PANKOW: ROCK'N'ROLL NA ALEMANHA ORIENTAL
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ROCK'N'ROLL NA ALEMANHA ORIENTAL
TEXTO E TRADUÇÃO DE ROBERTO GICELLO
Pankow é uma banda de rock fundada em 1981 na República Democrática Alemã (RDA). A banda surgiu da antiga banda de apoio de Veronika Fischer, que continuou a trabalhar com 4 HP desde 1977. Após a saída de Franz Bartzsch, os outros membros Jäcki Reznicek, Frank Hille, Jürgen Ehle e Rainer Kirchmann procuravam um novo líder, que encontraram em André Herzberg com a banda de rock Gaukler. A nova formação mudou seu nome para Pankow em 1981. Foi batizada a partir do nome do distrito de Pankow, em Berlim, Pankow tornou-se um termo pejorativo, já que os órgãos de repressão do Estado localizavam-se, em sua maioria, naquele bairro. Além disso, por coincidência que a criatividade se aproveitou, Pankow soa como a sílaba tônica de Punk.
“Já uma das bandas mais famosas do país nos tempos da RDA, suas canções costumavam ter um tom crítico e provocador. "Como muitos outros artistas, eles estavam entre os grandes nomes da subversão estética", escreveu o jornalista Christoph Dieckmann em um artigo publicado em 1999 na Rolling Stone. Desnecessário dizer que algumas de suas obras encontraram problemas de gravação. Paule Panke só teve seu primeiro trabalho lançado em 1989 pela Amiga, gravadora estadual. A música Longweiler (“Tédio”) do álbum Aufruhr in die Augen (“A Revolta nos olhos”) foi temporariamente censurada para transmissão pela rádio GRD (German Democratic Republic). No entanto, essas canções foram tocadas nas aparições públicas de Pankow.
Musicalmente, os Pankow são, vez por outra, comparados aos Rolling Stones. O grupo trabalhou em vários estilos musicais e realizou projetos de teatro.
A REVOLTA NOS OLHOS (1981-1989)
Desde o início, a banda recebeu atenção da mídia. Em 1983, Olaf Leitner, de Berlim Ocidental, descreveu em sua coluna o cenário do rock na RDA e o entusiasmo com o qual o herói do espetáculo, Paule Panke, foi aceito como a nova figura cult e a Pankow “finalmente abandonou a musicalidade típica da Alemanha Oriental, trazendo um som áspero e vital para, outro ritmo de condução”, e profetizou afirmando que a banda “seguia o caminho para o topo, entre todas as bandas de rock do país ".
O ano de 1981 assistiu a Pankow colocar Paule Panke no palco, num espetáculo de rock encenado com elementos de uma performance teatral. No roteiro, um dia na vida de um aprendiz de escritor, contado quase exclusivamente por um personagem chamado Frauke Klauke.
Já no ano seguinte, realizaram-se primeiras produções em estúdio e uma gravação ao vivo de Paule Panke. Apesar do enorme sucesso em shows ao vivo em todo o país e as várias transmissões de Paule Panke na rádio estatal, o apoio financeiro da banda para os ensaios da Direção Geral do Comitê de Artes de Entretenimento, além de um prêmio do Concurso de Artistas de Entretenimento de 1982, a banda acabou tendo sua próxima gravação neganda pela gravadora estatal Amiga.
Em 1983, a banda se apresentou no Festival Rock for Peace no Palácio da República e provocou um escândalo quando André Herzberg, trajando uniforme da Wehrmacht, fez paralelos entre a Alemanha Nacional-Socialista, de Adolf Hitler, e a RDA, diante de uma plateia repleta de membros do Partido Socialista Unificado da Alemanha (SED) e da Juventude Livre Alemã (FDJ). A televisão estatal Deuthsches Frensehen, em seguida, interrompeu sua transmissão, feita ao vivo.
Um projeto de Heiner Carow para filmar o material de Paule Panke no estilo de uma ópera de rock foi interrompido após o roteiro ser apresentado ao departamento de Cinema do Ministério da Cultura. Outro documentário da banda, dirigido por Lew Hohmann em 1983, foi filmado num show, e editado com imagens da vida cotidiana dos jovens na RDA acompanhadas por canções de Paule Panke. As contradições do sistema político-cultural da RDA ficam expressas aqui.
Nos anos seguintes, haveria apoiadores da banda – que a defenderiam na mídia oficial, e autoridades responsáveis pela política cultural, revisando positivamente letras e shows, além do grande interesse no material apresentado em filmes ou canções teatralizadas. Por outro lado, haveria adversários, como o diretor-chefe da Amiga, atuando sob premissas ideológicas e econômicas. René Büttner cancelou o contrato de gravação que Paule Panke e a banda já haviam assinado. Após um processo, não divulgado, desta quebra de contrato, Pankow conseguiu garantir a gravação anual de um álbum com o diretor artístico da VEB Deutsche Schallplatten Berlin [Ocidental], Hansjürgen Schaefer.
“Pankow tentou usar os espaços abertos que se abriram desde o início. Associado a isso, havia também o desejo de se diferenciar esteticamente e em termos de conteúdo do rock da RDA, que na época já era muito engajado politicamente. Instinto e ‘pressentimento’ foram pelo menos tão fortes quanto o debate sócio-político, também dentro da banda".
- André Herzberg
Apesar da primeira edição de 110 mil ingressos esgotados em pouco tempo, essa produção de Amiga ficou aquém das expectativas, sem nenhuma conexão conceitual entre as canções individuais da banda e seu público, que esperavam e esperavam o lançamento de Paule Panke após os muitos shows ao vivo.
Quando Pankow conseguiu gravar o show rock Hans im Glück, concebido como um conceito, as letras das canções criaram novas e controversas discussões que redundaram na rejeição do trabalho por parte dos técnicos e autoridades que lidavam com a cultura jovem na RDA.
Exemplo de letra que incomodava as autoridades:
"O ar está envenenado / as águas barrentas / a terra sugada / roubada por abutres
Atormentado pela fome / roído pela doença / sem descanso, sem descanso / está prestes a perecer
As cidades estão se tornando desertas / As pessoas estão se tornando estúpidas / Cortadas pelo trabalho / Afundadas nas famílias
Afogado no consumo / Afundado na TV / Sem descanso, sem descanso / Descer
Toda a merda / Seja no norte, leste, sul ou oeste / Sempre apenas horror / E praga mental”
ANDRÉ HERZBERG DESCREVEU O EFEITO DOS TEXTOS SOBRE O PÚBLICO JOVEM
“Com Hans im Glück, tudo isso era mais ou menos antifigurativo. O público seguiu o ritmo da música e aplaudiu o herói negativo. Às vezes, essa era uma situação muito estúpida, quando o filisteu de repente gritava agradecido, muitos gritando: ‘Merda’ ou ‘Sempre com sua bunda na parede’ e as pessoas se identificavam com esses papéis".
Em 1985, Pankow saiu em turnê pela República Federal da Alemanha, durante a qual, Frank Hille deixou a RDA e, portanto, a banda. Ele foi substituído por Stefan Dohanetz.
O álbum de 1986 No Stars” também foi gravado na Teldec na RFA. O álbum contém o título “Ele quer ser diferente”, com a letra de Ronald Galenza, que se tornaria o lema de grandes ajuntamentos da geração jovem na segunda metade da década de 1980 na RDA e cujo coro cantou alto em coro durante apresentações ao vivo de cantores e do público:
"Ele tem mais a dizer do que reclamações / ... /
Às vezes ele quer ir a algum lugar de qualquer maneira. /
Mas ele não foge para outro lugar / ele não foge de problemas. /
Não lhe ocorre interrupção / ele quer ser completamente diferente. /… /
Ele quer ser diferente / Ele quer ser completamente diferente. / Ele quer ser diferente / Ele quer ser completamente diferente. "
No final de 1986, Jäckie Reznicek deixou a banda, mas, após a Queda do Muro (1989), esteve novamente presente em muitas turnês e gravações em estúdio de Pankow, especialmente a partir de 1996. Em 1987, chegou a estréia bem-sucedida de Paule Panke com um musical de rock no teatro da cidade de Schwedt. Os músicos de Pankow também atuaram como atores: André Herzberg como Paule Panke, Rainer Kirchmann como opereta, Jürgen Ehle como homem com gaita, Ingo Griese e Stefan Dohanetz como aprendizes. Após sete apresentações, a série foi interrompida por "razões político-ideológicas".
Em junho de 1987, Pankow se tornou a primeira banda de rock da RDA a se apresentar no Provincial Rock Festival em Seinäjoki (Finlândia), ao lado de artistas internacionais como Bob Geldof, Iggy Pop, Elvis Costello e Hüsker Dü. Isso foi seguido por uma turnê com a banda holandesa Gruppo Sportivo, até meados de julho.
Com o início da Perestroika e glasnost na União Soviética, em meados da década de 1980, as autoridades do SED tentaram proteger seu país dos caminhões sucedâneos. O álbum Aufruhr in der Augen, gravado neste período, em 1988, com letra de música como Tédio ou Gib mir'nzeichen, bem como o provocador aparecimento de Pankow na mídia da Alemanha Ocidental, atraiu a atenção para o Comitê Central do SED:
TRECHO DE “A REVOLTA NOS OLHOS” (AUFRUHR IN DER AUGEN)
"Visto o mesmo país por muito tempo" / Ouvi o mesmo idioma por muito tempo.
Esperou demais, esperou demais / Adorou demais os velhos.
Corri por aí / corri demais. / Correndo demais. / E ainda nada aconteceu "
TRECHO DO “TÉDIO” (LONGWEILER)
"Vamos lá, eu vou tirar você, sair, sair / Então vamos sair daqui.
Me dê um sinal / Os outros não precisam ver. / Me dê um sinal. "
As críticas à autoridades da RDA não podiam mais impedir a produção e distribuição do álbum, bem como sua performance nas rádio e ns shows da banda. Tempos de mudança até a seguinte turnê, em 1989, com a Big Band do Estado-Maior do Grupo das Forças Armadas Soviéticas estacionados na Alemanha, percorrendo toda a RDA, e apesar de toda a oposição, a turnê obteve ampla audiência.
Em setembro de 1989, os músicos von Pankow estavam entre os signatários da resolução de músicos e compositores de rock que pediam as mudanças necessárias na RDA, incluindo organizações democráticas de base, como o Novo Fórum. Em 15 de outubro, Pankow participou do "Concerto Contra a Violência", diante de cerca de 2.000 visitantes na Igreja do Redentor em Berlim Oriental, onde foram lidas numerosas novas resoluções sobre a situação no país.
PACOTE DE QUATRO (1990-1996)
Com a mudança política na RDA e o colapso associado da estrutura político-cultural, que, além de restrições e controle pelos órgãos estatais, também proporcionou segurança financeira aos artistas estabelecidos, novas oportunidades, abertas em 1990, como também novas necessidades para bandas e músicos, com o objetivo de mostrar presença no mercado internacional da música. Os músicos da Pankow permaneceram ativos numa variedade de outros projetos nos anos seguintes. André Herzberg deixou a banda em 1990 para realizar seus próprios projetos. No mesmo ano, Jens Jensen se juntou à banda.
Em 1989/90, o músico americano Ben Vaughn visitou a RDA e convidou a Pankow como banda de acompanhamento. Um dos shows foi transmitido pela TV para toda Alemanha. Pankow também apareceu em 1990 com o Rio Reiser em Berlim.
Com a queda da Cortina de Ferro e o acesso aberto à mídia fora da Alemanha, Pankow também logo se tornou o foco de atenção do jornalismo anglo-saxão. O historiador americano Timothy W. Ryback, conhecido por seu trabalho de 1990 em torno do bloco socialista afirma: “a história do rock na Europa Oriental e na União Soviética, destaca Pankow, ao lado de Silly como um dos dois grupos mais respeitados e profissionais do rock criado em Berlim Oriental. Originalmente demonstrou influência dos Rolling Stones, mas se transformou em uma banda dinâmica, que combina a energia do Clash com a inovação dos Talking Heads".
Em 13 de dezembro de 1991, o show de 10 anos do Pankow ocorreu no atual ginásio Motorwerk, com um público de mais de 4.000 fãs. Pankow levou estrelas como Ehle, Herzberg, Kirchmann, Dohanetz e Reznicek. Frank Hille, Heiner Witte von Engerling, Volker Schlott e a Big Band – do Estado-Maior do Grupo das Forças Armadas Soviéticas, para se apresentarem como músicos convidados na Alemanha. O show foi transmitido ao vivo no DT64.
Em 1992, o vídeo gravado no 10º aniversário de Pankow é exibido em outros shows. Também sob o título 10 Years of Pankow, Amiga publicou uma série de Best of Compilation in the Rock da série Germany East 1991.
ROCK’N’ROLL IN DDR
The Moritzbastei is the only remaining part of the ancient town fortifications of Leipzig. Today it is widely known as a cultural centre.
History of the building
The Moritzbastei was built as a bastion in between 1551–1554 under the supervision of the mayor Hieronymus Lotter, who was also responsible for Leipzig's Altes Rathaus (old town hall) which is one of the most important Renaissance buildings in Germany. Elector Moritz of Saxony directed the reconstruction of the town fortifications of Leipzig after it became largely destroyed during the Smalkaldic War between German Emperor Charles V and the Smalkaldic League.
After being stormed for the first time in the Thirty Years War, the Moritzbastei lost its military function in the Seven Years' War. Henceforth it served as a store for trade goods and workplace for a bell founder and a book printer.
In the period 1796–1834, the first public school (1. Bürgerschule) was built over the basement of the Moritzbastei by architect Johann Carl Friedrich Dauthe. It was the first school in Germany without confessional segregated classes and was destroyed in 1943 during World War II.
From 1974 the Moritzbastei was rebuilt under the supervision of the University of Leipzig. More than 30,000 students were engaged in the reconstruction of the bastion, among them the current Chancellor of Germany, Angela Merkel. From 1982 onward the Moritzbastei was the official student club of the University of Leipzig.
Moritzbastei as student club
In 1973 or 1974 students discovered the remains of the Moritzbastei and persuaded the university and city of Leipzig to allow it to be rebuilt. Subsequently it was run by the Free German Youth as a venue for encounter and cultural events.
From 1992 the Moritzbastei was no longer part of the University of Leipzig and became a commercial foundation.