BRASÍLIA BUSCA SUA MEMÓRIA (1988)

BRASÍLIA BUSCA SUA MEMÓRIA
(JORNAL DE BRASÍLIA)

2 DE MARÇO - 1988 - O Arquivo Público do Distrito Federal está lançando uma campanha para arrecadar material fotográfico, documentos, além de filmes, que representam de alguma forma a história de Brasília, desde a sua construção. O projeto Memória da Construção de Brasília entra em execução a partir do próximo dia 7 de março, quando as contas de luz chegarem a uma parcela da população do DF.

A intenção do ArPDF é pedir a colaboração de pioneiros e demais cidadãos brasilienses que habitam as cidades-satélites de Planaltina, Taguatinga, Núcleo Bandeirante, além da Vila Planalto e do Plano Piloto. Nestas áreas da comunidade brasiliense, a conta de luz terá anexa uma proposta do Arquivo Público, contendo informações sobre a campanha através da qual os moradores do DF poderão fornecer dados sobre documentos existentes sob seus cuidados.

Segundo Vera Catalão, coordenadora de projetos do ArPDF, a justificativa da escolha destas localidades é por serem estes os mais antigos da Capital. “Distribuir para todo o DF sairia muito caro, por isso optamos por estas áreas, na primeira etapa da campanha”. Ao todo serão cem mil folhetos a serem distribuídos. A proposta do Arquivo Público é a localização e registro de material histórico em forma de mapas, filmes, fotografias, documentos escritos, plantas, discos, fitas cassete, revistas, jornais, relatórios, cartazes, postais, diários de obras e outros dados precisos sobre a construção da Capital.

Além de fornecer informações sobre o tipo de material que possui, os brasilienses poderão dizer se pode e como deve ser consultado o material, ou ainda, se ele pode ser doado ou feita uma permuta. O folheto contém espaço para informações extras e sugestões. Segundo o superintendente do Arquivo Público, Walter Mello, as informações devem ser enviadas no folheto, para a sede do ArPDF, contendo os dados como nome, endereço, CEP, telefone, cidade e profissão do remetente. O porte já está pago.

O objetivo principal do projeto Memória da Construção de Brasília é recolher documentos referentes ao nascimento da Capital, que estejam abandonados ou mal cuidados e que possam ser recuperados, a fim de fornecer informações históricas à população do Distrito Federal. Segundo Walter Mello, o ArPDF, em fase de recuperação de documentos, tem a finalidade de preservar a memória cultural, social e política da Capital brasileira, preparando um acervo histórico, que possa servir à comunidade na elaboração de pesquisas e estudos acadêmicos e profissionais.

Articles View Hits
7251175

We have 544 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro