FOTOS INÉDITAS DETALHAM RELAÇÃO ARTÍSTICA E PESSOAL DE WARHOL E BASQUIAT

 w 2 jpg

 LIVRO COM FOTOS INÉDITAS DETALHA RELAÇÃO ARTÍSTICA E PESSOAL DE ANDY WARHOL E BASQUIAT

Mais de 400 fotografias ilustram a amizade e parceria de trabalho dos artistas

Correio do Povo — https://www.correiodopovo.com.br/arteagenda/livro-com-fotos-in%C3%A9ditas-detalha-rela%C3%A7%C3%A3o-art%C3%ADstica-e-pessoal-de-andy-warhol-e-basquiat-1.340166

w 0 jpg
Os dois tornaram-se bons amigos e colaboradores constantes, criando obras de arte vibrantes e brilhantes | Foto: The Andy Warhol Foundation / Divulgação / CP

Porto Alegre — 20 mai. / 2019 — Mais de 32 anos após a morte de Andy Warhol, centenas de fotos tiradas pelo ícone da pop arte — até agora inéditas — revelam as minúcias de sua amizade com Jean-Michel Basquiat, capturando muitos momentos deles juntos. Um vislumbre “voyerístico” do mundo de dois dos maiores artistas do final do século 20 é revelado em um livro que traz à luz algumas das mais de 130 mil fotografias que Warhol fez para documentar todos os aspectos de sua vida. Ele as capturou através das lentes de sua câmera de 35mm, mas imprimiu apenas uma pequena parcela dos negativos.

A obra Warhol on Basquiat. The Iconic Relationship Told in Andy Warhol’s Words and Pictures ("Warhol sobre Basquiat. A relação icônica contada nas palavras e imagens de Andy Warhol", em tradução literal) foi produzida em colaboração com a The Andy Warhol Foundation e a propriedade de Basquiat. O livro explora a complexa relação pessoal e profissional dos artistas através de cerca de 400 fotografias, trechos do lendário Andy Warhol Diaries, material de arquivo raramente visto e exemplos de suas obras colaborativas. Está à venda na Amazon por 40 libras.

De acordo com o texto de apresentação, o "complexo relacionamento de Andy Warhol e Jean-Michel Basquiat cativou o mundo da arte naquela época e agora". "Numa época em que Warhol já era mundialmente famoso e o mais velho estadista de Nova Iorque, Basquiat era um talento do centro da cidade que subia rapidamente da cena do graffiti. Juntos, eles forjaram uma parceria pessoal e profissional eletrizante", diz a seção de abertura da publicação.

Os dois tornaram-se bons amigos e colaboradores constantes, criando obras de arte vibrantes e brilhantes. Durante a ascensão dos movimentos de hip-hop, punk e arte de rua do final dos anos 1970, Basquiat começou também sua escalada à fama. O florescente movimento artístico foi uma saída importante para ele, que faria de sua visão excêntrica uma marca indelével. Sua carreira decolou nos anos 1980, quando participou de inúmeras galerias. Durante este tempo, conheceu Warhol através do negociante de arte Bruno Bischofberger e os dois continuariam sua amizade até a morte de Warhol, em 1987.

Mesmo que alguns críticos não apreciassem o relacionamento — alguns alegam que Basquiat era um sanguessuga faminto por fama tentando superar a reputação de Warhol enquanto outros afirmavam que Warhol era um oportunista que estava usando o talento de Basquiat para seus próprios fins — a verdade parece mostrar que a amizada era genuína. Ronny Cutrone, um amigo dos dois, foi citado em uma biografia de Andy Warhol dizendo: “Era como um casamento maluco no mundo da arte e eles eram o casal estranho. A relação era simbiótica. Jean-Michel achou que precisava da fama de Andy e Andy achou que ele precisava do sangue novo de Jean-Michel. Jean-Michel deu a Andy uma imagem rebelde”.

Rumores de intimidade sexual entre os dois foram deixados de lado por amigos e familiares. Um notório ícone gay, Andy pode ser visto flertando com Basquiat em filmagens raras dos anos 80, e é claro que o par tinha uma conexão. “Andy, como muitas pessoas, foi muito seduzido e enamorado por Jean-Michel. Acho que ele provavelmente tinha uma queda por ele”, conta a ex-namorada de Basquiat, Suzanne Mallouk.

CULTURA Vogue

Livro de Andy Warhol e Jean-Michel Basquiat revisita os bastidores da intensa parceria da dupla de artistas
Expoentes máximos do pop, Andy Warhol e Jean-Michel Basquiat protagonizaram uma das relações mais próximas da história da arte. Novo livro reúne registros nunca antes vistos

 GISELA GUEIROS

w 3
 
Untitled (1984), de Jean-Michel Basquiat e Andy Warhol (Foto: Divulgação)


22 jul. / 2019 - São notórias as histórias de amizades entre grandes artistas. O cubismo teve Henri Matisse e Pablo Picasso. O neoconcretismo brasileiro, Lygia Clark e Hélio Oiticica. Tais relacionamentos mudaram os rumos da arte de seus tempos e servem até hoje de matéria bruta para quem busca entender o que acontecia nos bastidores da produção artística desses nomes estelares. A mais nova dupla a ter sua relação investigada é a dos americanos Jean-Michel Basquiat e Andy Warhol, em Warhol on Basquiat (Taschen, 312 páginas, R$ 270), que chega ao Brasil neste mês e ilustra o carinho e a profundidade da relação entre esses dois ícones da pop art, que marcaram os anos 80 e tudo o que foi feito depois.

A publicação reúne obras de arte, bilhetes e mais de 400 fotos inéditasdos arquivos de Andy Warhol em que Basquiat aparece ou é assunto. Para dar mais vida ao material, Michael Dayton Hermann, diretor de licenciamento da Andy Warhol Foundation (e editor do livro), usou trechos extraídos dos diários de Warhol – publicados em 1989 nos Estados Unidos com o título The Andy Warhol Diaries –, colocando o pai da arte pop como narrador. “O maior desafio foi organizar as mais de mil páginas de diários e os 130 mil negativos antes de transformar o conteúdo em uma narrativa clara que descrevesse a relação dos dois na voz de Warhol”, conta Hermann.

w 4
Retrato de Basquiat por Andy Warhol em 1982 (Foto: Divulgação)

Um dos artistas mais importantes do século 20, Warhol ganhou fama nos anos 60 com pinturas como as das 32 embalagens da sopa enlatada Campbell. Suas serigrafias de retratos de celebridades como Marilyn Monroe, Elvis Presley e Jacqueline Onassis também se tornaram ícones da arte americana. Dirigiu filmes, criou a revista Interview e trabalhou como ilustrador de moda no início de sua carreira.

Já Basquiat começou a fazer sucesso no fim dos anos 70 por conta de seus grafites caóticos nos metrôs de Nova York. Vendia cartões-postais e camisetas com suas criações estampadas – misturando imagens e palavras. A partir dos anos 80, passou a ser representado pela galeria Gagosian e teve sua primeira participação na prestigiosa mostra Documenta 7, em Kassel, na Alemanha, em 1982. Foi nesse turning point de sua trajetória que conheceu Warhol: “Fui encontrar (o galerista) Bruno Bischofberger. Ele trouxe Jean-Michel Basquiat. Ele sentava nas calçadas do Greenwich Village e pintava camisetas. Era um desses garotos que me deixavam louco”, conta Warhol no livro.

Outro trecho fala sobre a preocupação da amiga Paige Powell com o vício de Basquiat em heroína. Em seguida, escreve que o enfant terrible foi até ele para contar que estava deprimido e queria se matar. “Ri e disse que era falta de sono”, revela o fundador da arte pop. Há também fotos dos dois na ginástica e comendo, além de imagens de Basquiat de cueca, deitado na cama sem camisa, e do artista se barbeando, dançando, fumando, pintando, passeando pelas ruas de Milão e atéfazendo as unhas num salão de beleza.

w 6
Basquiat abraça Warhol
(Foto: Divulgação)

A turma da moda é presença frequente nas fotos ao lado de Warhol e Basquiat que estampam a publicação – os editores Anna Wintour e André Leon Talley aparecem numa vernissage do artista Julian Schnabel na lendária galeria Leo Castelli, em 84. Yoko Ono e Sean Lennon, Diane von Furstenberg, Wim Wenders, Whoopi Goldberg e Madonna também viram personagens desta Nova York dinâmica dos anos 80 que o livro retrata.

w 5

Capa do livro (Foto: Divulgação)

Numa época em que não existiam redes sociais, Warhol foi precursor. “Ele registrava em áudio e foto tudo o que via e vivia, compulsivamente – andava com uma câmera pendurada no pescoço, tirando polaroides o tempo todo”, relembra o diretor da fundação. “Este livro reúne registros de um tempo em que momentos privados eram mesmo privados, e não serviam para arrecadar likes.”

Articles View Hits
11300795

We have 3936 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro