1993: MIL NOVECENTOS E NOVENTA E TRÊS

MIL NOVECENTOS E NOVENTA E TRÊS

compilado por Mário Pazcheco

THE DAY BILL WYMAN WALKED AWAY FROM THE ROLLING STONES

"Os primeiros meses de 1993 foram dedicados a negociações com a direção do Projeto Aquarius, que comungava do desejo de trazer George Martin, o famoso maestro e produtor. Uma fita de vídeo com a história do Aquarius e seus principais eventos foi especialmente preparada eenviada a Londres, junto com um dado que sensibilizou George Martin: o Projeto Aquarius sempre foi um evento gratuito, popular, atraindo dezenas de milhares de pessoas, normalmente nos jardins da Quinta da Boa Vista." (Ricardo Pugialli).

Brasília

Teatro Garagem. No início do ano, o Jogo de Cena alternativamente aos espaços mais devotados ao rock, resgata tradição teatral da cidade oferecendo coreografias, trechos de espetáculos, e show de jazz à meia entrada.

 CONTOS DO CANIL: OS CACHORROS DAS CACHORRAS DOAM “BOLINHA”

angra

A banda Angra em 1993, na primeira formação, ainda com Andre Matos no vocal

nirvana 93

Sacanagem tiraram logo a foto do Nirvana, Querida, janeiro 1993 - Minha irmã guardava revistas, guardada a devida diferença, ela deve ter as revistas até hoje, era difícil faze-la cortar uma!

Janeiro

Wandeca Meia-noite e Meia. O ator Renato Kramer se traveste de Wanderléa e assume o comando do programa Jovem Guarda, enquanto Roberto não chega. Ela/ele faz entrevistas, recebe convidados e dá conselhos.

12 jan.

Terça-feira à noite, o tempo volta um pouco. Essa pelo menos foi a sensação dos afortunados presentes à solenidade anual do The Rock and Roll Hall of Fame, uma espécie de enciclopédia da música pop, que entronizou em suas fileiras o extinto Cream. O power trio voltou a se apresentar no Century Plaza Hotel, em Los Angeles, diante de uma plateia de estrelas.

Na apresentação para o Rock and Roll Hall of Fame, o grupo – que não vestiu as velhas batas psicodélicas de anos passados – mostrou os maiores sucessos, incluindo “Sunshine of Your Love”, o número mais aplaudido pela plateia, que sacudia suas joias de prazer. Nesse ano, a cerimônia de entronização do Hall of Fame do rock foi aberta ao público, mas pouca gente podia pagar os 1.500 dólares pedidos pelos convites – a renda foi revertida para a construção de uma espécie de “museu do rock”, a ser levantado em Los Angeles. Depois da apresentação, Eric Clapton desmentiu que o supergrupo voltaria a tocar junto, já que cada um desenvolve sua carreira. Especulou-se sobre o lançamento de um disco com a gravação do show. Coerentemente, não aconteceu.

16 jan.

Nirvana toca em São Paulo, no Estádio do Morumbi. O trio comportase como se estivesse num ensaio. Começa músicas que não termina, e deixa a plateia deslumbrada, com sua visão do rock alucinado, “Lithium”, “Smell Like Teen Spirit”... Esta última teve a participação especial de Flea, baixista do Red Hot, em rápido solo de trompete. O show poderia ser mais curto. De sacanagem, eles trocaram de instrumentos e tocaram de Duran Duran até Iron Maiden. Kurt Cobain quebrou duas guitarras e um amplificador. No bis, não solicitado e pouco aplaudido, a segunda foi destruída depois da canção que encerrou a apresentação, “Territorial Pissings”. O único incidente ocorreu na madrugada, quando quatro estudantes despencaram de uma das arquibancadas, na dispersão do show

De Kurdt para Arnaldo

Quando o Nirvana esteve no Brasil, em 1993, para participar do Hollywood Rock, Kurt Cobain fez questão de enviar para Arnaldo um bilhete, no bloco de anotações com o timbre do Maksoud Plaza. No bilhete, Kurt menciona Bill Bartell, o cara que mostrou Mutantes para ele, e anota o seu telefone e endereço de Seattle. Bilhete que maldosamente entrou para o anedotário local, pois foi questionada a sua existência. Afinal, por mais que o apoio da mídia global resvalasse nos holofotes, foi para o “esquecido” Arnaldo que a maior figura em ação do rock’n’roll mandou aquele abraço.

“Arnaldo, tudo de bom para você, e cuidado com o sistema; eles te engolem e te cospem fora como as sementes de uma cereja marrasquino. (...) Os Mutantes, gênios brilhantes, muita diversão e amizade.”

19 jan.

Cinquentenário de nascimento de Janis Joplin.

decreto

 decreto 2  

23 jan.

Nirvana toca no Rio de Janeiro, na Praça da Apoteose, eles fazem a estreia de “Heart Shaped Box” e “Scentless Apprentice”, que, neste formato, se estendia por dezessete minutos. “Dois shows ruins. O do Rio, que passou na TV Globo, foi o menos pior. Kurt Cobain esfrega os genitais na câmera da tevê. Hebe Camargo repudia a atitude em seu programa. Os Nirvana voam de asa delta no Rio. Kurt diz que se tivesse nascido na cidade provavelmente não seria um junk fudido. Nos estúdios da BMG Ariola ensaiam In Utero. A faixa ‘Gallons Rubbing Alcohol’ é gravada e entrará no disco como música secreta. Courtney Love gravou música em homenagem a Kurt chamada ‘Drunk In Rio’.” (Michel Aleixo).

Fevereiro

No aniversário do filho João, Sérgio Sampaio anuncia que deixou a bebida. Ao longo do ano, shows em Brasília, Goiânia, Vitória e Rio de Janeiro.

5 março

ANÔNIMOS MOSTRAM 'OUTROS RUMOS' AOS BRASILIENSES ANÔNIMOS MOSTRAM 'OUTROS RUMOS' AOS BRASILIENSES  

8 abr.

Festa show no Berverly Hill’s Scotch Bar, Cidade Ocidental. Com Rumores de Garagem, Loddo, Os Políbias e Marssal.

9 abril

Nirvana toca um concerto no San Francisco’s Cow Palace para despertar consciência a respeito e gerar ajuda para os sobreviventes estuprados da Bósnia Hezergovina. L7, Breeders e Disposable Heroes of Hiphoprisy também tocaram.

14 abr.

Joan Baez apresenta-se para cerca de 700 pessoas na Bósnia, capital de Sarajevo; os aplausos eram frequentemente interrompidos por rajadas de metralhadora, disparadas nas proximidades.

Fotografia

8e63d04629d6111962f14e4a5480100e

   Em 1993 a foto que Alfred Stieglitz fez das mãos de sua mulher Georgia O'Keeffe foi vendida por US$ 398,5 mil.

   9 maio

   Produzida por volta de 1930, a foto Lágrimas de vidro, de Man Ray, um dos mais importantes artistas do surrealismo, foi leiloada sexta-feira pela casa londrina Sotheby's por US$ 189.875 - recorde para uma única foto. Ela faz parte de uma série de estudos fotográficos de Man Ray; as outras fotos mostram apenas partes do rosto da mulher. (F. S. Paulo) 

B Sabbath

   23 mai.

   LOW DREAM: BRASÍLIA LISÉRGICA

   Junho

   A Bienal de Veneza abre suas portas apresentando também os brasileiros Emmanuel Nassar, paraense, o paulista Carlos Fajardo e o carioca Angelo Venosa. É adiada a 22.ª Bienal de São Paulo, a se realizar no ano seguinte. Grande estrutura financeira e sucesso de público.

   15, 16 e 17 jun.

   Vinte e cinco anos depois de sua estreia o Velvet Underground, estava esgotando entradas para sua turnê europeia, com shows na Inglaterra e França. Ao lado de Lou Reed, Moe Tucker e John Cale, Sterling Morrison participou da rápida reunião do Velvet Underground em 1993. No Olympia de Paris, e apresenta clássicos como "Venus in Furs", "Femme Fatale", "Rock'n'Roll", "Sweet Jane", "I'm Waiting for the Man", "Heroin" e "Pale Blue Eyes".

   The reformed Velvets in concert

   Left to right: John Cale, Maureen Tucker, Lou Reed and Sterling Morrison

   Julho

   The ‘Priest’ they called him

   7 agosto

   Brooklyn Academy of Music. Pete Townshend grava os aclamados shows da sua turnê Psychoderelict. Um desses shows será lançado onze anos depois num CD duplo com 35 faixas.

   13 setembro

   In Utero do Nirvana é lançado. 

   Outubro

   Trecho

   "1993. Durante esta primeira semana da excursão, Alex MacLeod levou Kurt de carro até Lawrence, Kansas para conhecer William S. Burroughs. No ano anteior, Kurt havia produzido um single com Burroughs intitulado The Priest they called him - Eles o chamavam de O Pregador, na T/K Records, mas eles haviam realizado a gravação simplesmente enviando e recebendo de volta as fitas. 'Conhecer William foi um coisa sensacional para ele', lembra MacLeod. 'Era algo que ele jamais imaginou que aconteceria'. Eles conversaram durante várias horas, mas Burroughs depois afirmou que o assunto das drogas não foi aventado. Quando Kurt partiu no carro, Burroughs comentou com seu assistente: 'Tem alguma coisa errada com aquele menino; ele fica emburrado sem motivo nenhum'.

   Mais Pesado que o céu - uma biografia de Kurt Cobain pág. 346 Charles R. Cross/Editora Globo, 2002.

   15 outubro

   Um voo da Varig traz ao Brasil George Martin, sua esposa Judy, seu filho Giles (que além de assistente do pai irá tocar na banda), sua filha Lucy e seu sócio, o também produtor John Burgess.

   18 out.

   Nirvana começa uma turnê de três meses na América do Norte.

   22 out.

   A TV Nacional exibe o documentário Que Viva Glauber! De Aurélio Michiles, produzido pela TV Cultura.

   • Nesta sexta-feira, os ensaios com George Martin foram realizados no palco da Quinta da Boa Vista, com os Corais e o Grupo de Rock formado por Robertinho de Recife, guitarra solo e violão; Giles Martin, guitarra ritmo e violão; Mauro Senise, sax; Fernando Moura, teclados; Jamil Joanes, baixo; Ricardo Magno, vocais; Carlos Bala, bateria; mais os percussionistas Peninha, Chacal, Cezinha e Cizinho, reunidos pela primeira vez. Mas o imprevisto aconteceu: a chuva impediu que os músicos da Orquestra Sinfônica ficassem em suas posições, sob o risco de perderem seus instrumentos. Em seguida, os ensaios foram deslocados para a Sala Cecília Meireles, onde o Grupo de Rock tocou junto com a Orquestra Sinfônica Brasileira. (...)

   23 out.

   Bob Wilson emociona Paris com 'Orlando'

   • No sábado, um novo ensaio aconteceu na véspera do show. George Martin pôde finalmente reger todos, numa bela prévia do que seria o espetáculo. Foi um momento mágico ver o homem que lapidou o som dos Beatles ali, na Quinta da Boa Vista. Belos momentos desta noite de sábado foram preservados, como Giles Martin bem à vontade, ou discutindo uma passagem com Robertinho de Recife. Ou mesmo aguardando o momento de colocar seu violão em ação. Em seguida, Robertinho de Recife deu um show à parte, durante o meddley “Carry That Weight” / “The End”, com solos que encantaram todos os presentes no ensaio.    Tudo estava perfeito para o dia seguinte. Tudo? (...)

   24 out.

  Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro. George Martin e a Música dos Beatles. A maior atração internacional do Projeto Aquarius desde a apresentação do grupo Genesis, ainda nos anos 70.

Eram aguardadas cerca de 100 mil pessoas aos jardins da Quinta da Boa Vista. Mas uma chuva torrencial desabou sobre o Rio de Janeiro, levando a acreditar que o concerto seria cancelado. Uma multidão estimada em 20 mil pessoas resistiu, enquanto a produção improvisou coberturas para o  Grupo de Rock. Os dois Corais ficaram na chuva, enquanto a Orquestra Sinfônica Brasileira teve que se retirar. O que se viu então foi inesquecível: um George Martin tão entusiasmado que recusou a proteção contra a chuva que lhe ofereciam. Todos os arranjos foram adaptados para suprir a
falta da Orquestra. “Um vídeo enviado por Paul McCartney especialmente para o evento foi exibido, onde ele conversava com George Martin e o público. Foi uma apoteose. Outro ponto marcante para George Martin foi o encontro que promovemos entre ele e Tom Jobim, antes de deixar o Rio de Janeiro. Na foto, tirada por um fotógrafo do jornal que patrocinava o evento, estamos eu, George Martin, Tom Jobim e meu ex-parceiro na empreitada, Marcelo Fróes. (...) Acredito que todos os que estiveram envolvidos com aquele show jamais irão esquecer a simpatia e simplicidade de
George Martin, o homem que deu forma ao som do maior grupo musical do mundo, The Beatles. Momentos para recordar por toda a vida. E farei isso.” (Ricardo Pugialli).

“No domingo, caiu uma chuva torrencial no Rio, e o espetáculo atrasou. As quase 50 mil pessoas esperaram umas duas horas, debaixo d’água, e Martin acabou subindo ao palco para tomar uma chuveirada sem a orquestra – que não poderia ter seus instrumentos molhados. Regeu o Coral das Meninas Cantoras de Petrópolis, enquanto os músicos da banda se espremiam debaixo de uma pequena tenda improvisada. Foi emocionante, mas também um vexame. Pra mim, um dos pontos mais legais foi no meio, quando rolou uma mensagem em vídeo – gravada especialmente por Paul num camarim de sua turnê em curso. Quando o concerto de Martin fôra confirmado, tratei de enviar um fax diretamente pro Paul, no escritório da MPL – pedindo que ele gravasse um vídeo saudando a plateia e também o velho amigo. Alguns dias depois, baixou um fax perguntando qual o nosso sistema de vídeo. Eu mal pude acreditar. Mas, bem, depois do ‘espetáculo’, todos foram se secar, e mais tarde nos reencontramos numa churrascaria na Tijuca.” (Marcelo Fróes)

grunhe

Kurt Cobain pediu William S. Burroughs para que aparecesse num vídeo do Nirvana

31 out.

1993

"1992/93, foi o período em que funcionou o Lord Dim Pub.". (Ricardo 'Retz" produtor cultural).
"O amigo Reverendo vulgo Galo toquei com ele no Trapo e Farrapos. Boa lembrança." (Hamilton 'Zen', baterista).

19 nov.

Nirvana grava um show totalmente acústico para a MTV Unplugged nos estúdios da Sony em Nova York. Cris e Curt Kirkwood sentam em três canções dos próprios Meat Puppets.

3 dezembro

São Paulo. – Paul, que tipo de música você faria com John hoje? – Eu não sei bem, mas certamente seria uma música muito boa. Foi assim que Paul McCartney respondeu à pergunta de Ananda Apple. E mais tarde ao vivo na Pacaembu Paul responderia de forma completa, com o repertório  daquela noite.

• Foi uma celebração impressionante: mais de 40 mil fãs dançando, cantando e se divertindo com o velho Macca no Paca. E fãs de todas as idades – do grunge flanelento ao ex-hippie grisalho. Simpático e falando alguma coisa em português, Paul mandou ver no repertório Beatle, levando muitos às lágrimas com “All My Loving”, “We Can Work It Out”, “Paperback Writer”, “Penny Lane”, “The Long and Winding Road” e “Yesterday”, que todo mundo cantou junto. “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” ganhou arrepiantes solos de guitarra, e encerrou o concerto. Ao voltar para o bis, uma rendição a “Hey Jude”, com Paul conduzindo o coro: – Agora só as mulheres... – Agora só os homens, e o pessoal soltando a voz no lá-lá-lá-lá. Os isqueiros incendiavam o clima. Foram duas horas e meia de festa, o melhor show e o melhor som do ano. Muitos se ajoelharam, choravam compulsivamente.

• No final do ano, a galeria Bonino fecha suas portas. Uma das pioneiras no mercado de arte carioca, fundada por Giovanna Bonino, nos anos 50, declina na crise.

8 dez.

• Cinquentenário de nascimento de Jim Morrison. Um pequeno grupo de fãs dos Doors, pela primeira vez, vai a Paris – that meetingcemented friendships destined to stand the test of time. Meet us one more time at Jim’s grave this December along with friends we’ve gathered through the years and friends we’ve yet to know.

16 dez.

A MTV coloca no ar o acústico do Nirvana.

Impressos

A Geração Beat abriu a porta sem bater (Cláudio Willer)

Capote – Uma Biografia. Gerald Clarke, Editora Globo,1993, tradução: Lya Luft.

Trecho de 'Capote Uma Biografia'  

A única coisa que tornava a vida suportável nesse lugar era a presença dos Bowles, um dos casais mais interessantes dos meios literários norte-americanos. Apesar de naquele casamento não existir sexo, isso em nada diminuía a notória devoção que um sentia pelo outro. Ele era compositor e escritor, e ela, escritora e dramaturga, dona de um estilo surrrealista e alucinante que já contava com um pequeno porém fanático séqüito de admiradores. Um dos mais fiéis era Tennessee, que a considerava a melhor autora de ficção dos Estados Unidos. — Podem me chamar de louco, disse ele em suas memórias, mas eu prefiro ficar com ela. Truman não chegava a esse ponto, mas também a colocava entre as usas autoras prediletas, logo depois de Willa Carther e Edith Warton. — Não existe ninguém como Jane Bowles, disse ele. — Seu pensamento é bizarro, tanto nos textos quanto pessoalmente. Talvez essa loucura, no sentido filosófico e não clínico, a impelisse para obsessões tão ridículas que até mesmo Truman as achava divertidas. Como uma das personagens endemoniadas de seus livros, ela se envolvera numa relação estranha com uma nativa exageradamente alta, que tinha um leve bigode e era muito, muito feia. Ainda por cima usava jeans e sapatos de golfe marrons sob o manto bebere. Diariamente Jane ia ao mercado de cereais, onde a mulher tinha uma barraca, oferecia-lhe presentes e prestava-lhe homenagens. Voltava na hora do jantar e contava, morrendo de rir, a quantas andava a sua campanha.

Rubens Gerchman lança um livro de litografias com textos de Armando Freitas Filho, intitulado Doublé Identity.

Dezembro

dezembro

Huguy Rupi um artefato literário impactante e desconhecido, formato tabloide editado no Guará-BsB-DF na QI 6 em dezembro de 1993, desconheço os autores.

Discos

As vendas de LPs em 1993 no Reino Unidos ficaram em 5 milhões, contra 92,2 milhões de CDs, um recorde, mas que não custaria a ser superado.

A Capitol lança Good Vibrations, uma caixa de quatro CDs, com a inclusão de trinta minutos de Smile, o lendário álbum, que Brian finalmente concluiria, dez anos depois deste lançamento.

Jimi Hendrix Experience – Are You Experienced? A edição em CD incluiu os três primeiros compactos, em ordem de lançamento.

Rio de Janeiro. No Estúdio Zod, Sérgio Dias utiliza a mesa de som CCDB 44 para gravar seus discos solos.

this mortal coil-1983-1991-front

• Em 1993, a 4AD lançou uma linda e obrigatória caixa do This Mortal Coil contendo quatro CD´s: os três álbuns oficiais e um CD adicional com as canções originais, interpretadas por seus autores. Iniciativa que seria impraticável não fosse a excelência e o primoroso trabalho de resgate promovido pela 4AD.

Imagens em movimento

O Escorpião Escarlate (direção: Ivan Cardoso).
Versão cinematográfica do "Anjo", célebre personagem de histórias em quadrinhos. Depois de rodar grande parte do filme, o diretor descobriu que estava trabalhando com negativos vencidos. "Uma obra que poucos diretores conseguem fazer".
Herson Capri processou Ivan por ter usado dublê de corpo numa cena sexualmente ousada de seu personagem, que origianalmente se negara a a fazer.

Strange Brew – Warner, vídeo. O Cream no esplendor da meia-idade: caminhos e descaminhos da banda. O letrista Peter Brown, e gente como Buddy Guy, também dão as caras. O fino da fita, no entanto, são as cenas ao vivo. “I Feel Free”, “White Room”, “Crossroads” (Robert Johnson). De bônus, Hendrix na tevê interrompe “Hey Joe” para tocar “Sunshine of Your Love”.

Finally... Eric Burdon And The Animals – Warner, vídeo. Nos Estados Unidos, corrompido por Brian Jones e desbundado no Festival de Monterey, Eric Burdon interpreta a lisérgica “Paint It Black”, um original de Jagger & Richards. Chas Chandler, o animal que virou empresário de Hendrix, também depõe.

Obituário

29 abril

Mick Ronson, guitarrista dos The Spiders from Mars, morre.

3 outubro

• Aos 69 anos, morre o ator Wilson Grey: (10 dez. / 1923).

26 novembro

• O sempre Grande Othelo foi homenageado no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, quando, na abertura, foi aplaudido de pé pelo público, que lotou a Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Claudio Santoro. Na semana seguinte, Grande Othelo viajou para a França, mas, faleceu quinze minutos depois de desembarcar no aeroporto de Paris, devido a um ataque cardíaco, às vésperas de seus 78 anos, a caminho do Festival dos Três Continentes, em Nantes, onde seria homenageado.

zappa

4 dezembro

• Aos 52 anos, morre Francis Vicent Zappa (Frank Zappa, 21 dez. / 1940-93, Baltimore, Maryland). Zappa lutou durante muitos anos contra um câncer de próstata, até que foi derrotado pela doença. Morreu em sua casa, Los Angeles, Califórnia.

19 dez.

Morre a escritora,  Maura Lopes Cançado. Internada diversas vezes para tratar problemas psiquiátricos, sua obra pouca numerosa aos poucos vai sendo redescoberta.

 

Articles View Hits
11300808

We have 414 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro