VINCE TREANOR: O HOMEM POR DETRÁS DOS DOORS (2022)
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NOVEMBER 17, 2022
VINCE TREANOR: O HOMEM MISTERIOSO ATRÁS DAS PORTAS
David Warren é editor e autor do Pop Expresso contacte-nos em This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Vince Treanor, o Road Manager da lendária banda The Doors, desempenhou um papel importante ao longo da carreira da banda de 1967 a 1972. Ele ficava logo atrás da banda no palco, construía equipamentos personalizados e era responsável por como o público ouvia The Doors ao vivo.
Nesta entrevista exclusiva, Vince levanta uma fração do véu em seu próximo livro de memórias BEHIND THE DOORS, um dos livros mais reveladores do ano, no qual ele escreve o que nenhum outro homem poderia dentro do The Doors. Este livro foi aguardado ansiosamente por vários anos pela base de fãs do The Doors em todo o mundo, demonstrando que o The Doors ainda está muito aberto a seguidores e fãs dedicados, mais de 50 anos após a morte prematura do vocalista e líder Jim Morrison na idade de 27 (que, como Vince coloca, era um homem generoso, inteligente e não materialista que também costumava ser generoso com as pessoas erradas.) Essa entrevista rapidamente se transformou em uma conversa amigável e fácil na qual Vince nos conta alguns detalhes anteriormente desconhecidos de Portas seminais shows na história do rock, como o Hollywood Bowl em 1968 e o famigerado Miami em 1969; O profissionalismo e a integridade de Vince Treanor não lhe permitem esquecer as boas memórias, o trabalho árduo da equipa The Doors, desde os Band Boys aos membros, independentemente de algumas dolorosas desilusões que experimentou durante o seu tempo com a banda e como esse tempo terminou. A conclusão é que Vince Treanor era o homem perfeito para estar por trás do The Doors, e essa é uma prova valiosa disso.
Seu livro BEHIND THE DOORS há muito é aguardado pelos fãs do Doors que há muito desejam conhecer sua história com a banda. Que novos fatos e informações podemos esperar?
Principalmente eu tento falar sobre as atividades que acontecem nos bastidores. As pessoas normalmente não reconhecem o que é viajar, o que é montar, o que acontece antes, durante e depois de uma apresentação, o que você faz em um tumulto, depois de um tumulto, quem são os Band Boys, como eles ficam lá, o que eles fazem. Houve cinco incidentes na história do The Doors que realmente foram momentos decisivos. A primeira foi New Haven, a segunda foi Amsterdam, que foi em 1968, a terceira claro foi Miami, resultado de Amsterdam tenho certeza, depois a “Isle of Wight” e por fim New Orleans. Portanto, esses incidentes foram o ponto de virada no relacionamento de Jim com o grupo e o público. Eu queria deixar claro o que aconteceu, por que aconteceu e como aconteceu. E eu estava lá para ver tudo. Houve o incrível problema com a gravação do terceiro álbum no início de 1968, e por que demorou tanto, porque foi problemático e quase causou a separação da banda. Coisas como essa devem ser conhecidas com precisão, não como resultado de rumores e informações confusas como eu vi em vários sites e várias postagens de indivíduos na web. Fiquei frustrado com isso, então terminei o livro que na verdade comecei nos anos 80. Isso foi em 1987, 88, antes do filme de Oliver Stone. Eu peguei novamente durante ou depois que o filme de Oliver Stone foi feito. Eu nunca vi o filme inteiro. Eu tenho roteiros, mas a coisa toda foi uma triste farsa. Era principalmente uma visão distorcida de como Stone imaginava que os Doors eram, e não do que realmente aconteceu.
Mas você trabalhou no filme?
Sim, eu era um consultor técnico para isso. Eles queriam saber sobre a colocação do palco, amplificadores, quais amplificadores foram usados. Trabalhei com os técnicos de som para mostrar a eles os arranjos dos microfones e como controlávamos o som. Essa mesma configuração, é claro, foi vista no filme. No começo, eles usaram reverbs gêmeos Fender. Em 1967, eles tocavam em locais maiores, então usaram amplificadores Ampeg para fins promocionais. Então, no INÍCIO DE 1968, o Acoustic Control deu a eles um conjunto de amplificadores. Quase imediatamente, eles se mostraram inadequados para os maiores locais e festivais ao ar livre, então construí um sistema totalmente novo, composto por 46 amplificadores de alta potência alimentando 14 colunas de alto-falantes. A primeira vez que os alto-falantes foram usados foi no Madison Square Garden no INÍCIO DE 1969. A parte irônica disso é que o primeiro uso do novo sistema completo ocorreu em Miami.
Em que os amplificadores quase caíram?
As caixas acústicas, em Miami. As colunas do lado esquerdo do palco para o órgão de Ray. Um gabinete de baixo para seu piano baixo. E uma das colunas da bateria ameaçou cair quando o palco começou a desabar. Eventualmente, nós os deitamos. Não queríamos que eles caíssem por medo de cair sobre as pessoas no palco ou perto dele. Eles eram muito pesados e altos. Provavelmente foi meu erro fazê-los desse tamanho porque eram difíceis de manusear. Mas como eram colunas e tinham drivers push-pull massivos bipolares, saída contínua de 600 watts RMS, eles eram extremamente poderosos. Em retrospectiva, deveríamos ter feito mais armários menores em vez de fazer menos colunas grandes. Eles teriam sido mais fáceis, mais leves de manusear, mas também ocupariam mais espaço.
The Doors tinha uma grande parede de amplificadores como podemos ver no show do Hollywood Bowl, você montou?
Sim. Aqueles eram amplificadores acústicos. Tínhamos um conjunto de 10 gabinetes do modelo 360. Steve Marks, proprietário da Acoustic Amplifiers, convocou todos os amplificadores promocionais de todos os grupos que os tinham e todos os amplificadores que tinham na fábrica. Nós dirigimos para o Hollywood Bowl na manhã do dia 3 de julho porque não haveria nenhuma equipe sindical lá no dia 4. A equipe sindical insistiu em posicionar os amplificadores e depois conectá-los. Claro, eles não sabiam o que queríamos e fizeram uma bagunça confusa.
Ken Kawalski, um Band Boy de Lowell, Massachusetts e eu, ficamos no Bowl naquela noite. Quando a turma do sindicato foi embora, desmontamos tudo e montamos como queríamos, conectamos toda a fiação e fizemos um teste rápido à luz da lua cheia. Isso foi surreal.
Ficamos lá a noite toda. Dormimos no palco. Não havia ninguém, nenhum guarda por perto ou nada, isso significa que qualquer um poderia ter entrado e roubado qualquer coisa que quisesse. Então, ficamos com os amplificadores a noite toda e aí, no dia 4, não lembrando exatamente que dia era, fizemos o famoso shot ouvido no Sunset Boulevard. Isso foi exatamente ao meio-dia. Jim ia fazer “The Unknown Soldier” e o tiro foi feito com o reverb no amplificador vocal. Armamos tudo e exatamente ao meio-dia, no dia 4 de julho, disparamos “a arma”. Na verdade, foi ouvido no Hollywood Boulevard. Foi tão alto que muitos pensaram que tinha havido uma explosão.
Havia apenas algo sobre aquele grupo, e a maneira como eles cantavam, e a maneira como a música era arranjada, que isso iria acontecer, era um material de sucesso
Assista ao The Doors tocando "When The Music's Over" ao vivo no The Hollywood Bowl, 1968, onde podemos ter um vislumbre de Vince Treanor trabalhando no som por trás da banda
Você se concentra apenas em seu tempo com The Doors neste livro?
Sim. Escrevi um pouco sobre o The Doors e coisas que aconteceram e foram relacionadas ao The Doors como Miami, coisas que John fez, quando Jim estava no palco. Depois que eles tocaram na Ilha de Wight, John ficou muito zangado. Eles ficaram desapontados com o desempenho de Jim, porque ele não se apresentou. Ele apenas ficou lá, pendurado no pedestal do microfone como uma toalha molhada e cantou praticamente sem emoção ou sua atuação habitual. Era isso. Foi muito sem brilho. Quando John desceu as escadas do palco, ele disse: “aquele idiota nos fez de bobo, nunca mais vou tocar no palco com ele”. Ele jogou as baquetas no chão. Essa foi a primeira vez que ele fez isso, a segunda vez foi em Nova Orleans quando ele disse: “É isso. É o fim de tudo, nunca mais tocarei com ele. E Jim foi demitido depois disso. Mas houve incidentes dos quais eles estavam cientes, para frente e para trás, é difícil descrevê-los. Mas, principalmente, o livro vai focar no que aconteceu atrás das portas, coisas no escritório, nos ensaios, no estúdio de gravação. Eu não escrevi sobre The Doors, como quatro indivíduos, esse não era o meu propósito. É sobre o que eu fiz e o que fizemos nas montagens, nas viagens, nos preparativos para as gravações e nas coisas que aconteceram durante a gravação. Isso era mais da história, as coisas que os outros não podiam saber.
Quais são suas impressões sobre outros livros sobre The Doors?
Dos livros que li, o de Ray, que me deu um exemplar de seu livro – que autografou para mim quando fui negociar as fitas de Vancouver, Seattle e Bakersfield. Isso foi muito legal da parte dele. – foi bom. Tenho outros livros sobre The Doors. Acho que o de Robby, que li, é o mais revelador e pessoal. Está lindamente escrito. Fiquei surpreso com algumas das coisas que Robby falou em seu livro. Eu não li o de John; ele nunca me enviou um livro e nunca vi um para comprar, então não posso dizer o que John escreveu. Entendo, por quem já leu, que seu primeiro livro é excelente.
A música clássica foi seu amor musical inicial. Esta era uma área artística em que pretendia trabalhar de forma permanente antes de iniciar o seu negócio de instrumentos?
Não, nunca pretendi ser um performer, pretendi ser um físico nuclear. A história de como tudo aconteceu está no terceiro capítulo. Descrevo como me interessei por órgãos e como o interesse em aprender a tocar passou de um hobby a um fascínio e então quando fui para a faculdade – na maioria das vezes não fui – comecei a trabalhar com um colega de Boston. Naquela época, tornou-se um trabalho de tempo integral como construtor de órgãos. Meu jovem amigo, George Reed, tornou-se meu sócio e, nos dez anos seguintes, construímos e mantemos muitos órgãos diferentes. Havia todos os tipos de artigos de jornal sobre nós depois que montamos um órgão, que construímos no laboratório de química do colégio para uma feira de ciências. Isso causou bastante rebuliço.
Como você se envolveu com o The Doors?
Foi apenas um evento casual em New Haven que realmente deu a oportunidade de se juntar ao The Doors. Quando eu os ouvi, eu sabia que a música deles, e enfatizo isso, a música deles era tão diferente de qualquer coisa que alguém estivesse tocando. Porque naquela época o rock tinha uma certa fórmula e todo mundo seguia a fórmula. Os Doors não o fizeram e parte disso foi por causa de seu treinamento anterior. Todos eles foram treinados classicamente e trouxeram isso para o arranjo de sua música. Foi isso que o tornou tão diferente. Fiquei impressionado com isso, quando os vi tocar ao vivo, saí dizendo: “Esses caras são os Beatles americanos”. Em New Haven, o incidente em que Jim foi preso, o jovem que estava cuidando do equipamento foi com o grupo até a delegacia para saber o que aconteceria com Jim depois que ele fosse preso e retirado do palco. Quatro membros de um grupo que eu patrocinei, e eu cuidei de seus equipamentos, coloquei tudo no caminhão e quando Bill Siddons, que era o Road Manager na época, voltou da delegacia depois que Jim foi solto, Bill voltou para a arena e tudo estava pronto. Entreguei a ele as chaves do caminhão e ele foi embora. Eles partiriam para Los Angeles na manhã seguinte.
Tínhamos visto Jim sendo espancado pela polícia. Foi na noite de domingo que liguei para Bill e disse a ele que cinco pessoas haviam testemunhado a polícia espancando Jim depois que o tiraram do palco. Estávamos dispostos a ir ao tribunal como testemunhas para falar da brutalidade policial. Ele ficou todo empolgado e disse que contaria aos dirigentes. Ele disse que estava pensando em deixar o The Doors por causa de sua situação com o recrutamento. Ele teve um adiamento S-1 para a faculdade. No entanto, ele havia perdido muitas aulas às sextas e segundas-feiras em viagens com os Doors. Seu conselheiro disse a ele que se ele perdesse mais alguma chance de aulas, era muito provável que ele perderia o adiamento. Talvez eu considerasse aceitar o emprego.
Ele me ligou na quinta-feira seguinte à 1h30 da manhã e disse: “Tenho que sair, meu conselheiro já me disse mais uma falta e estou fora da escola, preciso ficar na escola ou ser convocado , então se você quer o trabalho, chame o gerente.” Foi assim que consegui o emprego. Era uma sexta-feira, por volta das 13 horas por lá, quando liguei para o escritório do gerente em Los Angeles e fui contratado.
Antes disso você tinha assistido a alguns de seus shows?
O primeiro show que vi foi a pedido de um jovem, Andrei, que trabalhava para mim como ajudante de verão. Foi em agosto no Hampton Beach Casino. A segunda vez que fomos vê-los em Boston, era para ser dois shows, mas eles não apareceram no primeiro, viagem ou algo errado e eles não puderam ir. Então, o segundo show foi uma grande apresentação e lotou, todos os membros da minha banda estavam lá. Todos estavam entusiasmados com a apresentação e a música. A terceira vez foi New Haven. Havia outros dois que não conhecíamos, então não comparecemos. Se soubéssemos, é claro que teríamos ido para lá, então New Haven foi a última apresentação a que fui. Mal sabia eu que em apenas 17 dias, eu seria o responsável pelo equipamento deles. Isso é o quão rápido isso aconteceu. Meu primeiro show foi em São Francisco no dia 26 de dezembro. Houve apenas 17 dias entre os dois eventos.
Ajudou o fato de você se sentir atraído pela banda e por seu som diferente e distinto?
Sim, sempre fui capaz de prever o golpe. E eu não gostava de rock, nunca fiz disso um segredo. As pessoas sabem minha opinião sobre rock. Mas eu fiquei sabendo dos The Yardbirds, e alguns outros grupos, alguns deles eram mais country, Arlo Guthrie e pessoas assim, e alguns deles apenas apertaram um botão e você sabia disso, primeiro essa era uma música fantástica, e segundo, você sabia que seria o número um. Você simplesmente sabia disso. Quando eu ouvia a música do The Doors no rádio, a primeira era “Light My Fire”, o verso era “The Crystal Ship”, depois eu os ouvia ao vivo. Havia apenas algo sobre aquele grupo, e a maneira como eles cantavam, e a maneira como a música era arranjada, que isso aconteceria, era um material de sucesso. E com certeza, em 1968, é claro, eles explodiram como um foguete. O público foi fantástico, Jim estava em sua melhor forma em quase todas as apresentações que fizemos. Nós realmente fizemos alguns shows fantásticos.
Os três instrumentistas apenas trabalharam juntos para criar esse som, esse incrível som clássico do rock. Era clássico, nem era rock, era música clássica, tocada no estilo clássico de piano, baixo, órgão, bateria e guitarra.
O que você achou inicialmente do toque de órgão distinto e hipnótico de Ray Manzarek?
Ele não tocava baixo de piano como um organista tocaria os pedais de um órgão. Não do jeito que um organista lidaria com o baixo em uma peça escrita para órgão. Em vez disso, a maneira como alguém transcreveria música popular para ser tocada em um órgão de tubos ou, na verdade, música clássica de órgão. Mas Ray não usou o baixo dessa maneira, ele o usou como um baixo seria tocado, ainda, como um instrumento de teclado seria usado. Ray usaria a mão direita da mesma forma que um pianista tocaria, mas com influência da técnica do blues. No início, ele tinha um Vox Continental. Isso falhou no palco, então eles tiveram que substituí-lo imediatamente. A única coisa disponível era este Kalamazoo e Ray se apaixonou por ele. Tinha o mesmo som sustentado de um órgão, e Ray tocava como tocaria em um órgão. Ray estava familiarizado com órgãos de tubos. Ele havia tocado órgão na UCLA, quando foi para a escola de cinema. Embora tivesse sido treinado como pianista, ele desenvolveu a habilidade de tocar órgão e a traduziu para o Kalamazoo. Mas era uma combinação estranha, de mão direita e esquerda, nenhuma das duas sendo tradicional. Ele não tocava como um organista tocava, nem parte, baixo ou órgão e era uma combinação estranha que fazia esse som especial. Isso foi parte do que me atraiu, e é claro que você tem o toque de dedo de Robby na guitarra, ele fez músicas que nenhuma outra pessoa poderia sequer pensar.
E o mesmo com a bateria criativa de John Densmore?
John Densmore sempre foi uma coisinha, ainda é. Eu disse, e provavelmente fui citado como tendo dito que “John Densmore não pesaria 40 quilos se tivesse chumbo no bolso”. Ele era um pouco de um cara. Ele certamente não é um cara musculoso, ainda assim, ele tirou um som daquela bateria, que outros caras não conseguiriam. Outras pessoas tentaram fazer um grande show com 16 pratos, dois bumbos e isso e aquilo. John usou uma bateria simples e criou mais música, mais ritmo, mais ênfase com isso do que a maioria das pessoas com toda aquela besteira extra. E firme, no ritmo, ele apenas fez e encaixou tudo o que fez para apoiar a música, para apoiar a música, para fornecer essa batida incrível para a música. Os três instrumentistas apenas trabalharam juntos para criar esse som, esse incrível som clássico do rock. Era clássico, nem era rock, era música clássica, tocada no piano, baixo, órgão, bateria e guitarra no estilo clássico. Todo mundo naquela época usava palheta e tocava uma corda de cada vez ou dedilhava com palheta. Robby, tocava com os dedos, estilo clássico e podia fazer acordes ou tocar duas ou três notas ao mesmo tempo. Isso era algo que ninguém estava fazendo, a menos que dedilhassem. Não eram notas individuais, era contraponto, melodia e harmonia em um instrumento. Isso foi parte do que fez o som. Se você olhar para a música em uma partitura, a forma como foi escrita, veja as notas que Robby tocou, as notas que Ray tocou, na notação clássica você pode ver a estrutura da música, é claramente quase como se uma sinfonia fosse escrita . A guitarra tocava essa e aquela parte porque Robby tocava mais de uma nota ao mesmo tempo, Ray tocava violinos e sopros na mão direita e contrabaixo na mão esquerda, John era o tímpano, era completamente orquestral.
Se tirássemos um membro da banda, eles não soariam iguais?
A banda se juntou membro por membro, primeiro foi Ray quem ficou fascinado com as letras de Jim, então eles tentaram com a banda de Ray e os irmãos de Ray sentiram que não estavam indo a lugar nenhum e não queriam Jim na banda, provavelmente em parte por ciúmes, sentindo em parte que esse cantor empurrou o irmão de Ray como cantor, eles não eram do mesmo estilo, porque Ray gostava do blues de Chicago e era disso que Rick and The Ravens tratavam. Assim, o estilo de Ray sempre teve um toque da tendência do blues de Chicago, que aparece nos dois últimos álbuns, “Morrison Hotel” e “L. A. Mulher”. Eu acho que não era a música do The Doors, era um desejo de Ray de tocar o blues de Chicago para o público, não para manter o tema original do Doors.
No primeiro, segundo e terceiro álbuns, sim, eram todos os Doors. Depois disso, Jim secou, não conseguiu mais produzir e Ray geralmente assumiu e levou o grupo para o local do blues. E, claro, quando o The Doors fechou e reabriu com uma banda de cinco homens, o som não era o mesmo, nem o contexto da música, foi para o formato geral de banda de rock, e Ray adicionou o truque com o órgão Hammond, os malditos alto-falantes Leslie, que não gostei, odeio esse som, não suporto o som de um Hammond.
Os álbuns do The Doors sempre foram perfeitamente mixados e produzidos, e a maioria de seus álbuns ao vivo, nos quais você desempenhou um papel importante e ativo, soam muito melhor do que outros discos ao vivo de muitas bandas daquela época. Você sabia na época que o som precisava ser tocado perfeitamente para ser gravado perfeitamente para preservação futura?
Sim, mas você não pensou no futuro. Se todos os membros da banda estivessem pensando no futuro, as coisas teriam sido muito diferentes. Eu acho que teria havido mais uma tentativa de manter o que eles tinham, o que eles fizeram, talvez gravações ao vivo, ou muito mais de suas apresentações, especialmente durante 1968, teriam sido feitas. Mas ninguém pensou no futuro. Minha intenção e propósito, era ter os instrumentos em perfeitas condições para gravação e lembrar que em estúdio usavam amplificador Fender. Isso foi apenas para eles ouvirem também. O som deles foi direcionado diretamente para uma placa de gravação e colocado em fita. Essa fita foi posteriormente mixada, de acordo com o desejo de Paul Rothschild.
Quando falamos do som do The Doors na gravação, devemos isso à genialidade de Paul Rothschild e do engenheiro Bruce Botnick como equipe. Como equipe de gravação, Paul e Bruce eram absolutamente rodas e engrenagens, um complementava o outro, complementava o outro. Eles trabalharam juntos sem problemas; Bruce era um gênio com uma placa de gravação. Ele era jovem, entrou na indústria e acho que muitos dos caras mais velhos desprezavam Bruce, como em “ele não tem experiência” e assim por diante. Quando Paul precisava de um som, uma textura, qualquer tipo de equilíbrio, Bruce conseguia gravar em fita. Quando Paul quis manipular, foi Bruce quem conectou os cabos certos nas tomadas certas, através do equipamento certo que ele conseguiu. Paul sabia o que queria; ele conhecia o som que atrairia os fãs. Ele ficou fascinado com o som do The Doors, determinado a capturá-lo e capturá-lo. A única coisa pela qual os meninos sempre lutaram, e acho que muitas pessoas não sabem disso, é que eles nunca quiseram gravar algo que não pudessem tocar no palco ou queriam capturar a sensação do palco quando gravaram . Quando você foi a um show e ouviu o The Doors tocar, e você voltou e ouviu um álbum, você ouviu o The Doors tocar, foi uma lembrança instantânea.
Há muitas peças que Paul não achava dignas de colocar em discos, e este é o momento em que ele pensou que a música que estava no último álbum não tinha valor, não era o Doors, era uma variação, tal compromisso com a música pop, The Doors havia se perdido, havia se tornado mais um grupo de música pop do que o grupo de música The Doors, Paul não queria nada com isso
Algumas músicas como ‘Universal Mind’ são muito bem gravadas ao vivo, tanto que quase soam como estúdio, não é mesmo?
Como as coisas foram gravadas no estúdio e como foram gravadas ao vivo eram quase idênticas. No estúdio, eles usaram os amplificadores Fender originais para que pudessem ouvir a si mesmos e uns aos outros enquanto tocavam. No palco, eles usavam amplificadores e alto-falantes muito maiores e mais potentes para que o público pudesse ouvir a voz e a música a qualquer distância. No estúdio, eles usaram divisores para diminuir o sinal do instrumento ou microfone para a placa de gravação. A mesma coisa aconteceu no corredor. O som puro, sem ruídos de público e acústica de prédios foram registrados. Sons de fundo foram adicionados por meio de microfones separados. Essencialmente, a única diferença entre estúdio e palco era o tamanho dos amplificadores e a presença do público.
Há muitas peças que Paul não achava dignas de colocar em discos, e este é o momento em que ele pensou que a música que estava no último álbum não tinha valor, não era o Doors, era uma variação, tal compromisso com a música pop. The Doors se perdeu, tornou-se mais um grupo de música pop do que The Doors, Paul não queria nada com isso e disse: "quando você tiver algo que valha a pena gravar, me ligue" e saiu. Mas houve muitas peças que eles tocaram “fora do quadril” no palco e nunca foram gravadas, como “The Celebration of the Lizard”, que nunca foi totalmente gravada. A razão era que Paul achava que havia muitas coisas ali que eram chatas para o ouvinte. A ideia de colocar “The Celebration of the Lizard” no lado A de um álbum e depois ter Jim lendo poesia no lado B do álbum, que garoto de 16 anos gostaria de ouvir Jim recitando poesia em um álbum? Por que eles pagariam 3 ou 4 dólares por um álbum para ouvir Jim falando? É por isso que Paulo se recusou a fazê-lo.
Jim ficou todo chateado e se recusou a cantar, não compareceu às sessões de gravação vocal ou entrou no estúdio bêbado e com um monte de groupies. Isso quase causou a destruição do terceiro álbum. Paul finalmente cedeu e disse: “Tudo bem, vamos pegar algumas partes de “The Celebration of the Lizard” e colocá-las no álbum, mas não faremos a coisa toda porque não está vinculada. “Celebration” deveria ser sobre um grupo de caras que foram para o deserto e estavam sentados ao redor de uma fogueira. Cada um deles contou uma história sobre um sonho, uma fantasia e um acontecimento. Eles estavam usando palavras simbólicas ou criando imagens com palavras para contar suas histórias. Mas o problema era que uma história não ligava, não misturava ou direcionava o tema para a história de outra pessoa. Essas histórias não eram como capítulos de um livro. Eles eram basicamente separados e distintos um do outro. Eles não tinham relevância um para o outro. Paul não queria isso porque não havia coerência nas várias canções de “The Celebration of the Lizard”. Então, ele escolheu as músicas que achava que seriam populares e as gravou.
Teve alguma música que a banda tocou ao vivo que você considerou a sua favorita?
É difícil. Eu teria que dizer “Light My Fire”, “The Crystal Ship”, as coisas que Robby escreveu eram fantásticas, e havia outras peças, “The End”, “When the Music’s Over” são peças monumentais. A imaginação mais louca de Jim. Mas eu teria que dizer partes do primeiro, segundo e terceiro álbum. Houve algumas outras peças aqui e ali em outros álbuns, o álbum orquestral “The Soft Parade” teve algumas boas peças, mas no geral, a melhor música que o The Doors já tocou foi no primeiro, segundo e alguns do terceiro álbum. . Isso esgotou os recursos de Jim. Depois disso, Jim estava tentando escrever coisas. Era como “depressa, precisamos de material para o próximo álbum, então escreva alguma coisa” e simplesmente não funcionou. Não era The Doors; saiu como canções pop. Jim escrevendo coisas com base em coisas que você ouviu outras pessoas fazerem, com base no que ele achava que seria popular, algo que venderia. O estilo selvagem e estranho original das letras do Doors degenerou em música “Pop” para o público em geral. Eles conseguiram atrair o público ouvinte mais amplo, mas perderam a visão.
Assista ao The Doors tocando “Light My Fire” ao vivo no The Hollywood Bowl, 1968, onde podemos ter um vislumbre de Vince Treanor trabalhando no som por trás da banda
Quem são os Band Boys?
Os Band Boys eram apenas garotos sortudos que estavam no lugar certo na hora certa e queriam entrar para ver uma apresentação do Doors. Eu escolhia 4 ou 5 caras e os informava que, se estivessem dispostos a carregar o equipamento e fizessem o que lhes mandassem, poderiam entrar. Foram juntos e como conectar os cabos de sinal nos amplificadores. Eu daria a um garoto de 16 ou 18 anos, um completo estranho, uma nota de 20 dólares e o mandaria buscar comida para 6 ou 8 pessoas. O garoto trazia comida de volta. Sentávamos no palco, fazíamos um banquete e esperávamos a segunda banda aparecer. Então os Doors vinham para a passagem de som. Como recompensa por seu trabalho árduo, fidelidade e honestidade, em voltar com dinheiro e comida, eles subiram no palco e permaneceram no palco para a apresentação. Lugares que nenhum dinheiro poderia comprar. Depois que o equipamento foi montado, nunca mais saí do palco. Sempre tinha medo que alguém entrasse e tentasse roubar alguma coisa, sempre fomos cautelosos, uma vez montado o esquema não saíamos mais. Se os meninos demonstrassem que eram confiáveis e dignos de confiança e não se aproveitassem da situação para tentar fazer amizade com um dos grupos, eles iriam para o passeio como tripulantes. Eles teriam seus próprios quartos em um motel, eu os alimentaria e lhes daria uma passagem de ônibus para casa quando o passeio terminasse. Nós os tratamos como seres humanos, não como o antigo Johnny, devolvendo a eles o respeito que eles nos deram. Claro, eles tinham um tremendo direito de se gabar na escola. Na manhã de segunda-feira, eles tinham uma história e tanto para contar quando foram para a aula. E eles voltavam para outros shows quando visitávamos a área deles. Eles se tornaram tripulantes permanentes, por assim dizer.
(em Amsterdã) O fato de o cara que estava com Jim não impedi-lo de pegar o haxixe e comê-lo era inacreditável. Seu trabalho era evitar que Jim bebesse demais. Certamente ninguém esperava que Jim fosse comer um bolo de haxixe, especialmente depois de beber tanto álcool. Certamente, Jim deveria saber melhor, mas ele comeu tudo de uma só vez.
Seus shows na Europa em 1968 têm um tom consideravelmente mais pesado do que o normal, com instrumentos soando mais alto às vezes. A banda estava tentando uma abordagem um pouco mais experimental durante esses shows para experimentar um novo público ou foi circunstancial?
Foi circunstancial, no Roundhouse por exemplo eu não controlava o som, eles tinham um PA grande lá dentro e eles controlavam, em outros lugares eu fazia como de costume, tocávamos em lugares novos, para novos públicos, eles eram nervosos, queriam que tudo corresse bem, e tecnicamente correu tudo bem. Eles também estavam interessados em fazer algumas coisas paralelas, não as coisas normais que tocavam, mas basicamente, acho que as coisas que aconteceram foram devidas à acústica do prédio e às circunstâncias que afetaram o som. Era sempre o mesmo equipamento e, em geral, as mesmas configurações tonais. Não havia razão real para que o som fosse radicalmente diferente
Quais são suas lembranças dos shows em Amsterdã em 1968, durante os quais Jim Morrison não pôde se apresentar com a banda?
O primeiro tempo, digamos, foi ruim, o segundo tempo foi escandaloso. A apresentação em Amsterdã foi a melhor que o trio The Doors fez. Isso foi reconhecido pelos críticos musicais e o público ficou absolutamente encantado. Correu tudo bem, foi simplesmente fantástico. Ray, que havia sido o cantor no grupo de seu irmão, assumiu a liderança e Robby teve que fazer o backup. Eles estavam juntos e praticando há tanto tempo que sabiam cada movimento que todos fariam. Eles acabaram de assumir um novo emprego, mas quanto a tocar os instrumentos, não era diferente de qualquer outro local. Apenas os vocais eram diferentes por causa do tom vocal de Ray e do tom vocal de Robby. No entanto, quando passou pelos alto-falantes, pelos instrumentos e foi para o público, não soou muito diferente. Ray expressou as palavras de maneira ligeiramente diferente, manteve algumas notas, mas a música era fantástica e foi publicada nos jornais. O que precedeu aquela performance foi trágico, o fato de terem colocado um alcoólatra para assistir a um alcoólatra foi estúpido. E eu disse isso. O fato de o cara que estava com Jim não impedi-lo de pegar o haxixe e comê-lo era inacreditável. Seu trabalho era evitar que Jim bebesse demais. Certamente ninguém esperava que Jim fosse comer um bolo de haxixe, especialmente depois de beber tanto álcool. Certamente, Jim deveria saber melhor, mas ele comeu tudo de uma só vez. Por que esse anjo da guarda deixou isso acontecer, ele deveria estar lá observando Jim impedindo que algo assim acontecesse.
Quem era aquela pessoa?
les contrataram um cara para seguir Jim e mantê-lo longe de travessuras, não me lembro do nome dele nem sei o nome dele. Bill Siddons me manteve isolado dos trabalhadores internos do The Doors, ele se certificou disso. Ele estava constantemente paranóico pensando que eu interviria quando ele cometesse erros (e havia muitos) e o faria de bobo. E eu não ia fazer isso, ele era um gerente, eu era um gerente de estrada, devia a ele minha lealdade e apoio e dei a ele. Em vários casos, ele cometeu alguns erros terríveis. Eu o apoiei, o cobri e cuidei disso e nunca contei nenhuma história para o The Doors. Não era a coisa certa a fazer. Isso só teria tornado a situação pior em vez de melhor. Então, calei a boca e aguentei. Uma vez, na verdade, eu desisti. Foi em uma apresentação no Arizona. As coisas deram errado e fomos abandonados no aeroporto. Fiquei furioso porque não tivemos tempo de verificar o equipamento. Essa foi a noite em que o amplificador falhou durante a apresentação. Entrei no camarim após o show e disse: “Você tem minhas desculpas e minha demissão”. Primeiro Ray falou e disse "não vamos aceitar" e então Robby e John disseram "não se preocupe Vince, foi um bom show" e Jim disse "nah, vamos lá Vince" e foi isso. Siddons não disse nada e foi curado. Mike Jahn, que escreveu um livro sobre o The Doors, conversou comigo depois e disse: “Eu sei o que está acontecendo e o The Doors sabe o que está acontecendo. Apenas seja legal e se precisar de suporte, estou aqui, você pode ir para Bob Greene. O incidente foi lavado. Mas foi difícil, ele fez a mesma coisa comigo na Europa e quando saímos em turnê em novembro depois que voltamos da Europa.
Quais são suas lembranças dos shows em Amsterdã em 1968, durante os quais Jim Morrison não pôde se apresentar com a banda?
Eles contrataram um cara para seguir Jim e mantê-lo longe de travessuras, não me lembro do nome dele nem sei o nome dele. Bill Siddons me manteve isolado dos trabalhadores internos do The Doors, ele se certificou disso. Ele estava constantemente paranóico pensando que eu interviria quando ele cometesse erros (e havia muitos) e o faria de bobo. E eu não ia fazer isso, ele era um gerente, eu era um gerente de estrada, devia a ele minha lealdade e apoio e dei a ele. Em vários casos, ele cometeu alguns erros terríveis. Eu o apoiei, o cobri e cuidei disso e nunca contei nenhuma história para o The Doors. Não era a coisa certa a fazer. Isso só teria tornado a situação pior em vez de melhor. Então, calei a boca e aguentei. Uma vez, na verdade, eu desisti. Foi em uma apresentação no Arizona. As coisas deram errado e fomos abandonados no aeroporto. Fiquei furioso porque não tivemos tempo de verificar o equipamento. Essa foi a noite em que o amplificador falhou durante a apresentação. Entrei no camarim após o show e disse: “Você tem minhas desculpas e minha demissão”. Primeiro Ray falou e disse "não vamos aceitar" e então Robby e John disseram "não se preocupe Vince, foi um bom show" e Jim disse "nah, vamos lá Vince" e foi isso. Siddons não disse nada e foi curado. Mike Jahn, que escreveu um livro sobre o The Doors, conversou comigo depois e disse: “Eu sei o que está acontecendo e o The Doors sabe o que está acontecendo. Apenas seja legal e se precisar de suporte, estou aqui, você pode ir para Bob Greene. O incidente foi lavado. Mas foi difícil, ele fez a mesma coisa comigo na Europa e quando saímos em turnê em novembro depois que voltamos da Europa.
Você tem um show favorito e um show menos favorito para escolher?
Não houve um, mas uma série. A primeira série foi em março e abril de 1968 em Nova York, Boston e Upstate New York, Colgate acho que foi, Eastman Theatre, e depois Bill Graham's Fillmore East, essa série de shows cada um ficou melhor, cada um foi o melhor eles já fizeram e ainda assim melhoraram. Isso tinha que ser uma das coisas mais marcantes e, por tudo que vale a pena, o show em Amsterdã foi um dos melhores que eles já fizeram. O Hollywood Bowl, eu sei que Jim não estava tão animado como costumava ser, mas foi um show espetacular, pelo menos pela parede de som, e John estava em um enorme riser e apenas tocou com o coração e o mesmo aconteceu Robby. Foi ótimo, Jim poderia ter feito um trabalho melhor, mas no geral, o Hollywood Bowl foi um bom show. Houve muitos shows bons em 1968, foi um ano incrível para eles. Foi só em Amsterdã que as coisas começaram a decair e é claro que os shows que se seguiram em Miami estavam sob muita pressão, porque muitas vezes havia policiais parados ali mesmo no palco, e se Jim piscasse os olhos errado, eles teria prendido ele, então teve muita pressão lá. Esses shows não eram tão abertos, tão gratuitos. A música sempre esteve lá, não importa o que acontecesse, acho que o pior show foi em Nova Orleans, não em Miami.
Você não pode imaginar o que era Miami, mas eram quase 14.000 pessoas amontoadas em um hangar de avião abandonado, noite quente e úmida da Flórida, e eles tiraram a roupa, porque Jim disse.
Como foi Miami?
Eu estava atrás dos amplificadores, do lado esquerdo do John, era onde eu controlava o som. Jim havia sido encharcado de champanhe, sua camisa estava encharcada, suas roupas estavam molhadas, o palco estava molhado. Ele tirou a camisa, isso foi desconfortável, pegajoso porque havia champanhe em cima dele. Depois de algumas palavras, ele disse "Vamos ver um pouco de pele, vamos ficar nus", Ray apontou para Jim e disse "Vince, não deixe ele tirar as calças", subi na plataforma da bateria, passei pela caixa de John e címbalo, seu chimbal, subiu no palco e caminhou atrás de Jim, coloquei meus dedos nas presilhas de seu cinto e levantei suas calças e fiquei lá até que ele terminasse seu diálogo e se virasse para ir até Robby. Então eu soltei, voltei e fui atrás dos amplificadores novamente. O policial que estava ali do lado esquerdo do palco viu tudo. Robby viu, Ray viu, John viu, o público não viu porque eu estava atrás de Jim, e o holofote estava direto em Jim, eu estava na sombra dele, Jim era um pouco mais alto do que eu, seu cabelo era mais espesso, então ninguém realmente me viu. Há um boato de que alguém jogou tinta vermelha nas calças de Jim, isso é mentira. Ninguém jogou tinta vermelha na calça do Jim, e a calça que está exposta, salpicada de tinta vermelha, é mentira, nunca aconteceu. Nenhuma tinta foi jogada nas calças de Jim em nenhuma apresentação.
Em Miami, quando ele disse, vamos ver um pouco de pele, vamos ficar nus, e as crianças fizeram. Milhares deles, tiraram a roupa, havia corpos nus, milhares literalmente, você não pode imaginar o que era Miami, mas eram quase 14.000 pessoas amontoadas em um hangar de avião abandonado, noite quente e úmida da Flórida, e eles tiraram suas roupas tirar a roupa, porque o Jim mandou, e todos esses corpos se esfregando uns nos outros, deve ter acontecido alguma coisa lá fora, mas as crianças queriam fazer, algumas não é claro, não tinha nudez total, tinha havia muitos garotos por aí que mantinham suas roupas, alguns apenas parcialmente, mas a maioria deles estavam absolutamente nus, que foi o que gerou a indignação, sobre Jim, o que ele disse no palco e a acusação que ele havia se exposto.
Eventualmente, o promotor apareceu e o empurrou para fora do palco, jogando-o para fora do palco no meio da multidão, e esse foi o fim do show. Com toda a confusão no palco, a plataforma traseira direita do palco começou a desmoronar, então tivemos que evitar que os amplificadores caíssem e as coisas simplesmente se desintegrassem. John teve que sair da bateria porque estava começando a cair e Ray saiu do caminho e então Robby decolou. O show basicamente terminou quando o promotor apareceu e empurrou Jim para fora do palco para a multidão.
Naquela época, as pessoas costumavam confundi-lo com um membro da banda, certo?
(Vince ri) Sim! Um motorista na Inglaterra deveria levar Jim pela cidade para ver os pontos turísticos. Desci do meu quarto no hotel Royal Lancaster. Quando ele me viu, pensou que eu era Jim. Passamos o dia visitando pontos turísticos badalados. Ele me levou para o Soho onde comprei muitas roupas mod – que tenho até hoje. Eu usei um pouco disso no filme do Doors.
Você fez parte da apresentação do programa de TV da PBS em 1969?
Eu estava na apresentação, mas não participei do show. O equipamento foi montado para o show. Eles cantaram as músicas ao vivo, mas a trilha sonora era de uma fita master que eles gravaram em estúdio. Eles não tinham mais ninguém como manipulador de equipamentos, eu fazia toda a configuração e estava sempre lá, mas aquele show era apenas de sindicatos lá. Minha contribuição foi o set up. Como no Hollywood Bowl, os sindicalistas tinham que fazer todo o trabalho que eu normalmente faria. Não sei porque, porque nunca sabem o que estão fazendo e causam mais problemas e atrasos do que resolvem.
A imagem de Morrison foi fabricada. Jim não queria ser um símbolo sexual, não queria ser conhecido apenas por usar calças de couro (...) Aquilo era uma imagem e de repente ele começou a achar muito desagradável.
O The Doors ainda atrai as novas gerações?
As gerações mudaram, as crianças de hoje, e quando digo que as crianças, de 14 a 20 anos, não são a mesma mentalidade, não são a mesma ambição, o mesmo pensamento que ocorreu no final dos anos 60 e início dos anos 70, muita coisa mudou na sociedade desde então e a juventude mudou com ela. Acho que aqueles que ouvem a música do The Doors, que ouvem o primeiro e o segundo álbum e, como eu disse, o terceiro álbum contribuíram para um pouco de sua fama e fantasia antes e agora. As crianças de hoje acho que não apreciam muito o que aquilo era naquela época, especialmente coisas como “The Unknown Soldier”, obviamente com a Ucrânia que se tornou muito “oportuna”, digamos, mas “The End”, “When the Music's Over”, as peças filosóficas tinham o Acid Rock, era assim que se chamava. O Jefferson Airplane caiu na mesma categoria, assim como The Yardbirds e algumas outras bandas. Esse tipo de música era incrivelmente popular naquela época, e as bandas que a tocavam eram separadas das outras bandas.
Os Fugs eram famosos porque subiam nus no palco, escondidos atrás de suas guitarras. The Doors eram famosos por causa de suas letras insanas e por causa da música estranha ou do estilo estranho de sua música. Havia outras bandas que seguiram isso, mas geralmente o resto era música teenybop, tudo feito para ser popular, tudo “você é minha namorada, você é meu namorado”, e então você tinha a música folk que falava de vida em si, e hoje eu não sei, eu sei que existem devotos do Doors, eu passei 20 anos na Coreia, e eu sei que havia um grupo de fãs lá na Coreia, e aquela sociedade, certamente era muito diferente os EUA, e ainda assim, havia uma popularidade da música do The Doors e uma sequência de fãs do Doors por lá. A mesma coisa na Europa, The Doors ainda vive na Europa.
Essa popularidade também depende da imagem de Jim Morrison?
A imagem de Morrison foi fabricada. Jim não queria ser um símbolo sexual; ele não queria ser conhecido apenas por usar calças de couro. Na verdade, Jim usava jeans e calças feitas de outros materiais, ele usava outros tipos de roupas além das de couro com muito mais frequência do que as calças de couro. Aquilo era uma imagem e, de repente, ele começou a achar muito desagradável. Ele supostamente se tornou um símbolo sexual por causa da calça de couro e do cinto, então ele se livrou disso, desistiu disso. Em Miami, ele usava calças de couro, mas há um monte de coisas que fizeram Jim se rebelar contra essa imagem. Ele não queria aquela imagem.
Eles ainda têm um impacto cultural hoje?
Não, eles tiveram um impacto cultural na época, mas a sociedade de hoje mudou de tal forma que sua música não é mais relevante. As questões são muito diferentes, a atitude mental das crianças de hoje não se compara às pessoas do passado. A guerra no Vietnã foi uma grande coisa, então qualquer um que se rebelasse contra isso, que falasse contra isso era popular e essa foi uma das coisas que o The Doors disse, “seja você mesmo, não siga o homem, não ser forçado a um molde. E isso foi ao extremo hoje, o que Jim pensou, não seja pego em um molde, o molde foi quebrado há muito tempo, provavelmente na virada do século, as coisas mudaram, os anos 90, 2000, a geração do milênio geração é totalmente diferente, o pensamento, a atmosfera. Hoje as minorias governam, você não pode mais falar o que pensa sem ter que se desculpar. Você não pode cantar as coisas que Jim cantava naquela época sem ser banido por isso ou aquilo, ou processado ou no tribunal, indo para a cadeia por dizer a coisa errada. Hoje a linguagem que Jim usou é mais do que aceitável, isso é uma coisa que mudou. A linguagem do Jim, que ele falava no palco, e às vezes cantava, era uma coisa ruim naquela época, hoje é lugar comum não só ver isso nas músicas, mas na TV, filmes e livros e tudo mais. Uma vez conversei com Tom Clancy, que escreveu vários best-sellers incríveis, e alguns dos últimos livros usavam a palavra F e eu disse, por que você tem isso e ele disse: “é realista, é uma nova linguagem comum que as pessoas começaram usando hoje e estou apenas tentando tornar meu personagem real e falar como uma pessoa que fala hoje em dia”. Na minha época, The Doors Day, se uma criança andasse pela rua e usasse a linguagem que está sendo usada hoje, levaria um tapa na cara ali mesmo de um completo estranho. O que The Doors fez foi romper, não acho que nada possa ser mais verdadeiro do que isso. E hoje, foi quebrado ao extremo ridículo. Não há mais nada que tenha valor de choque. Naquela época “sai pelo corredor, mãe eu quero...” isso foi estourando, hoje não é nada, você vê isso em um programa de TV.
Quais seriam os pensamentos de Jim Morrison sobre a sociedade de hoje?
Eu não acho que ele teria muito a dizer porque a sociedade fez exatamente o que ele disse que deveria fazer. Jim disse, faça o que quiser, cara, “quebre para o outro lado”. Ele disse: “faça o que você quer fazer”.
(após a morte de Jim Morrison) Todo mundo ficou arrasado, todo mundo ficou arrasado. Foi um caso de reforma da banda. Era um som diferente, uma música diferente. Não era mais The Doors. Eu sabia quando ouvi a música que isso não era bom. Isso simplesmente não era The Doors e não seria um sucesso.
Você ainda mantém contato com John Densmore e Robby Krieger?
Quando Robby estava escrevendo seu livro, sim. Eu estive em contato com seu escritor fantasma e seu editor várias vezes e tivemos discussões sobre o que eu lembrava; foi um tempo bom. Contribuí com uma foto, do making of do filme “The Doors”, tenho todas as 540 fotos e negativos do filme que tirei e que possuo. Robby queria uma que eu dei a ele, uma impressão colorida e está impresso em seu livro. Eu estive em contato com ele ao longo dos anos e tem sido bom. A memória está sempre lá, sempre me ressenti da maneira como Bill me demitiu, e os The Doors nunca me perguntaram pessoalmente se eu estava saindo, deixando-os e por quê. Nenhum deles jamais me contatou para verificar a verdade do que Bill lhes disse. Bill disse ao The Doors: "Ele foi fazer um filme no Havaí e desistiu". Na verdade, eu não tinha ido lá para fazer um filme, fui procurar locações e continuei ligando para Bob Greene e dizendo, devo voltar, e ele dizia “não, não se preocupe com isso”. Eu continuei e, finalmente, liguei para Bill e ele disse “continue fazendo seu trabalho lá e fazendo um filme, está tudo bem, nós temos Dave Hopper” e foi isso. Os Doors ouviram-no, acreditaram nele, que eu tinha desistido para fazer um filme, o que era mentira. Eles contrataram Dave Hopper, que trabalhou comigo durante a turnê europeia de 1968, e Dave era um garoto legal, inteligente, forte e conhecia bastante o sistema de som, mas a forma como foi tratado, quando o vi depois da última turnê … Bill Siddons me pediu para vir consertá-lo, do estado em que estava quando o vi, estava doente, nem queria tocá-lo. E finalmente disse a Bill, farei isso, mas fico com o sistema elétrico e qualquer outra coisa que eu quiser. Eles poderiam ter os amplificadores. E eu consertei tudo e eles venderam para [grupo de garotas] Fanny e ele desapareceu. Procuramos para o filme e não encontramos nenhum vestígio. O que aconteceu, ninguém sabe. Quando eles fecharam o escritório, eles o venderam, então o equipamento do The Doors que eu construí desapareceu na obscuridade. Tudo o que você pode ver no filme foi construído como um set de filmagem, nunca funcionou.
Isso foi depois da morte de Jim Morrison?
Sim, foi quando eles se preparavam para a grande turnê de 1972 que fizeram nos Estados Unidos, Europa e depois de volta nos Estados Unidos. Foi a segunda turnê nos Estados Unidos que falhou. Eles não podiam vender ingressos. Os fãs não queriam ouvir o blues do The Doors Chicago.
A cola dentro do The Doors estava desmoronando?
The Doors reconstituído, Ray comprou um Hammond B3 e mandou cortá-lo para que pudesse ir para a estrada. Eles adicionaram um baixista e um guitarrista. O guitarrista usou uma palheta em vez de tocar guitarra no estilo clássico como Robby fazia. Então, o som mudou, essa foi a primeira coisa, a segunda coisa é que eles não fizeram muitas músicas do The Doors, eles queriam fazer essas coisas novas que Ray havia escrito, o blues de Chicago. As crianças que compravam ingressos queriam ouvir o The Doors tocando, não importava a aparência deles, três caras ou cinco caras. Eles queriam ouvi-los tocar. Ray estava cantando e Robby alguns dos backups. Não tinha o mesmo som e a música definitivamente não era a mesma, era o blues de Chicago. Isso foi o fim de tudo, eles simplesmente falharam.
Após a morte de Jim, as mesmas pessoas que trabalhavam nos bastidores continuaram trabalhando para o The Doors?
A equipe do Office permaneceu lá, Bill continuou como gerente, Kathy estava lá, eu estava lá, e esse era o círculo interno, a equipe real do The Doors. Leon, era o publicitário, cuidava do fã-clube e da publicidade, ficou. Todo mundo estava despedaçado, todo mundo estava devastado. Foi um caso de reforma da banda. Era um som diferente, uma música diferente. Não era mais The Doors. Eu sabia quando ouvi a música que isso não era bom. Isso simplesmente não era The Doors e não seria um sucesso. No entanto, fizemos a turnê de 1971, as quatro apresentações e, com certeza, as pessoas não gostaram. Quando os cinco caras tocaram as peças do Doors, o público ficou em êxtase, muito felizes, batendo palmas e torcendo, quando eles tocaram a nova música, não foi nada, houve aplausos, mas a emoção simplesmente não estava lá, eles não estavam com o coração naquilo.
Algo estava faltando?
Algo estava faltando e esse era o som e as músicas do The Doors. Se o The Doors não tivesse se reconstituído, se eles tivessem ido para a estrada como um grupo de três homens, Ray cantando, Robby cantando de volta, tocando música do The Doors, eles teriam continuado, eu seria o Road Manager mais antigo do mundo.
(em Nova Orleans) Jim se levantou, pegou o cabo do microfone e o jogou na plateia como um dardo. Não poderia ter sido melhor se ele fosse um lançador de dardo olímpico. Ele apenas recuou, pegou a coisa na mão, é assim que se faz, e jogou a maldita coisa na plateia, por que alguém não foi atingido ou ferido gravemente, eu não sei.
Já passou pela sua cabeça que Jim Morrison nunca mais voltaria de Paris ou que morreria tão jovem?
Não, ninguém suspeitava disso, por que você acreditaria nisso? Jim ligou para John algumas semanas antes de morrer e disse: “Estou me sentindo melhor, escrevi algumas coisas novas e parei de beber, me limpei, percebo todos os erros estúpidos que cometi e gostaria de voltar. Que tal considerarmos nos reunir novamente, você pode ver minhas coisas novas e podemos continuar. John era completamente evasivo e se recusava a dizer sim ou não. Mas Jim ligou para John porque foi ele quem insistiu que nunca mais tocaria com Jim no palco. Ele estava tentando deixar John saber que as coisas eram diferentes, que ele estava limpo e duas semanas depois ele estava morto. Ninguém suspeitava disso, por que nós? Havia alguns cartões postais e uma carta sugerindo que as coisas estavam indo bem. Ele e Pam estavam gostando da estadia e ele estava bem. Não sabíamos o que ele estava fazendo. As histórias sobre sua vida em Paris surgiram depois que ele morreu, os clubes, a bebida e o uso constante de heroína por Pam, sua fonte e o fato de Jim ligar para Bob Greene o tempo todo pedindo mais dinheiro. Ele estava sem dinheiro. Bob disse a ele "Você está sem dinheiro, você gastou toda a sua parte do pagamento do The Doors que você tem e é melhor considerar voltar, você não pode viver assim."
Você acha que Pamela Courson contribuiu para sua morte precoce, que as coisas poderiam ter sido melhores se ela não estivesse por perto?
Absolutamente. Primeiro, ela era uma drogada, era manipuladora, fazia com que ele comprasse heroína para ela. Eles discutiam muito. Ela o fez comprar todas as roupas para sua butique e depois distribuiu as roupas para suas amigas, Jim compraria mais roupas e ela as daria para suas amigas. Todo o lugar era um antro de desigualdade. Ela e seus amigos de heroína estariam lá injetando e fumando grama, sentados no chão contando uns aos outros como o mundo era maravilhoso, enquanto Jim estava lá fora tentando ganhar dinheiro, naquela época ele estava fazendo “HWY” ("Queen of Highway"). Ela era uma influência terrível, ela era uma das fontes de sua inquietação, eles brigavam com frequência e violência. Essa foi uma das causas de Miami. Primeiro, ele tinha visto a apresentação do Living Theatre onde eles se apresentaram nus, o segundo foi que ele teve uma briga violenta com ela antes de entrar no avião, então eles deram a ele todo o álcool que ele queria no avião, ele estava totalmente bêbado pelo vez que ele chegou a Miami. Quando ele soube que o promotor de Miami o enganou, e ele estava determinado a não fazer um show em Miami, foi por isso que houve tanto papo e pouca cantoria.
Jim Morrison não era uma pessoa materialista, certo?
A única coisa que ele comprou de algum valor material foi um carro, era a única coisa que ele queria, um hot rod, ele ia ser outro James Dean. Jim gastava seu dinheiro entretendo seus “amigos”, pessoas que diziam ser amigos desde que ele tivesse dinheiro para levá-los aos bares, restaurantes, outros shows de rock e entrar de graça. Enquanto Jim gastava dinheiro, ele tinha amigos. Quando o dinheiro acabou em seu bolso, ele não tinha amigos, eles o deixaram nos bares ou onde quer que ele estivesse, eles foram para outra pessoa e deixaram Jim pendurado e ele teve que voltar para o motel ou o escritório onde ele costumava dormir no escritório de Bill. Na manhã seguinte, eu chegava e Jim dizia: “Diga, Vince, você poderia me emprestar 20 dólares”, eu respondia “Claro, Jim, sem problemas”. Claro, Bob Greene me daria o dinheiro quando eu recebesse meu pagamento. Às vezes eu nem mencionava isso e apenas dava o dinheiro a ele. Você sabia que quando Jim precisava de algum dinheiro, ele estava na cidade com seus amigos e eles o limparam, ele não tinha dinheiro nenhum. Ele pediu dinheiro emprestado para poder tomar café da manhã em algum lugar, talvez no Barney's Beanery ou do outro lado da rua havia um pequeno restaurante, e ele tomaria café da manhã ou pegaria um táxi e iria a qualquer lugar, mas o ponto é que eles o liberaram e então eles o deixaram, eles o abandonaram. Ele não tinha amigos de verdade, mas seu dinheiro foi desperdiçado com eles. “HWY” também custou muito dinheiro porque teve que pagar Paul Ferrara e Babe Hill, o cinegrafista e o técnico de som, e todas as despesas. Não tenho certeza se eles pagaram Frank Lisciandro por seu tempo de edição. "HWY" não foi financiado pelo The Doors; foi financiado por Jim.
Ele era uma pessoa generosa com as pessoas erradas...
Resumindo, é exatamente assim.
Eu tinha muitas conversas pela manhã, eu ia e ele ficava lá no escritório e às vezes ele ficava esperando os caras entrarem para ensaiar, e você podia falar com ele quando ele estava sóbrio, e era interessante porque ele era um cara inteligente, bem lido
Qual é a imagem que você mantém de Jim Morrison como amigo e colaborador?
Eu tinha muitas conversas pela manhã, eu ia e ele ficava lá no escritório e às vezes ele ficava esperando os caras entrarem para ensaiar, e você podia falar com ele quando ele estava sóbrio, e era interessante porque ele era um cara inteligente, culto, uma das coisas que ele fazia que o colocava acima das outras pessoas, acho que foi por isso que ele fez. Ele lia coisas para poder falar sobre coisas que as pessoas não sabiam, entendiam e não pensavam. Isso o fazia parecer extremamente brilhante. Ele tinha uma memória muito boa, era conversador, mas também confrontador, gostava de colocar você em posição de justificar sua posição.
Assista The Doors tocando 'The Unknown Soldier' ao vivo no The Hollywood Bowl em 1968
Um homem que fala com as máquinas
Como foi sua vida depois do The Doors?
Fomos todos pegos de surpresa, muito mal. Depois que percebi que parte da minha vida havia acabado, continuei fazendo meu filme e trabalhei nele pelos próximos anos e o exibimos no Havaí e na Califórnia. A Pacific Theatres nos fez uma oferta para fazer um acordo de participação nos lucros, que rejeitei porque estava causando problemas. Eles pegariam o filme e ganhariam muito dinheiro com ele, nunca haveria lucro em seus livros de contabilidade, eles iam explodir para 35mm e foi rodado em Cinerama, foi o único filme de surf já feito em widescreen, tínhamos uma tela portátil que usamos para mostrá-lo. Depois do filme, eu meio que passei por momentos difíceis. Fiz alguns trabalhos com eletrônica, trabalhei com música moderna, afinei alguns órgãos e cravos, entrei em estúdio e trabalhei em uma loja de eletrônicos consertando amplificadores. Aí eu entrei nos jogos eletrônicos, foi aí que surgiram os jogos de pong. Eu trabalhei com eles e entrei com esses dois caras que possuíam uma série de jogos de pong e mantinham máquinas de pinball.
Então, eu entrei nessa coisa de foto. Havia uma coisa em Las Vegas em que você podia tirar uma foto 20 × 24 em preto e branco em um minuto. Era um truque, as pessoas iam para Las Vegas em busca de diversão, tinham uma coisa de memória e voltavam com esses pôsteres. As máquinas que faziam essas coisas foram construídas por um cara em San Fernando Valley, e ele estava construindo uma porcaria de maquinário, eles estavam falhando e tendo propinas, isso era muito preocupante. Então, eles vieram até nós e perguntaram se poderíamos copiar a máquina e reinventamos a máquina inteira, fizemos um design totalmente novo e foi um sucesso estrondoso porque sempre funcionou, não falhou ou teve os problemas que a outra máquina tinha. Então continuamos e fizemos uma versão colorida disso, os primeiros a fazê-lo. A química veio de uma pequena empresa no Vale, empresa de vendas de tecnologia, uma química rápida para cores e inventamos o processo que poderia usá-la, então em 13 minutos você poderia ter um retrato colorido 20 × 24 ou imagem de qualquer negativo que você queria. Entramos em produção e tivemos um grande sucesso e um cara veio até nós do Japão que queria ser o revendedor para o Japão, então assinamos o contrato. Ele queria comprar cinco máquinas como primeiro investimento, mas as coisas deram errado. O cara que negociou o acordo entre o japonês e eu, chegou ao meu sócio e o convenceu de que ele deveria me largar, roubar todos os planos e levá-los para o Japão, para fazer a máquina lá. Ele fez isso, foi para o Japão com o pretexto de ir treinar pessoas para operar a máquina. Ele pegou a cópia da patente, todos os desenhos e detalhes técnicos que eu escrevi em cadernos, tudo em uma mala que ele disse ser a roupa dele e trouxe para o Japão onde disseram que iam produzir. Mata Fuji, que ia fazer isso, não conseguiu os backups. Ele ficou bêbado em uma festa, insultou a filha de seu financeiro, e esse foi o fim desse relacionamento e ele voltou.
Entrei no negócio de serviços marítimos por um tempo. Eu estava ganhando 5 dólares por hora como despachante do serviço de reboque de Danny Daytona e um dos caras disse “por que você não vai até a marina, eles pagam muito dinheiro para os técnicos, você poderia trabalhar lá” e foi assim que entrei no negócio marítimo. Eu nunca olhei para trás, apesar do fato de que eu tinha ofertas de The Bee Gees, Crosby Stills, Joni Mitchell e outros grupos, mas eles não eram The Doors, eu não queria fazer parte, eu apenas virei as costas nele. Então, eu apenas vaguei até entrar no negócio marítimo, que foi em 1985, continuei até 2000, quando fui para a Coreia para construir órgãos novamente. Voltei da Coreia em 2020 e estou trabalhando agora na indústria de órgãos, construindo órgãos novamente.
Podemos dizer que você é um homem que fala a linguagem das máquinas?
Sim! Gosto de locomotivas a vapor, foguetes, eletrônicos, amo as máquinas, todas as coisas que tornaram os Estados Unidos grandes, a indústria que tornou os Estados Unidos grandes. A América perdeu sua indústria pesada e nunca mais será grande novamente até que os Estados Unidos acordem e percebam que entregaram sua tecnologia à China e fizeram da China não apenas forte, mas um forte inimigo. Isso foi uma coisa estúpida de se fazer. Isso é o que a ganância faz, a falta de previsão e o fato de que você pode ir para a cama com os que se opõem politicamente, fazer disso um objetivo e não conseguir. Tudo o que você faz é torná-los um inimigo mais forte.
A conclusão é que você era o homem perfeito para estar no meio do The Doors…
Uma coisa que ficou bom, é que eu respeitava os caras como músicos, pelo que eles faziam e pelo que estavam fazendo, eram pessoas educadas, pessoas gentis, atenciosas e generosas. Ganhei uma passagem de primeira classe para casa, todo Natal ganhava um bônus de 1.000 dólares, eles eram absolutamente maravilhosos. Para mim, como indivíduo, a outra coisa que tornou tudo muito bom para mim é que eles me respeitavam como pessoa. Quando eu disse algo como, você deve fazer isso, você deve fazer aquilo, eles fizeram. Eles ouviram porque eu tinha seu som, sua imagem, performance, literalmente em minhas mãos. Eles sabiam que o que eu disse foi para benefício deles, não para prejuízo. E sempre funcionou. Cada vez que eles seguiam meu conselho, sempre funcionou para ser melhor. Por isso, eles confiaram em mim. Foi um relacionamento tão maravilhoso, por isso fiquei tão surpreso quando eles nunca seguiram a declaração de Bill sobre eu deixar o The Doors. Eu estava preparado para ir com os novos Doors. Bill bateu a porta literalmente.
Assista The Doors tocando “The End” ao vivo no festival The Isle of Wight em 1970
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Comentários dos leitores:
"O livro de Vince Treanor é uma espiada nos bastidores de um dos grupos de rock mais lendários da história. Este é o relato verdadeiramente preciso da vida nos bastidores com o The Doors.
Vince não apenas influenciou o funcionamento interno dessa lendária e controversa banda de rock, como também me deu o pontapé inicial. Agradeço a ele por escrever suas memórias, contar histórias nunca antes ouvidas e me incluir de vez em quando." Stuart Ross, ex-"Garoto da Banda".
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