Morre Joe Simon, o cocriador do Capitão América (2011)

 

JoeSimon

Morre Joe Simon, o cocriador do Capitão América
Por Samir Naliato
- http://universohq.com/quadrinhos/2011/n16122011_09.cfm  

Joe_captainamerica1_simon  

16 dez. / 2011 - Joe Simon, cocriador do Capitão América, morreu ontem (dia 15 de dezembro), aos 98 anos. A notícia foi dado pelo seu filho, via Facebook. Apesar do Sentinela da Liberdade ser seu personagem mais famoso, ele criou vários outros durante a Era de Ouro dos quadrinhos norte-americanos, além de escrever e desenhar séries de romance.

Joes Simon nasceu em 1913 em Rochester, Nova York, e começou a trabalhar como artista ainda adolescente, desenhando para jornais locais.

Logo entrou para a indústria de quadrinhos, e fez uma parceria de longa data com outra lenda dos quadrinhos, Jack Kirby (1917-1994). Os dois criaram juntos muitos personagens e histórias, sendo o mais famoso deles o Capitão América, em 1941. Na estreia do herói, na então editora Timely Comics (futura Marvel) a capa da revista mostrava o herói acertando um soco em Hitler, um ano antes de os Estados Unidos entrarem na Segunda Guerra Mundial.

Como muitos criadores de sua geração, Joe Simon serviu durante o conflito, se alistando na Guarda Costeira dos Estados Unidos.

Quando Simon se tornou editor-chefe, foi o responsável por contratar Stan Lee, que viria a ser um dos principais criadores do Universo Marvel moderno na década de 1960, ao lado de Kirby.

Ele também chegou a trabalhar para a editora National, que mais tarde viria a ser a DC Comics, fazendo histórias para a The Sandman, The Newsboy Legion e Boy Commandos. Para a Fawcett Comics, fez histórias para o Capitão Marvel, antes que este fosse adquirido pela DC.

Também foi de Joe Simon, mais uma vez ao lado de seu sempre colaborador Jack Kirby, a criação de Fighting American, um dos primeiros personagens autoriais (cujos direitos pertenciam aos autores, e não à editora) da indústria de quadrinhos dos Estados Unidos. Hoje, essa prática é amplamente difundida, tendo sido um dos principais ideais por trás da criação da Image Comics, por exemplo.

O criador deixou de trabalhar com quadrinhos durante a década de 1950, quando a indústria passou por problemas. Desde então, fez apenas trabalhos esporádicos.

Desde a década de 1960, Joe Simon vinha travando uma luta pessoal para tentar reaver os direitos autorais do Capitão América. Um acordo chegou a ser feito em 1969, mas novas tentativas foram feitas nos anos seguintes, sem sucesso, o mais recente é datado de 1999. O acordo extrajudicial feito em 2003 abriu espaço para que a adaptação para as telas do Capitão América este ano.

Apesar da idade elevada, o roteirista ainda participava de convenções de HQs nos Estados Unidos, sendo sempre saudado pelos fãs como um símbolo vivo da Era de Ouro dos quadrinhos

Em 1999, ele entrou para o Hall da Fama do prêmio Eisner Award.

cap

Conheça: Comics Beat www.comicsbeat.com

Articles View Hits
11317464

We have 1136 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro