The Mamas and the Papas
- Details
- Hits: 15989
The Mamas and the Papas
(Mário Pazcheco)
Foi o rock, a forma de expressão mais autêntica do hippismo, que manteve acesa durante mais alguns anos a chama do “verão do amor” de 1967. The Mamas & The Papas foram talvez os maiores divulgadores de uma imagem paradisíaca da utopia californiana, muitas vezes contrastada com a escura e fria costa leste, terra de origem do grupo. Em 1966, quando o hippismo ainda estava em formação, California Dreamin espalhava a mensagem pelo mundo, a história de um “viajante sonhador” que sai para um passeio, num dia de inverno, entra numa igreja para fugir do frio e finge rezar para não dar bandeira e pouco depois uma outra composição de John Phillips, líder do grupo, na voz de Scott McKenzie, aconselhava: “Se você vai a San Francisco, não deixe de por umas flores no cabelo”. Os responsáveis pelo sucesso dos The Mamas & The Papas eram as belas harmonizações vocais, o acompanhamento de excelentes músicos de estúdio em seus discos e a imagem de “hippies inofensivos”. Do sonho californiano à suave balada Dream a Little Dream of Me, o grupo - John Phillips, Michelle Phillips, sua mulher, Cass Elliot e Denny Doherty - em pouco tempo alinhavou uma série de êxitos como Monday, Monday ou Creeque Alley.
Após a dissolução John Phillips tornou-se produtor cinematográfico, Michelle Gillian (de quem se divorciou) começou a carreira de atriz, Denny Doherty e Cass Elliot (ou Mamma Cass) lançaram discos solos, mas foi ela que conseguiu maior destaque, e fez muito sucesso com a canção Dream a Little Dream of Me. A crítica reclamou por ela se limitar a repetir o clima do grupo, que só tinha razão de ser naquele momento em que ele existiu, talvez por isso a reunião do grupo em 1971, durou pouco tempo. Cass Elliot, morreu em julho de 1974, de ataque cardíaco. Papa John esteve envolvido com drogas no fim dos anos 70, Michelle tentou todas as carreiras - inclusive atriz -, não atingindo nenhuma.
Hoje tudo parece tão distante e, na realidade, extremamente pueril mas não era bem assim: não era um sonho, mas uma armadilha. - estas, no fundo as verdadeiras razões para a dissolução dos The Mamas & The Papas já em 1968. Parte do que restou daquele tempo está em várias coletâneas onde desfilam seus êxitos.
Vinte anos depois, em 1988, The Mamas & the Papas, reis e rainhas do mundo, com a clássica California Dreamin', um dos hinos da filosofia do poder da flor e com a formação de 1984, que substituiu Denny Doherty, Michelle Phillips e Cass Elliott por, respectivamente, Scott MacKenzie (San Francisco), MacKenzie Phillips (filha do sobrevivente John Phillips com Michelle) e Spanky McFarlane, ex-integrante de Spanky and Our Gang, apresentaram-se em São Paulo.
Dois anos mais tarde, em outubro de 1990, a banda com a mesma fisionomia, apresentou-se em bailes da saudade no Palladium em São Paulo, depois, Taubaté, Santos, São Bernardo e a última esticada até os ginásios do Banespa e do Sírio, em São Paulo.
Arquivos Do Próprio Bol$o
Obituário John Phillips, Músico
20 mar. / 2001 - Fundador da banda americana The Mamas and The Papas, o cantor John Phillips morreu domingo num hospital de Los Angeles, aos 65 anos. Phillips, que compôs alguns dos maiores sucessos do grupo, entre eles California Dreamin' e Monday, Mondy, morreu de ataque cardíaco. Filho de um oficial da marinha dos Estados Unidos, Phillips ingressou na Academia Naval, mas abandonou os estudos e se mudou para Nova York para se dedicar à música. Em 1962, quando era membro do trio de folk The Journeyman, conheceu a mulher Michelle Gillian, e dois anos mais tarde o casal se uniu a Denny Doherty e Cass Elliott para formar The Mamas and The Papas. O grupo se dissoveu em 1968, por causa de problemas matrimoniais de Phillips e da contade dos músicos de continuar as carreiras solo.
À esquerda: John Phillips ainda em pé -(AFP - Correio Braziliense, terça-feira)
Morre Denny Doherty, ex-integrante do Mamas and Papas
Doherty ao centro
19 jan. / 2007 - Denny Doherty, integrante da banda de folk-rock The Mamas and the Papas -- famosa por hits dos anos 60 como California Dreamin' e Monday, Monday -- morreu aos 66 anos. Em Mississauga, no Canadá, a oeste de Toronto, ele vinha sofrendo de uma série de doenças como aneurisma abdominal e fazia tratamento de hemodiálise para problemas de rim.
Doherty era o único integrante canadense da banda. Além dele, faziam parte da The Mamas and the Papas John Phillips, principal compositor do grupo; a mulher de Phillips, Michelle; e a cantora Cass Elliot; todos norte-americanos.
Em 1998, a banda foi escolhida para fazer parte do Hall da Fama do Rock. Doherty foi selecionado para o Hall da Fama da música canadense em 1996. A The Mamas and the Papas foi desfeita em 1968, após o divórcio de Phillips e Michelle.
Ciúmes e drogas
O grupo era composto por dois casais, o compositor principal John Philips e sua esposa Michelle, Doherty e ´Mama Cass´ Elliot.
Nascido em Halifax, em 1940, Doherty era um conhecido músico folk quando fundou o grupo, em 1965. A banda gravou quatro álbuns antes de se separar, em 1969. Foram vendidos cerca de 20 milhões de álbuns do grupo, mas o relacionamento entre eles teria sido prejudicado por abuso de drogas e ciúmes.
Após deixar a banda, Doherty partiu para a carreira solo. A única sobrevivente do Mamas and Papas é Michelle Phillips.
‘Mama Cass’ morreu em 1974 aos 32 anos de idade e John Phillips em 2001, aos 65.