JACK KIRBY: SAGAS E CONQUISTAS AS ORIGENS DA SUPER-REALIDADE (1994)

kirby

SAGAS E CONQUISTAS AS ORIGENS DA SUPER-REALIDADE
por Mário Pazcheco

Você é, você é / Você é mais um valente herói do Clube Marvel...

 Na realidade mutante os poderes, desafios e ameaças são coadjuvados por poderosas onomatopéias. CRAAC! KRAK! WHOOMH DARRROOM PAM!

Antes de aprender a ler, eu já havia mergulhado na ficção de Jack Kirby, diferentes da origem as revistas eram em preto e branco, depois da escola eu também cantava o hino dos heróis e acompanhava os desenhos do Clube Marvel, Thor: Onde o arco-íris é ponte / Onde vivem os imortais / O trovão é seu guarda-mor / O barra-limpa, o graaaande Thor!
Homem de Ferro: Tony Stark tira onda / Que é cientista espacial / Mas também é Homem de Ferro / Elétrico, atômico, genial / De armadura, Homem de Ferro / É lenha pura, Homem de Ferro.

SOC BRUMM REEEEEE OH! OW! POW WHOOOSH AHHH BRAK GRRRRRR THOOM THROOOM THOOOM SKRUNCH VOPT WHAM!

Da prancha de trabalho de Jack Kirby saiu um novo universo dos quadrinhos, da simbiose do novo e do velho ele criou uma gramática maravilhosa de formas e poderes.

Uniformes estrelados, guerra de mundos, terrestres contra os homens-sapos, invasão dos homens-pedra. Traços urbanos bem definidos e tecnologia extraterreste.

Heróis ágeis, velozes e invencíveis, músculos, asas e chamas. Nas encenações de suas histórias: mocinhas com rostos glamurosos, gestos dinâmicos, capas e raios. O impacto simbólico de suas sagas e conquistas carregam grandes referências do inconsciente coletivo. Asgard, Olimpo, Attilan, Academia Charles Xavier, Edifício Baxter, a Mansão dos Vingadores em Manhattan, Zen-La, Terra Selvagem, Clarim Diário etc...

Btoom. Horror nuclear, a bomba g explode. As poderosas pernas do Hulk projetam a sombra gigante de seu corpo pelo deserto de Nevada.

ZZZZZZ ZIP. Irrompe uma rajada através dos óculos de quartzo-rubi de Ciclope, o líder dos Homens-X.

THROOOM. Magnitude. Galactus, o devorador suga mais um planeta.

SHOOOSH! O Surfista Prateado, o ex-arauto de Galactus, colide contra a barreira cósmica que o impede de abandonar a estratosfera terrestre.

O Senhor Fantástico estica o seu corpo até os limites, Sue Richards, fica invisível, Johnny Storm, o Tocha Humana brilha e Ben Grimm, o Coisa grita: — Tá na hora do pau. Um quarteto fantástico.

O Capitão América em animação suspensa desde o fim da Segunda Grande Guerra Mundial, é descongelado. Agora ele arremesa seu escudo ao lado dos Vingadores.

THOOM. O Dr. Blake golpeia o solo com sua bengala e numa girada do seu martelo mjolnir Thor, o deus do trovão, cruza os arranha-céus de Nova York.

Já em 1967, o Universo Marvel chega ao Brasil.

Nos anos 70, Jack Kirby desenha histórias de Jimmy Olsen e cria o vilão Darkseid. Nos anos 90 cria sua última grande equipe a Physical Force. Morre em fevereiro de 1994, tinha 78 anos.

Os heróis de Jack Kirby além de desafiar a gravidade, lutavam pelo que acreditavam, retirando seus ideais, móveis secretos e destinos de todos os temores que ainda habitam a humanidade.

   DC anuncia HQs inéditas para o centenário de Jack Kirby

Articles View Hits
7842750

We have 2443 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro