PESQUISADORES ENCONTRAM FOLHA DE JORNAL SOB QUADRO DE PABLO PICASSO

 

Pesquisadores encontram folha de jornal sob quadro de Pablo Picasso
Página de 1902 é do 'Le Journal', uma publicação francesa de literatura, artes e política.

Por France Presse / https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/pesquisadores-encontram-folha-de-jornal-sob-quatro-de-pablo-picasso.ghtml

picasso
Foto de 18 de abril de 2018 divulgada nesta segunda-feira (5) pelo Museu de Arte de Pola, que fica na cidade de Hakone, no Japão, mostra John Delaney, pesquisador da National Gallery of Art, de Washington, nos EUA, sentado ao lado do quadro 'Mother and child by the sea' ('Mãe e criança junto ao mar'), de Pablo Picasso; com uso de infravermelho, o estudioso descobriu sob a pintura uma folha de jornal de 1902 (Foto: Museu de Arte de Pola/AFP)

6 jun. / 2018 - Um grupo de pesquisadores descobriu, com o uso de equipamentos de infravermelho, uma folha de jornal sob a superfície do quadro de Pablo Picasso "Mother and child by the sea" (Mão e criança junto ao mar).

"Para verificar que a imagem era nítida, dirigimos a câmera para o rosto da mãe. E, para minha grande surpresa, descobrimos um texto de jornal", afirmou John Delaney, pesquisador da National Gallery of Art em Washington, em comunicado divulgado nesta segunda-feira (5).

Delaney realizou o estudo em parceria com Keiko Imai, funcionária do Museu de Arte de Pola, em Hakone, no Japão, onde se encontra a obra do período azul de Picasso. A partir de setembro, ela será exposta no Museu de Orsay, em Paris.

Para identificar a origem do jornal, Keiko Imai fez uma pesquisa nos arquivos do "Le Journal", uma publicação francesa de literatura, artes e política que Pablo Picasso (1881-1973) tinha o hábito de ler.

A especialista localizou um exemplar 18 de janeiro de 1902 que corresponde exatamente aos textos, que menciona debates no Parlamento britânico e a criação de um salão de pinturas e esculturas.
A descoberta dos artigos demonstra que o quadro foi pintado após esta data em Barcelona, para onde Picasso se mudou em janeiro do mesmo ano. Antes, ele vivia em Paris.

A razão da presença da folha de jornal no quadro não foi determinada, mas talvez Picasso a tenha utilizado para cobrir camadas anteriores e pintar uma nova, de acordo com o comunicado.

A tecnologia de infravermelho também permitiu aos pesquisadores obter imagens mais precisas de uma composição anterior debaixo da atual, donde se vê uma mulher sentada com um copo de absinto.

picasso 2

Quadro 'Mulheres Chorando' de Pablo Picasso é leiloado por 1 bilhão de ienes em Tóquio
Por Leandro Nisishima 

3 jun. / 2018 - Tóquio – Um quadro da obra Mulher Chorando do famoso pintor espanhol Pablo Picasso foi leiloado em Tóquio pelo preço de 1 bilhão de ienes (R$ 34 milhões).

O leilão foi realizado em um edifício de luxo do bairro de Shibuya, em Tóquio. A obra criada pelo artista em 1937 teve como maior lance o valor de 1 bilhão de ienes. Segundo os organizadores do leilão, o valor é considerado o maior já pago em um leilão japonês de obras de arte realizado em território nacional.

O quadro tem 55 cm de altura e 38 cm de largura. De acordo com os especialistas o desenho pertence a corrente cubista, caracterizada pelo uso de formas distorcidas e fragmentadas. A figura retrata Dona Maar, uma das amantes do pintor e seria uma das obras idealizadas por Picasso entre 1936 e 1944.

O leilão reuniu muitos colecionadores japoneses de obras de arte. A organização do leilão informou que o maior lance de 1 bilhão de ienes foi feito por um japonês, mas evitou entrar em detalhes sobre a identidade do comprador.

Por outro lado, embora 1 bilhão de ienes possa parecer uma alta quantia, o número passa longe de ser o maior valor já pago por uma obra de Picasso. Em 2015 o quadro As mulheres de Argel foi vendido por 21,5 bilhões de ienes em Nova York.

Fonte: Jiji.com - https://ipc.digital/quadro-mulheres-chorando-de-pablo-picasso-e-leiloado-por-1-bilhao-de-ienes-em-toquio/

Articles View Hits
11366140

We have 3926 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro