7 de Agosto de 2010: Robert Crumb e Gilbert Shelton em Paraty!

26/04/2010 16h30 - Atualizado em 26/04/2010 17h35

Flip confirma vinda do quadrinista Gilbert Shelton

Criador dos Freak Brothers vem para a Festa Literária em agosto.
Wendy Guerra e William Kennedy também participam do evento em Paraty.

Do G1, em São Paulo

Os Freak Brothers, personagens mais famosos de Gilbert Shelton
Os Freak Brothers, personagens mais famosos de
Gilbert Shelton (Foto: Divulgação)

O quadrinista norte-americano Gilbert Shelton vem para a Festa Literária Internacional de Paraty, informou a organização do evento em nota divulgada à imprensa nesta. O criador dos personagens hippies Freak Brothers vai participar do evento que também conta com outro famoso quadrinista da contracultura, Robert Crumb, criador de Fritz, the Cat.

Além do Shelton, a Flip anunciou a presença da escritora cubana Wendy Guerra e do escritor norte-americano e ganhador do Pulitzer William Kennedy.

Entre os autores que haviam sido confirmados anteriormente estão os britâncos Terry Eagleton e William Boyd, o irlandês Colum McCann, o indiano Salman Rushdie, o israelense Abraham B. Yehoshua, a iraniana Azar Nafisi e os americanos Lionel Shriver e Robert Darnto.

A edição de 2010 da Flip acontece entre os dias 4 e 8 de agosto na cidade do litoral sul fluminense.
 
|

 

Robert Crumb tem presença confirmada na Flip

 

O quadrinista americano Robert Crumb. Foto de divulgação

Enviado por André Miranda -
22 abr. / 2010

Sonho antigo dos organizadores da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), o americano Robert Crumb confirmou presença na oitava edição do evento, que acontece no segundo semestre. A vinda de Crumb foi confirmada nesta quinta-feira pela Flip, depois de ter vazado acidentalmente durante um teste no site da festa literária, a mais importante do Brasil. A organização da Flip publicou a informação - que inicialmente seria divulgada apenas sexta-feira - no site da edição de 2009 da festa, durante um teste com a ferramenta de administração, e a notícia se espalhou.

Crumb é um dos mais renomados quadrinistas do mundo e foi responsável pela consolidação das HQs underground americanas.

Crumb criou, em 1968, a “Zap Comix”. A publicação surgiu em meio ao movimento da contracultura de São Francisco e lançou o quadrinista como um dos principais nomes do movimento. Entre seus personagens mais famosos, destacam-se Fritz, the Cat e Mr. Natural. Com Fritz, ele transformou um gato aparentemente fofinho em um pervertido sexual — a história acabou sendo adaptada para o cinema, em 1972, por Ralph Bakshi. Já Mr. Natural foi criado como um guru com cara de profeta que gostava de espalhar ensinamentos duvidosos pelo mundo.

No ano passado, Crumb publicou seu projeto mais audacioso, o “Gênesis”, uma adaptação do livro bíblico para os quadrinhos e que foi lançada no Brasil pela editora Conrad. Nos diversos convites que recebeu para participar da Flip, ele alegava justamente que não poderia se ausentar de sua casa, na França, para terminar o “Gênesis”. Ele também já adaptou para HQs obras de Franz Kafka, Charles Bukowski e Philip K. Dick.

Além de Crumb, já estão confirmados para o evento os ingleses Terry Eagleton e William Boyd, o irlandês Colum McCann, o indiano Salman Rushdie, o israelense Abraham B. Yehoshua, a iraniana Azar Nafisi e os americanos Robert Darnton e Lionel Shriver. Já o sociólogo e ex-presidente Fernando Henrique Cardoso será responsável pela conferência de abertura, sobre o homenageado desta edição da Flip, Gilberto Freyre.

A festa será realizada de 4 a 8 de agosto.

Articles View Hits
7481441

We have 688 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro