1990: MIL NOVECENTOS E NOVENTA

MIL NOVECENTOS E NOVENTA

Ao contrário dos anos 80, o mercado de artes já não absorve tão bem a nova produção. Em contrapartida, há a abertura de vários centros culturais e a revitalização dos museus, permitindo, pelo menos, a apresentação das obras. Pluralidade de linguagens, instalações ocmo destaque, suportes quebrados. A geração 90 aponta para várias direções, indo da pintura tradicional à criação de objetos de vanguarda.

No início deste ano, Denise Werneck e Lizzie Bravo viajam sete horas de carro de Nova Iorque a Pittsburgh, para ver duas vezes o show que Paul apresentaria no Maracanã;

• Eu lembro de estar deitado numa banheira no Royalton Hotel, pensando 'Bom, estou acabado, agora. Eu perdi o prazo. Eu não consigo fazer nada. Minha vida profissional está acabada'. Foi aí que eu comecei a arrancar as páginas do caderno. Eu havia descoberto recentemente o fax. Foi como mágica para mim. O artigo sobre o Derby foi para as prensas direto das páginas do meu caderno. (Hunter S. Thompson).

Janeiro

Retornando de uma viagem à Índia, Tibet e Holanda Philip Glass começa a escrever as partituras de um espetáculo dramático-musical baseado nas poesias que Allen Ginsberg escreveu do início da década florida até o ano citado, enfocando questões relacionadas à guerra do Vietnã e aos movimentos civis norte-americanos

9 fevereiro

1990 9 fev

Março

Playboy — Mas o senhor chegou a ser um beatlemaníaco?

Collor — Ah, sim... Tinha todos os discos deles, tudo o que era publicado a respeito deles. Conheço — não diria profundamente, mas bastante bem — toda a carreira dos Beatles, toda a sua discografia. "Sgt. Pepper’s", de 1967, exerceu uma influência muito grande, pelo tipo de música, pela letra inovadora, pela crítica. Foi o primeiro disco crítico dos Beatles. E até a morte do John Lennon eu acompanhei de perto a vida e o trabalho deles.

11 mar.

STRATMASTER ROBIN TROWER TALKS HENDRIX AND BLUES, SAYS “IF IT AIN’T BROKE, DON’T FIX IT”

12 mar.

Sarney, em apenas um dia, antes de deixar o poder, assina 45 concessões de emissoras de rádio.

16 mar.

O grupo de sistematização do Governo Collor extingue a Embrafilme e suspende a Lei Sarney, mecanismo de incentivos fiscais.

• Confisco: O Governo Collor lança o primeiro plano econômico.

• No ano seguinte, de novo sou chamado pela Embra para ser ressarcido de meus prejuízos, e também par marcar o lançamento... para 1990. Finalmente eu iria colher os frutos de tanto trabalho, tropeços e injustiças. Chega 1990, e com ele a posse do novo presidente da República, Fernando Collor. Um novo governo, novas leis... A Embrafilme é extinta, não existe mais. Meu sonho cai por terra outra vez. A minha obra atinge a maioridade - 21 anos! - e continua oculta. Sinto-me como o único sobrevivente de uma guerra nuclear, que tem o mundo nas mãos - só que é um mundo que de nada serve, transformado que está em lava incandescente... E agora, José? (José Mojica Marins).

27 mar. a 1º abr.

A mostra Tempo Glauber, depois de percorrer praticamente todas as capitais do país, chega à Brasília, na Cultura Hispânica. A mostra promoção do projeto Filmoteca SESC/RJ, incluía vídeos, áudios, fotos, livros, artigos, pensamentos, curiosidades, vendas de camisetas e os filmes Barravento, Deus e o diabo na terra do sol, Terra em transe, O dragão da maldade contra o santo guerreiro, O leão das 7 cabeças, O pátio e Cabeças cortadas. Após as exibições aconteciam mesas-redondas e debates organizados pela Sociedade dos Amigos do Cine Brasília;

Última semana de março

William Burroughs está presente à inauguração do 10º Salão do Livro em Paris, o escritor de bengala branca e chapéu adentrou o aristocrático Grand Palais ao lado do ministro da Cultura, Jack Lang.

Abril

Decreto de Collor dá visto para Judith Malina

A fundadora do Living Theater, Judith Malina, chegou ontem de manhã ao Brasil para participar de 'workshops' do Festival Internacional do Teatro em Campinas. Sua entrada foi autorizada por um decreto do presidente Fernando Collor, da última terça-feira, que revoga um outro decreto, de 27 de agosto de 1971, referente à expulsão de Judith do território nacional. Os 'workshops' acontecem no sábado, dentro da programação do festival.

Chico Mendes, uma novela onde vale tudo

Música

Digitalização de demos traz rock dos anos 1990 de volta à cena

Albert Goldman escreve para a revista Penthouse que Pamela Courson, amante de Jim Morrison por muitos anos, chamou ao telefone a cantora Marianne Faithfull e o playboy francês Jean de Breteuill, em estado de pânico: “Jim está no banheiro e a porta fechada por dentro, não posso chegar até ele”, teria gritado. Quando os dois chegaram ao lugar de onde os chamou Pamela, conseguiram abrir a porta e encontraram Morrison morto. “Pamela admitiu depois”, disse o escritor, “que Jim tinha ido com drogas para o banheiro”.

Março

Gary Moore volta às raizes com o lançamento de Still Got The Blues.

20 - 21 abr.

Maracanã. Rio de Janeiro. São realizados dois shows da excursão Paul In Rio. 184 mil pagantes o maior público já registrado em um show de artista solo. Paul e Linda são acompanhado por Chris Whitten, bateria, Hamish Stewart guitarra, contrabaixo e vocal, Robbie McIntosh guitarra e vocal e Wix, ou Paul Wickens, teclados. Richard Lester também andou filmando;

25 abr.

A guitarra Fender, modelo Stratocaster, favorita de Jimi Hendrix usada em Woodstock, é leiloada em Londres, pelas casas Sotheby’s e Christie’s. A mesma aparece na capa do álbum Rainbow Bridge. Ao ser leiloada a guitarra estava em ótimo estado de conservação, apesar de possuir uma rachadura acima do diapasão. Hendrix a havia dado de presente a seu baterista, Mitch Mitchell.

29 abr.

Diabo une Wilson, Waits e BurroughsDiabo une Wilson, Waits e Burroughs

30 abr. / 1 maio

Legião Urbana repõe show em Poços de Caldas

Maio

Yoko Ono, Linda McCartney, Olivia Harrison e Barbara Bach, enviam um comboio carregado com medicamentos e alimentos para a Romênia. É a primeira remessa do fundo "Anjo romeno", criado por elas.

1990 30 maio b

   30 maio

   Artes

   15 jun.

   Em Paris, numa retrospectiva da obra de Andy Warhol na era Factory, que aconteceu na Cartier Foundation. Todos os integrantes do Velvet Underground colaboraram para a exibição com objetos pessoais e documentos.

   O planejado era só Lou Reed e John Cale tocarem cinco músicas de seu disco-homenagem "Songs For Drella". Mas logo depois de The Style It Takes, Lou anunciou: “Temos uma surpresa para vocês...”. Moe Tucker de óculos escuros sentou na bateria; um magricela de rayban e botas de caubói pegou na guitarra: Sterling Morrison. Juntos, os quatro tocaram uma única música, o clássico Heroin.

   Julho

   Luto: Cazuza morre aos 32 anos.

   Roger Waters organiza um concerto em Berlim, onde são executadas as faixas do LP "The Wall", sem a presença dos atuais integrantes do Pink Floyd.

   Setembro

   Carlos Vergara realiza mostras individuais no Paço Imperial (RJ), apresentando 20 telas de grandes dimensões, e na Galeria Ipanema (RJ). Por ocasião desta exposição, o crítico Paulo Sergio Duarte escreve o texto “Uma noite matriz do dia”, no qual se refere à dupla direção tomada pela pintura atual do artista:

   “O processo de trabalho de Vergara se encontra num momento onde sua pintura se expande, ao mesmo tempo, em duas direções diametralmente opostas. De um lado, o elogio da transparência na comemoração do fato plástico, de outro, uma expressividade impregnada a partir da própria matéria que na sua opacidade sombria apresenta um drama. (...) Num extremo, o sentido gráfico construtivista será acrescido de elementos expressivos (...) No outro extremo, um cenário está dado e, digamos, energizado por uma história mítica da técnica da pintura (...) O que se anuncia, nos dois extremos, é o elogio do aparecer da pintura no próprio ato pictórico (...)”.

   21 agosto

   Alice In Chains lança o seu álbum de estreia batizado de Facelift.

   Outubro

   The Mamas & the Papas, com John Phillips, Scott MacKenzie (San Francisco), MacKenzie Phillips (filha do sobrevivente John Phillips com Michelle) e Spanky McFarlane, ex-integrante de Spanky and Our Gang, apresentaram-se em São Paulo, em bailes da saudade no Palladium, depois, Taubaté, Santos, São Bernardo e a última esticada até os ginásios do Banespa e do Sírio, em São Paulo e Teatro Nacional de Brasília.

   O legendário John Kay volta à cena do blues-rock puxando o uivo original da primeira fase do Steppenwolf. O nome de John Kay ganhava destaque e evidência a banda lançada por ele no final dos anos 60.

 

 

 

1990 Van gogh
O acontecimento das artes - descobriram um novo retrato com a cara de Van Gogh em pleno 1990 e talvez pintado por ele mesmo...

 

2 out.
Mick Taylor no Teatro "Jardel Filho"

3 out.

1990 3 outubro a

death slam

4 out.

O Death Slam é formado exatamente neste dia, por Fellipe 'Cara de Cachorro', vocal e latidos - ex H.C.S.; Oswaldo, contrabaixo; Wilson 'Gordinho', bateria - ex-Destroços); vindo a completar sua formação com a entrado do amigo, Milton na guitarra. Death não rotula o seu som, mas sofre infuências de bandas como, Hellhammer, Necrophagia, Napalm Death, Carcass, Toy Dolls e Olho Seco. A intenção do Death Slam é através de sua música unir as tribos heavies, hardcores, grinds e punks. suas letras cômicas ou não, relatam a realidade crua e pura.

Novembro

Lançamento do vídeo “Maldito Popular Brasileiro”, dirigido por Patrícia Moran, reproduzindo o quadro de Arnaldo, ‘Let it bed’;

28 nov.

Lygiapape vídeo dirigido pela cineasta Paula Gaetan. Fotografia de Dib Lufti. Cor, 43 minutos é exibido no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo. Construído como um exercício gestáltico, o vídeo é uma procura incessante pelos estados imantados que produzem a energia geradora da arte.

Impressos 

1990 samambaia

Junho

Conic. No meio do ano, conheço Pezão vendendo sua apostila Paraíso dos Frágil/gelados. Na capa, um desenho do Senado transformava seus anexos numa Serpente-Cérbero armando o bote pra cima dos fragelados no gramado da Esplanada.

Koellreuter, H. J. Terminologia de uma nova estética da música. Porto Alegre: Movimento.

Riders On The Storm - Minha Vida com Jim Morrison, assinado pelo ex-baterista dos Doors, John Desmore é lançado no final do ano.

10 a 21 dezembro

17190777 1284565414971778 4194762919261987193 n

   Os Ladrões de Alma na Noite do Vampiro Torquato Neto

  Discos

1990 18 abril

   18 abril

   Melanie, lança um disco...

   Crosby, Stills, Nash, sem Young, lançam Live it up;

   Neil Young lança o LP Ragged Glory.

Songs for Drella (LP) Primeiro disco em conjunto de Lou Reed e John Cale em mais de vinte anos. Tributo a Drácula e Cinderella o apelido Drella pelo qual era conhecido Andy Warhol. O disco? Uma obra-prima.

O som do Thirteen Floor Elevator é redescoberto. R.E.M., Jesus & Mary Chain, Primal Scream e ZZ Top encabeçam o tributo a Roky Erickson, batizado de Where the pyramid meets the eye.

Sai o LP póstumo de Nico, Hanging..., com suas últimas gravações.

Imagens em movimento

Wilson Grey recebe o prêmio mais importante - o de melhor ator - no Festival de Brasília por este filme, em que era protagonista.

"O Despertar da besta". (José Mojica Marins). "No ano seguinte, de novo sou chamado pela Embra para ser ressarcido de meus prejuízos, e também par marcar o lançamento... para 1990. Finalmente eu iria colher os frutos de tanto trabalho, tropeços e injustiças. Chega 1990, e com ele a posse do novo presidente da República, Fernando Collor. Um novo governo, novas leis... A Embrafilme é extinta, não existe mais. Meu sonho cai por terra outra vez. A minha obra atinge a maioridade - 21 anos! - e continua oculta. Sinto-me como o único sobrevivente de uma guerra nuclear, que tem o mundo nas mãos - só que é um mundo que de nada serve, transformado que está em lava incandescente... E agora, José?". (José Mojica Marins).

3 maio

1990 3 maio

Antonioni, dublê de escritor

Junho

"Cenas da vida de Andy Warhol amizades & interseções". (John Mekas) A vida e (pop) arte de Andy Warhol ganham, na escritura descontínua e esboçada de Mekas, nas imagens tremidas, fragmentadas e inapreensíveis de sua super-8, uma estética (hoje apropriada pelo videoclipe) que lhe é propícia. Abrangendo um período que vai (e volta) de 1966 a 1981, trazendo o registro da primeira aparição pública da banda Velvet Underground, cobrindo algumas das exposições mais importantes de Warhol e algumas das festas mais badaladas da época, tudo a 16 quadros por segundo.

10 ago.

Polícia entra em cena e vira coadjuvante

 Obituário

15 setembro

edson Machado

Edison Machado

banco de palavras: Urban Jungle Tour 1990

Articles View Hits
6819302

We have 257 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro