"On the road" já está na estrada

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

"On the road" já está na estrada
 
Neal Cassady    10 set. / 2010 - O brasileiro Walter Salles, realizador de "Diários de Che Guevara", terminou a primeira fase da rodagem do seu próximo filme, "On the Road", adaptação da obra de Jack Kerouac ao grande ecrã com produção de Francis Ford Coppola (que detinha os direitos da adaptação ao cinema desde 1979).

A rodagem do filme, cuja estreia está marcada para 2011, está a decorrer desde o início de Agosto entre o Canadá, os Estados Unidos e a América do Sul. Num dos principais papéis está a actriz Kristen Stewart (a Bella de "Crepúsculo"), que pintou o cabelo de loiro para interpretar Marylou, personagem que terá cenas de sexo ousadas, em "ménage à trois". Garrett Hedlund interpretará Dean Moriarty, o alter-ego de Neal Cassady, e Sam Riley, o Ian Curtis do filme "Control", será Sal Paradise, narrador e personificação do escritor Jack Kerouac.

Salles está a trabalhar neste projecto há cinco anos. Só depois de ter feito o documentário "À Procura de 'On the Road'" é que o realizador de "Central Brasil" conseguiu que várias produtoras investissem no filme. Ao jornal "O Globo", Salles disse que ao cruzar os EUA de ponta a ponta, seguindo os passos de Jack Kerouac, encontrou "não só as personagens do livro que ainda estão vivas, mas também os poetas da sua geração": "Acabei percebendo que esses homens e mulheres que tiveram a coragem de abrir essas janelas nos anos 50 e 60 são muito mais jovens do que muitos jovens de hoje em dia".

   

Nas mãos de Walter Salles, "On The Road" renderá também documentário
MARY PERSIA - da Folha Online

5 fev. / 2007 - Baseado no clássico beatnik "On The Road", o próximo longa de Walter Salles não será um, mas dois filmes. Além da produção inspirada no livro de Jack Kerouac (1922-1969), o diretor prepara o documentário "Searching for On the Road", que traz sua incursão pelos cenários da obra literária ícone da geração beat.
Ainda não está definido se o material será lançado antes ou depois de "On The Road" --cuja estréia está prevista para 2009--, mas seu processo está bastante adiantado. As filmagens ocorreram no ano passado, em diversas etapas, e Salles cuida agora da pós-produção.

Quanto ao longa que levará para as telas a obra de Kerouac, apenas o roteiro --de José Rivera ("Diários de Motocicleta")-- já está pronto. A definição do elenco ainda está em aberto, assim como o início das filmagens.

Os direitos da obra escrita em 1951 foram comprados pelo diretor Francis Ford Coppola, por meio de sua produtora American Zoetrope, em 1979. Em 2005, Salles conseguiu a liberação por Coppola, que é produtor executivo do longa. O diretor americano não escondeu que "Diários de Motocicleta" o ajudou a definir para quem iriam os direitos, bastante disputados por produtores e diretores.

O livro é narrado pelo alter-ego de Kerouac, Sal Paradise, cujo impulso vital eram pôr o pé na estrada e ver a América. Nessa jornada, ele pega carona, sobe em trens, conhece outros viajantes, luta por comida e explora temas como liberdade e nostalgia. Seu grande companheiro na vida real, Neal Cassady (autor de 'O Primeiro Terço'), também ganha seu personagem. No livro, ele é Dean Moriarty.


 

Walter Salles vai filmar com Francis Ford Coppola o clássico beat 'On the road'
Globo Online - Reuters

 RIO - 5 ago. / 2005 - Foram precisos 26 anos para encontrar um diretor e um roteirista capazes de levar ao cinema o clássico da chamada geração beat. E Francis Ford Coppola encontrou no brasileiro Walter Salles e no roteirista José Rivera - que juntos fizeram "Diários de motocicleta" - os nomes ideais para adaptar "On the road - Pé na estrada". O livro de Jack Kerouac, publicado em 1957, inaugurou o movimento dos beats, que rejeitava os estilos de vida da época, principalmente a crescente cultura consumista.

O anúncio de Walter Salles como o nome mais forte para dirigir a adaptação veio no início da semana quando o site "Fox news" divulgou que o brasileiro estava preparando o roteiro para ser entregue a Coppola. Nesta sexta-feira, os produtores confirmaram a notícia.

A produtora American Zoetrope, de Coppola, é dona dos direitos do livro para o cinema desde 1979. De acordo com o próprio Coppola, o livro já foi cortejado por vários diretores ao longo dos anos.

- 'On the road' é inerentemente difícil de adaptar para a tela, e até agora não tínhamos encontrado a combinação certa de diretor e roteirista que pudesse lhe fazer justiça - disse Coppola, que cuidará da produção executiva.

Walter Salles, que acaba de lançar seu primeiro filme rodado em inglês, "Água negra", estrelado por Jennifer Connelly, afirmou ao "Hollywood reporter" que a história de "On the road" continua moderna.

- 'On the road' é um livro seminal que captou a voz de toda uma geração, com sua sede de viver, sua rejeição das verdades impostas e sua insatisfação com o status quo - disse Salles. - O livro é tão moderno hoje quanto foi quatro décadas atrás.

Publicado em 1957, "On the road" teve papel fundamental na origem do movimento beat. O livro é narrado pelo mal disfarçado alter ego de Kerouac, Sal Paradise, que se inspira para pôr o pé na estrada e conhecer a América.

A história acompanha seus altos e baixos enquanto ele viaja de carona, anda de trem sem pagar passagem, conhece outros viajantes e luta para conseguir comer.

A produção e a escolha do elenco estão previstas para começar em 2006. No entanto, já há um nome forte para o papel principal. Seria Billy Crudup, de "Quase famosos" e "Todos dizem eu te amo". Scarlett Johansson ("Encontros e desencontros") e Chlöe Sevigny ("Meninos não choram") são os nomes apontados para viver Joyce Johnson, namorada de Kerouac na época e musa inspiradora para a personagem principal feminina.

 
 
 
zzz1229

'On the road': estrada sem rumo feita de papel
(O Globo)

 RIO - "On the road" foi chamado de bíblia da Geração Beat, expressão criada por seu autor, Jean Louis Lébris de Kerouac, ou simplesmente Jack Kerouac. Descendente de franco-canadenses, nascido em 1922, no estado de Massachusetts, EUA, Kerouac era um desajustado quando, em 1947, decidiu pôr o pé na estrada. Em 1951, transformou a experiência numa autobiografia marcada por uma busca sem fim e sem rumo (o autor, aliás, era cristão-budista) e impulsionada por jazz, sexo, bebida e drogas. O livro foi publicado no Brasil, em 1984, com o adequado subtítulo "Pé na estrada".

"On the road" foi escrito em um rolo de papel de telex, para que Kerouac não perdesse tempo trocando o papel da máquina. Há coerência nesse gesto: ele escreveu numa estrada de papel, com a mesma frenética velocidade com que desejava viver, algo em torno de cem palavras por minuto. Escrevia o que lhe passava pela cabeça, sem revisar o texto, ignorando pontuação e normas gramaticais.

Só em 1957 Kerouac encontrou um editor disposto a publicar aquela história de um jovem que, durante a Segunda Guerra, por ser julgado esquizóide, é desligado da Marinha de Guerra americana, passa pela Marinha mercante e em seguida torna-se, sucessivamente, jogador de futebol americano, operário da construção civil, guarda florestal, ferroviário e catador de algodão. Na procura da "vida real", como ele diz, o narrador do livro freqüenta prostíbulos no México e vaga por Denver, São Francisco e Nova Iorque.

Os personagens do livro, com nomes fictícios, são todos reais: Allen Ginsberg (autor do poema "Uivo", a melhor obra literária da Geração Beat), Gregory Corso, Lawrence Ferlinghetti, Wiliam Burroughs e Neal Cassady - este o único do grupo que não era escritor, mas vagabundo assumido. Impulsionado pelo escândalo alimentado por setores conservadores da imprensa, que detestaram o livro, "On the road" entrou logo na lista dos mais vendidos. Acabaria como um dos pilares do movimento hippie na década seguinte.

Kerouac, o "rei dos beats", encarnado no livro pelo escritor Sal Paradise, não soube surfar essa onda de popularidade. Cada vez mais perturbado, mudou-se para a casa da mãe e morreu em 1969, de hemorragia estomacal.
 


 

 

Articles View Hits
7622130

We have 685 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro