Geração Beat vive novo momento de adaptações cinematográficas

20/01/2011 | 10h28  |  Cinema

Geração Beat vive novo momento de adaptações cinematográficas



Trailer do filme Uivo, baseado na vida e obra de Allen Ginsberg. Imagens: Oscilloscope Laboratories / Divulgação


Depois de empolgar e influenciar gerações, dois livros fundamentais da literatura americana chegam, finalmente, aos cinemas. Uivo (Howl), escrito por Allen Ginsberg em 1956 e On the road, escrito por Jack Kerouac no ano seguinte, são dois dos maiores representantes da literatura beat, que sacudiram a sociedade na época com um estilo maldito de escrever, despejando ideias e sentimentos de forma absolutamente espontânea, sem nenhum pudor.

O primeiro deles a chegar aos cinemas é Uivo, que inclusive já estreou nos Estados Unidos. Lançado por lá em setembro de 2010, narra a trajetória de Ginsberg e o processo de consolidação de seu livro. Também retrata a primeira vez que o livro foi lido em público, que consistia na primeira manifestação pública do movimento beat e em todas as suas conseqüências. O filme conta com James Franco no papel principal. Ainda não há previsão de quando será exibido por aqui.

On the road terminou recentemente as filmagens, comandadas por Walter Salles, com estreia prevista pra 2012. O livro de Kerouac consiste em uma narrativa de perder o fôlego, enquanto os personagens principais Sal Paradise e Dean Moriarty atravessam diversas vezes os Estados Unidos, retratando suas experiências e refletindo sobre a vida, bem diferente de tudo o que vivenciavam, recheados de adjetivos e com fortes sentimentos de rebeldia e desapego, que contrastavam com os valores difundidos pela sociedade da época.

Walter Salles enfrentou muitas dificuldades nas gravações. A crise econômica de 2008 dificultou que muitos se interessassem em financiar um filme independente. Mas de acordo com entrevista de Walter Salles ao jornal Folha de S. Paulo, ele teve apoio de vários cineastas e roteiristas que possuíam vínculos com o projeto, como Francis Ford Coppola, Roman Coppola e Barry Gifford. Mesmo assim, os custos foram escassos, as filmagens ocorreram com urgência, mas está filmado. O filme deve ficar pronto no final do ano ou início de 2012.

Os dois livros são pedras fundamentais do movimento beat, este movimento ganhou força no final dos anos 1950 e início da década posterior, sendo um dos pilares do movimento hippie, influenciando vários ícones da cultura, como Bob Dylan, Hunter Thompson e os Beatles. Foi uma revolução comportamental (logo nomeada como um movimento de contracultura) com jovens cansados da hipocrisia e do mundo que viviam. Resolveram viver obtendo experiências que iam além da realidade. Celebravam a criatividade, sexo sem compromisso, drogas como elemento de recreação e agregação e principalmente a liberdade individual, totalmente envolvidos em uma atmosfera política oposta.

Por Tomaz de Alvarenga, do Portal Uai

Articles View Hits
7823806

We have 586 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro