BEDLAM E A NEUTRALIDADE DOS INJUSTOS

bedlam

Bedlam e a neutralidade dos injustos

por Alexandre Lopes

É irônico como chegamos ao ponto de sentir certa calma ou indiferença ao ver cenas de extrema violência em filmes e séries etc.., é como se chegássemos ao ponto onde nada se torna interessante o suficiente, até aquelas cenas impactantes que você tanto gostava na infância por serem tão viscerais de uma hora para outra se tornam supérfluas, como a tonelada de conteúdo do mesmo gênero, tal como um balde que enche aos poucos.   

A HQ foi criada pelo escritor Nick Spencer e a arte ficou a cargo de Rilley Rossmo lançada em meados de 2012 pela Image Comics com um total de onze capítulos.

Bedlam narra a história de Fillmore vulgo Madder Red, um famoso serial killer que vive na cidade de Bedlam. Atualmente, ele parece estar misteriosamente curado de sua psicopatia. Porém com a chegada de uma série de assassinatos ocorrendo na cidade, Fillmore decide ajudar a polícia a capturar o responsável por trás dos homicídios.

O Madder Red nada mais é que o carisma da história, um personagem aprofundado de forma tão enraizada, que seus atos geram as mais diversas consequências. Ele é o psicopata  no qual o leitor só consegue exprimir uma opinião a primeira vista.... pura apatia, isso é não existe motivação, emoção muito menos entusiasmo, como o próprio Red diz ao doutor, não existe razão ou pretexto, ele só tem um caso simples de loucura, tudo o que ele faz é tão característico, que parece uma paródia, satirizando os vilões dos quadrinhos.

Assim  como Rorschach (Watchmen) ambos anulam sua identidade como indivíduos e adotam o uso do alter-ego como sua verdadeira essência, sendo assim nos deixa a imaginar que um provável trauma de infância ou problema psicológico tenha ocorrido no passado, na HQ o passado de Red não é explorado, de forma a deixar essas perguntas sem resposta.

Aos poucos vemos uma total desconstrução desse personagem, revelando a pessoa por trás da máscara e de todos aqueles atos terríveis, vemos alguém excepcionalmente comum, danificado e com problemas, não um monstro deformado ou uma criatura.

Bedlam é um conflito de ideias e pensamentos, que nos permite uma reflexão extensa para a história ao passar de cada edição. Se você assistiu a série Hannibal irá encontrar semelhanças na trama, seja pelo modo periódico das investigações, peculiaridades dos assassinatos ou as controvérsias e atitudes de seus protagonistas, está tudo lá porém de um jeito mais caricato e cômico.

A ironia e o deboche do conceito de super-herói permeia, com um herói que não é capaz o suficiente para resolver seus próprios os problemas ou salvar o dia, e ao passar da historia vai se provando cada vez mais ineficaz contra o crime. É irônico que a fonte de justiça e igualdade seja tão impotente contrariando o senso comum de um super-herói, provando mais uma vez a ideia de Kick-Ass onde os heróis nada mais são que pessoas com um complexo de heroísmo e tempo livre.

Mais fascinante é a forma como exploram a tensão a partir do estado psicológico de seus personagens, que fornece ao leitor enigmas e instiga uma sensação claustrofóbica, como uma lacuna a ser preenchida, acabam por ressaltar a qualidade da obra.

Vemos um conflito intenso em aceitar o personagem de Fillmore pelo simples fato dele ter sido um psicopata, ver um personagem desses fazendo atos que podem beneficiar os outros é algo estranho, ainda mais pela forma que reforçam seus atos no passado, nos faz pensar que em algum ponto ele está planejando algo grandioso e brutal.

Bedlam possui uma autenticidade incrível, mesmo se pensarmos nas inúmeras referências a filmes e outros personagens de quadrinhos, eles conseguem fugir do padrão.

O visual sem duvida é importante, mas a construção de um personagem autêntico gera mais credibilidade para a historia, não é à toa que sempre vemos  personagens excêntricos e icônicos em filmes, séries, quadrinhos..etc, onde o protagonista é um psicopata.


Espero não ter enrolado muito, eu levei um tempo para escrever isso, bom se você é assim como eu um aficionado em perder o tempo com um conteúdo fascinante, leia a historia e tire sua própria conclusão, creio que vai te levar a alguns momentos bastante reflexivos.

Articles View Hits
11364918

We have 705 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro