Roberto Lúcio: expõe conjunto de sua obra

Roberto Lúcio expõe conjunto de sua obra pela primeira vez

Intitulada “Multiplicação da Arte”, a mostra revela a técnica da serigrafia em suporte de PVC, a partir de leitura contemporânea e abstrata

Da Redação do pe360graus.com

Divulgação

Foto: Divulgação

Pela 1ª vez em mais de 30 anos de carreira, o artista plástico Roberto Lúcio expõe ao público o conjunto de sua obra. Intitulada “Multiplicação da Arte”, a abertura da mostra acontece nesta terça-feira (30), na Arte Plural Galeria, no Bairro do Recife. Paraibano radicado em Olinda, ele desenvolve as chamadas obras multiplicadas, a partir da técnica da serigrafia (ou silk-screen), em suporte de PVC. No entanto, o resultado deste trabalho nunca foi exposto ao público de maneira conjunta.  

Na exposição, o artista apresenta trabalhos que funcionam individualmente, acoplados ou justapostos lado a lado em uma grande montagem, sem ordem aparente. “É criada uma imagem inicial abstrata e aí eu faço uma tiragem em 30 exemplares desta mesma imagem, que é imprensa uma em cima da outra, gerando um desenho único. O resultado final das peças permite várias possibilidades de montagem em função da disponibilidade do espaço físico”, explica ele.

O suporte utilizado por Roberto Lúcio para imprimir as imagens é o PVC, o que revela em um conceito mais contemporâneo. “A proposta é eliminar a moldura e o vidro, mais comumente usados em quadros. As minhas obras saem prontas para serem colocadas diretamente na parede”. O grande foco do artista com a mostra é renovar o público. “Principalmente os jovens, que não têm acesso a esse tipo de arte”, acrescenta. 

O artista
Natural de João Pessoa, na Paraíba, Roberto Lúcio chegou para morar no Recife na década de 60 com intuito de estudar arquitetura. Acabou na antiga Escola de Belas Artes e, hoje, vive de suas produções artísticas, em Olinda. Realizou diversos cursos de desenho, pintura e artes gráficas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Também foi professor de pintura da Universidade Federal de Paraíba (UFPB), entre os anos de 1969 e 1973, e possui curso de Estilismo ministrado por Marie Rucki, do Instituto Berçot, em Paris.    

Ao longo de sua carreira, Roberto Lúcio conta com várias exposições, no País e no exterior. Destaca-se a Alemanha, onde já realizou diversas mostras, como na Galerie Noé, em Berlim, e na Arte Brasil Heute, em Munique. Também apresentou trabalhos na Neuhoff Gallery, em Nova York, e na FIAC Edicion SAGA, Paris. No Brasil, ele passou pela Galeria Nara Roesler, São Paulo, pelo Museu de Arte Moderna (MAM), São Paulo, e pelo Centro de Arte Hélio Oiticica, Rio de Janeiro.

SERVIÇO
Exposição “Multiplicação da Arte”, de Roberto Lúcio
Na Arte Plural Galeria – Rua da Moeda, 140, Bairro do Recife
Abertura (só para convidados): 30 de junho
Período de exposição: 1º de julho a 2 de agosto
De terça a sexta, 13h às 19h; sábados e domingos, de 16h às 20h

Articles View Hits
7843823

We have 722 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro