A cinebiografia não realizada de Philip K. Dick

 A cinebiografia não realizada de Philip K. Dick

O escritor que completaria hoje 85 anos pode ganhar uma biografia 'sobre sua mente'. E Blade Runner, clássico dos cinemas baseado em sua obra, pode ter continuação

 POR RAMON VITRAL

 

 CENÁRIO DO FILME BLADE RUNNER (FOTO: REPRODUÇÃO)

por:
Ramon Vitral 

Morto no dia 2 de março de 1982, o escritor norte-americano Philp K. Dick completaria hoje 85 anos. Responsável por livros que deram origem a alguns dos filmes de ficção científica mais célebres da história do cinema, ele concebeu os enredos que resultaram em produções como O Vingador do Futuro, Minority Report: A Nova Lei e o clássico Blade Runner, O Caçador de Andróides. No entanto, apesar das várias adaptações de seus trabalhos, Dick morreu antes de sua obra virar objeto de culto. Vítima de um acidente vascular cerebral aos 53 anos, ele também deixou uma vasta obra, composta por 44 livros e 121 contos.

 

(FOTO: WIKIMEDIA COMMONS)

Apesar da farta fonte de ideias para a indústria de cinema, a própria vida do escritor já foi vista como possível inspiração para um longa-metragem. Protagonista de Sideways (2004), o ator Paul Giamatti esteve envolvido na produção de uma cinebiografia de Philip K. Dick. Não faltaria drama ao roteiro: a irmã gêmea do autor morreu seis semanas após o parto, seus pais se divorciaram quando ele tinha cinco anos, na adolescência ele foi diagnosticado como esquizofrênico, abandonou o colégio, casou cinco vezes e teve um filho em cada um dos três primeiros casamentos. A morte prematura, antes de usufruir da fama mundial e de qualquer retorno financeiro, manteria o tom dramático da obra.

O foco da produção estrelada por Giamatti entretanto seria outro. Segundo o ator, em entrevista ao site norte-americano Collider em 2011, o roteiro seria ambientado na imaginação do escritor. “A ideia seria fazer uma biografia sobre sua mente”, explicou. Quase dois anos após a conversa, a produção não consta nem como rumor na página do ator no Internet Movie Database.

Relacionado às obras de Dick, os boatos mais recentes dizem respeito à uma continuação de Blade Runner. Em outubro, o diretor Ridley Scott falou com a revista inglesa Empire sobre a sequência: “Sim, estamos trabalhando em Blade Runner 2 no momento, o filme vai acontecer cedo ou tarde”. Aos 71 anos, o ator Harrison Ford também se mostrou interessado na obra. Em entrevista ao site IGN ele avisou: “Eu ficaria muito feliz de trabalhar no desenvolvimento da história”.

E você: é a favor de uma sequência de Blade Runner? E qual a sua adaptação preferida dos livros de Philip K. Dick?

L I N K S 

Novo' Livro de Philip K. Dick acaba de sair no Brasil

 Phillip K Dick já previa presidente negro em 1966 

 

Articles View Hits
11300838

We have 539 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro