JIMI HENDRIX: UMA DAS MAIORES PERFORMANCES DE GUITARRA DE TODOS OS TEMPOS (2023)
- Details
- Hits: 266
2023
3 DE OUTUBRO
Uma das maiores performances de guitarra de todos os tempos: novo vídeo colorido da apresentação prolongada de Jimi Hendrix de 1970 de Machine Gun no Fillmore East surge
By Matt Parker - https://www.guitarworld.com/
"Jimi conectou-se a algo cinematográfico, como um filme vindo de sua guitarra"
Existem vários momentos na curta, mas agitada, carreira de Jimi Hendrix que são aclamados como icônicos: sua interpretação de "The Star Spangled Banner" em WOODSTOCK, ele queimando sua Fender Stratocaster em MONTEREY POP, deixando Eric Clapton impressionado durante sua participação especial com o Cream.
No entanto, pergunte aos conhecedores de Hendrix e eles dirão que, do ponto de vista musical, é difícil superar sua versão estendida de "Machine Gun", gravada ao vivo com a Band Of Gypsys no Fillmore East em 1 DE JANEIRO DE 1970.
Agora, por uma peculiaridade da internet, um trecho totalmente colorizado da performance de 12 minutos surgiu no YouTube.
Admitidamente, é intercalado ocasionalmente com imagens de arquivo por questões de direitos autorais, mas dá vida vívida à melhor interpretação de Machine Gun já capturada - um evento, argumentam alguns, como a maior apresentação de guitarra elétrica da história do rock. De fato, em uma próxima entrevista para a revista Guitar World, Vernon Reid, do Living Colour, explicou exatamente por que a performance de Machine Gun no Fillmore East é tão importante.
"É a única performance de guitarra elétrica que se destaca por ser mais do que apenas as notas que ele está tocando", diz Reid.
"Jimi estava capturando o espírito da época e falava sobre o que o país estava passando. Ele estava se comunicando com pessoas que estavam caminhando em arrozais no Vietnã a milhares de quilômetros de distância. Ele estava solidário com o Vietcong e com os soldados americanos com Machine Gun."
A gravação de 1970 captura a mistura completa de bravura sombria, patriotismo, desilusão, confusão e violência que os jovens enfrentaram no país no início dos anos 60. É possível ouvir tudo isso em sua performance.
"Jimi estava conectado a algo cinematográfico", diz Reid. "Como um filme vindo de sua guitarra. Se você olhar para uma música como [a obra-prima de Eddie Van Halen] Eruption, por mais extraordinária que seja, é sobre a guitarra em si, mas Machine Gun é sobre a nação em um momento específico. Jimi alcançou isso em um nível sem precedentes."
Como Hendrix mesmo conclui entre os aplausos no final do vídeo: "Essa é uma que não queremos mais ouvir, certo?"
No mês passado, surgiram notícias sobre uma nova gravação de um show de Hendrix, Jimi Hendrix Experience: Hollywood Bowl 18 DE AGOSTO DE 1967, que mostra o herói da guitarra prestes a alcançar a fama, tocando para uma plateia de fãs boquiabertos dos Mamas and Papas.