Alegria ou fuga da realidade?

 

violencia

Da Série: Colaborações Invisíveis a olho nu


Alegria ou fuga da realidade?

Esses dias viajei com minha família para um sítio, que costumávamos ir quando eu e minhas irmãs éramos pequenas. Na falta de algo realmente interessante para fazer não desmerecendo minha amável família, mas sim o tédio de sábado à noite, liguei a televisão.

No aparelho já em cores passava o carnaval sem nada inovador ou atrativo com a mesma monotonia
‘’alegre’’ de sempre, carros alegóricos passando de lá pra cá, samba decorado e claro, pessoas em fantasias nada confortáveis e as mulheres mais formosas seminuas.

Alguns podem até dizer, que todo aquele espetáculo faz parte de nossa cultura, uma forma de demonstrar a arte e a capacidade brasileira de fazer algo realmente bom, que seja de agrado aos olhos e estímulo às criativas mentes. E estão certos, de algum modo.

Concordo sim, que com um ano inteiro de esforço e treinamento os membros das escolas de samba, as tais mentes criativas, fazem os olhos da plateia brilhar e alguns sorrisos se abrirem, constroem magníficos carros alegóricos, sobre variados temas, que nos dão à alusão a um outro universo, de fantasias talvez, onde purpurina e brilho confundem-se com magia, como se o tempo parasse e tudo que via-se era a alegria dos foliões (não certa, mas aparente) e a beleza e a perfeição de suas carruagens.

Mas de volta ao planeta Terra, em uma visão mais realista, os gastos são tão grandes (senão maiores) do que a o nível de pobreza dos membros  das escolas. Obviamente há algum patrocínio por trás, mas ainda assim há a ajuda da comunidade . Meses de preparação, de esforço, horas e horas que não digo perdidas mas gastas em torno de um momento, em torno de um prêmio, de uma vitória. Momento aonde os problemas podem ser deixados de lado. Alegria ou fuga da tristeza que a realidade suporta?

Não afirmo em nenhum momento que pobreza é sinônimo de infelicidade, mas a incerteza de ter comida para dar aos filhos ao chegar em casa, isso é sim. E essa com certeza é a realidade de muitos dos que ali estão.  Todos aguardam atentamente as notas ditadas pelos juízes, e se a vitória tão almejada é obtida, todos vibram. Gritos compulsivos, pulos e dancinhas de comemoração. Não tiro o mérito. Meus parabéns! Parabéns que seriam mais sinceros se fossem para alguma manifestação que tivesse resultado em melhorias da área de saúde, transporte, educação, etc.

E por trás de tudo isso está uma série de questões sociais e políticas bastante visíveis. Todas as pessoas tendem a ter objetivos, a investir de corpo e alma em algo, algo que as faça felizes, como um propósito aonde todo o potencial é depositado.  A atual corrupta estrutura política brasileira que não faz nada além de cobrar tarifas, impostos e reembolsar dinheiro público em suas gordas contas na Suiça leva a descrença dessas pessoas em algo maior, algo que não durasse apenas alguns momentos,  mas que desse à frase escrita na bandeira brasileira algum sentido.

 

Escrito por Paola <This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. >, Oi escrevi esse texto, e ficaria grata se ele pudesse ser publicado aqui.

Articles View Hits
7622255

We have 761 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro