucos, e não queria me envolver em conflitos. Por isso, fui meio distante com eles por um tempo.
Um dia, o guitarrista Balaio veio à minha casa acompanhado do Magu Cartabranca. Foi um domingo tranquilo, e ele me contou sobre as bandas das quais já havia participado. Ficava claro que ele era um músico experiente e maduro. Por acaso, ele se sentou ao meu lado e tomamos um café diferente. Naquele momento, senti a energia que ele canalizava para sua guitarra. A partir desse dia, passei a gostar muito dele.
Curiosamente, nunca consegui ir a um show dos Candangos fora da minha casa. O último show deles com Balaio foi no Zepelim. Apesar das dificuldades, Os Candangos tocaram duas vezes na minha casa. A última apresentação foi puro rock'n'roll.
Balaio começou a fazer parte do nosso cotidiano. Ele tocava algumas músicas acústicas, e minha companheira cantava com ele ou passava canções para que ele aprendesse os acordes. Ele não veio mais vezes à nossa casa porque não sabia como chegar. Balaio era um homem autêntico, com seus chavões repetitivos como "na moral" e "podes crer". Com ele, não havia tempo ruim; só havia simpatia.
Fizemos um videoclipe juntos e, naquele momento, eu o tratei muito bem, ligando um amplificador reserva para que ele pudesse se ouvir. Ele ficou muito feliz com isso. Para mim, Balaio era como Keith Richards, acendendo a faísca dos Candangos.
Agora que ele está do outro lado do universo, desejo que esteja na companhia de tantos outros músicos queridos que nos deixaram, espalhando seus acordes e servindo eternamente ao rock'n'roll.
"Interrompemos as gravações do documentário sobre Os Candangos quando o Balaio adoeceu. No próximo sábado, no FORBA (Festival Ocupa Rock Brasília Autoral), que ocorrerá na Torre de TV, haverá uma homenagem a ele. Durante o pouco tempo em que convivi com Balaio, pude perceber que ele é uma pessoa extraordinária, solidária e humana." (VALÉRIO PAGANELLI)
"Em outubro de 2019, na volta do Concerto Canta Gavião, brinquei sobre a sobreposição de imagens com nosso amigo Balaio San se transformando em um anjo no palco. O tempo passa rápido, nem sempre da maneira que desejamos... Hoje, 3 de agosto de 2024, recebo a notícia de que o emblemático contrabaixista e guitarrista Balaio ganhou suas asas para a eternidade. Sinto tristeza pela partida de nosso amigo, mas também gratidão por ter tido a sorte de conhecê-lo desde os anos 1980 e, ao longo das décadas, reencontrá-lo e apreciar seu talento. Minha solidariedade a todos os amigos que, assim como eu, sentirão a falta do Balaio." (TOMAZ ANDRÉ)
"Balaio San foi um músico grandioso, sereno e exímio com seu instrumento em mãos ✊. Desejamos a ele um bom descanso e muita, muita gratidão. Hoje é um dia doloroso para todos nós, ao nos despedirmos de um amigo querido, um verdadeiro gigante nesta terra 🌎. Que Deus o receba." (CIDA CARVALHO)
"Ah, não, Balaio San... 😪 Estávamos torcendo por você, meu amigo. Que você siga na luz. Com certeza, será recebido de braços abertos no céu, com seu jeito manso e seu ouvido apurado para reger os anjos. Descanse em paz. Sentiremos muito a sua falta aqui, mas cantaremos algumas canções em sua homenagem." (MARIZAN FONTINELE)
AMANHÃ
VELÓRIO 4 DE SETEMBRO DE 2024
CAMPO DA ESPERANÇA
CAPELA 2, DE 9h ÀS 11h
SEPULTAMENTO ÀS 11h30