CARTA & GUITARRA DO BAÚ DO BEATLE GEORGE (2015)
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Carta & Guitarra do baú do beaTle George foram leiloados
Beatles queriam gravar com gigante do soul
Folhapress
26 mai. / 2015 - SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Foi divulgada uma carta inédita que o ex-Beatle George Harrison mandou para o DJ Paul Drew, em maio de 1966. Segundo informações da revista "Rolling Stone", ela revela que os Beatles consideraram seriamente gravar com o estúdio Stax, em Memphis, e o produtor Jim Stewart. O plano não se concretizou por problemas financeiros, "Nós gostaríamos muito," escreveu a mão Harrison, "mas muitas pessoas ficam loucas com ideias sobre dinheiro quando mencionam a palavra 'Beatles', então não vai acontecer".
A Stax Records foi uma das principais gravadoras da música soul nos Estados Unidos nos anos 60. Por ela passaram astros como a banda Booker T. & the MG's, Carla Thomas, Eddie Floyd e Otis Redding. Até então, apenas haviam circulado rumores sobre uma quase parceria entre o estúdio e a banda, que nunca havia trabalhado com nenhum outro produtor além de George Martin. A carta de Harrison foi colocada à venda pelo colecionador de artigos de rock, Jeff Gold, que a comprou da viúva de Paul Drew pouco depois de sua morte, em 2013.
Pau Drew with Harrison in 1966
Drew, um influente DJ de rádio em Atlanta, viajou com os Beatles nas turnês mundiais de 1964 e 1965, ficando próximo do grupo. Marcada com a data 7 de maio de 1966, a carta foi escrita durante as gravações do disco Revolver, "O álbum que estamos fazendo agora deve sair em outubro", escreveu Harrison. Em sua mensagem, o músico ainda revelou: "Fiquei sabendo que a Capitol [Records] fará um álbum intermediário, com canções que não usamos de Rubber Soul, alguns singles antigos e umas duas ou três músicas que cortamos...". O "álbum intermediário" se tornaria Yesterday and Today, lançado com o conhecimento da banda, ao contrário do que se pensava.
"O que todos acham é que a Capitol [Records] fez basicamente o que quis com os discos dos Beatles", disse Gold. "Ver que o George sabia o que Yesterday and Today seria antes de sair foi uma revelação também. Me surpreendeu."
Gold está vendendo a carta por US$ 20 mil (aproximadamente R$ 63 mil), ele acredita que será vendida logo: "É tão especial", contou, "Mais pessoas colecionam Beatles. Bob Dylan está no páreo, assim como The Rolling Stones e Jimi Hendrix. Depende do que você encontrar, mas os Beatles são os artistas mais colecionados".
The Beatles in Memphis? Harrison letter says it almost happened
May 27th, 2015
By Christopher Scapelliti ( http://www.guitaraficionado.com/the-beatles-in-memphis-george-harrison-letter-says-it-almost-happened.html
The Beatles might have recorded Revolver at Stax in Memphis were it not for greed, according to a previously unreleased letter written by George Harrison in May 1966.
The letter was addressed to Atlanta DJ Paul Drew, who befriended the Beatles on their 1964 and 1965 world tours. The document was recently revealed when Jeff Gold, a Los Angeles rock collectibles dealer, put it up for sale.
The letter, which takes up three sides of paper, is written in Harrison’s handwriting. In it, he brings Drew up to date on the Beatles’ studio work (they were recording Revolver at EMI’s Abbey Road studio in London by then), promises to send copies of their latest single, “Paperback Writer”/“Rain” and gives him an update on the birth of a baby to Beatles roadie Mal Evans and his wife.
The Stax reference comes in a postscript. “Did you hear that we nearly recorded in Memphis with Jim Stuart?” Harrison writes, misspelling the name of Stax producer Jim Stewart. “We would all like it a lot, but too many people get insane with money ideas at the mention of the word ‘Beatles,’ so it fell through!”
It’s been rumored for years that the group had considered recording at Stax, the southern soul label where Otis Redding, Booker T. & the M.G.s and Albert King cut numerous sides in the Sixties. The attraction for the Beatles was clear. They had veered into soul and funk territory on their 1965 album Rubber Soul, with cuts like “Drive My Car” and “The Word.” John Lennon was himself a Redding fan, and Harrison had suggested the bass line for “Drive My Car” after hearing Donald “Duck” Dunn’s bassline on Redding’s “Respect.” They had also grown tired of recording at Abbey Road and were looking for a new sound.
Stax insiders have said for years that the Beatles scheduled sessions there but canceled them over “security concerns.” Allegedly, those fears arose over threats the Beatles received in the wake of Lennon’s remarks in March 1966 that they were “more popular than Jesus.” Such concerns would have been well founded: when they performed in Memphis on August 19, 1966, they were greeted by protests, record burnings and death threats, including one made by a local Ku Klux Klan member.
However, the Beatles’ decision predated those concerns—they’d begun recording Revolver in March, well before Lennon’s comments caused an uproar in the United States. Harrison’s letter at last confirms that Stax was considered and explains why the session never took place.
The guitarist mentions in the letter that he was writing it while waiting for Lennon and Ringo Starr to pick him up for a session at Abbey Road studio. The envelope is postmarked May 7, 1966, a Saturday; Harrison wrote “Friday” at the top of the letter, which would presumably mean that it was written May 6. On that day, Lennon, Harrison and Paul McCartney recorded backing vocals for Lennon’s Revolver track “I’m Only Sleeping.”
Harrison also writes that the album will be released in August and notes that Capitol, the Beatles’ North American label, will release what he calls “an intermediate album with unused tracks from Rubber Soul, a few old singles and about two or three of the new tracks we have just cut.”
That album was Yesterday and Today, which was indeed released in North America on June 20, a little more than six weeks ahead of Revolver. The Beatles were known to disdain Capitol’s practice of slicing and dicing their catalog, but Harrison’s letter reveals that they knew quite a bit about what the label was doing. For that matter, Yesterday and Today was originally scheduled to be released with the infamous butcher cover, which many believe was the Beatles’ statement on Capitol’s attitude toward their catalog. - See more at: http://www.guitaraficionado.com/the-beatles-in-memphis-george-harrison-letter-says-it-almost-happened.html#sthash.mjkxFnmW.dpuf
You can see the letter (now sold) and read more at RecordMecca.com.
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Guitarra Maton Mastersound usada por George Harrison em turnê com os Beatles, o nome do comprador não foi divulgado
GUITARRA DE GEORGE HARRISON É VENDIDA POR US$ 490 MIL
A guitarra foi emprestada pela própria loja de som, a Barratt’s Music Store, de Manchester, que ficou encarregada do conserto da Gretsch. Após a devolução, o músico Roy Barber, guitarrista do The Cruisers, a banda de apoio do cantor pop Dave Berry, foi até a loja e trocou a MS500 por sua Fender Stratocaster. Roy usou a guitarra durante anos, mas em 2002, quando já havia falecido, e mais de 20 anos guardada, a viúva de Barber decidiu leiloá-la pela primeira vez.
Treze anos mais tarde, a MS500 mudou de dono de novo e se tornou uma das guitarras mais caras da história da música. Foi colocada a leilão novamente, com o valor estimado entre US$ 400 mil e US$ 600 mil, sendo finalmente vendida por US$ 485 mil, durante leilão no Julien's Auction, na última sexta-feira.
Focado inteiramente em itens da história da música, o leilão contou ainda com peças utilizadas por Michael Jackson e Madonna: uma luva preta de lantejoulas utilizada pelo rei do pop, Michael Jackson, uma regata usada em paco por Madonna e até mesmo o certificado de casamento de Elvis Presley, o leilão realizado no Hard Rock Café, em Nova Iorque, teve seu maior preço de venda para a guitarra utilizada pelo icônico guitarrista dos Beatles.
De acordo com a empresa responsável pelas negociações, o instrumento foi utilizado por Harrison em shows no verão de 1963 entre julho e agosto enquanto sua lendária e linda Gretsch Country Gentleman passava por reparos. O músico tocou com ela em mais de dez shows, incluindo uma apresentação em Liverpool, cidade de origem do grupo.
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