USE 'UBIK'! DESDE QUE SIGA AS INSTRUÇÕES!

 ubik

"A SITUAÇÃO DA POLÍTICA BRASILEIRA ESTÁ MUITO RUIM? USE UBIK! BOM, DESDE QUE SIGA AS INSTRUÇÕES."

por A. C. Barbieri

UBIK é um romance de ficção científica lançado em 1969, de autoria do escritor norte americano Philip K. Dick. A história se passa em um futuro, onde os poderes psíquicos são comuns e utilizados na espionagem corporativa. A história segue Joe Chip, um técnico de uma agência psíquica que começa a experimentar estranhas alterações na realidade que podem ser revertidas temporariamente por uma substância misteriosa comprada em uma loja chamada UBIK.

Acreditem, esta história é muito mais complexa do que isto. Aliás, na maioria dos seus livros, o universo futurista criado por Philip K. Dick é muito visionário no sentido de que ele sempre explora mutações genéticas, drogas e novos estados de consciência. Suas histórias parecem caminhar sempre numa linha tênue entre realidade e loucura. Uma loucura que beira a esquizofrenia onde o leitor, acaba ficando em dúvida e não sabe se o personagem esta verdadeiramente vivendo aquela situação ou não. Através de suas histórias ele critica e duvida da realidade e se pergunta o tempo todo se ele não está sendo vítima de um complô criado pelas superpotências. Mesmo na vida real, Philip K. Dick, além de ter experimentado LSD e ter vivido aquela época psicodélica dos ANOS 60, muitas vezes reclamou de estar sendo vigiado pela CIA e até ter tido sua casa invadida. Tem gente que diz que tudo foi imaginário. No final de sua vida ele chegou a afirmar que seus últimos livros foram psicografados e transmitidos por uma inteligência alienígena. Muitos de seus livros viraram filmes! Eu destaco aqui dois deles que me marcaram muito: BLADE RUNNER e A SCANNER DARKLY. Aliás, BLADE RUNNER no livro é muito melhor!

BLADE RUNNER o primeiro filme, dirigido por Ridley Scott é um clássico e A SCANNER DARKLY dirigido por Richard Linklater é outra obra prima quase-beat que na minha opinião respeita o livro praticamente 100%, sem contar que o filme é uma obra de arte em termos de efeitos especiais e conta com um grupo de atores de primeira. Para mim, A SCANNER DARKLY foi um filme feito de louco para louco (se é que vocês me entendem)

Bom, mas voltando ao UBIK, este é um dos romances mais aclamados de Philip K. Dick. Em 2009, foi escolhido pela revista Time como um dos 100 maiores romances desde 1923. Em sua crítica à esta revista, o crítico Lev Grossman descreveu este livro como "uma história de horror existencial profundamente perturbadora, um pesadelo que você nunca terá certeza de estar acordado depois de lê-lo. Desculpem-me, mas acho que este crítico exagerou um pouco mas sempre me perguntei porque será que UBIK ainda não virou filme?

Como falo no começo desta matéria, UBIK é o nome de um spray. O interessante é que conforme você vai lendo o livro, sem nenhuma explicação, mensagens começam aparecer escritas em vários lugares com por exemplo num cartaz de rua, num espelho de um bar de décima categoria, etc. Estas mensagens são mais ou menos assim:

"Se você está com dor de barriga. Use UBIK! Bom, desde que usado seguindo as instruções."

"Quer deixar seu carro brilhando? Use UBIK! Bom, desde que usado seguindo as instruções."

"Está com problemas de ereção? Use UBIK! Bom, desde que usado seguindo as instruções."

"Problemas no trabalho? Use UBIK!, Bom, desde que usado seguindo as instruções."

E, por aí vai, quer dizer, você vai lendo e estas mensagem vão aparecendo sem nenhuma conexão aparente com a história e depois de algum tempo você começa a perceber que UBIK deve ser algum tipo de entidade poderosa que serve para consertar absolutamente tudo e qualquer coisa!

A EX-MULHER DE PHILLIP K DICK, TESSA, OBSERVOU:

"UBIK é uma metáfora para Deus. UBIK é onipotente e onisciente, e UBIK está em toda parte. A lata de spray é apenas uma forma que UBIK adota para facilitar o entendimento e o uso pelas pessoas. Não é a substância dentro da lata que os ajuda, mas sua fé na promessa de que isso os ajudará. "

...E, SOBRE O FINAL DO LIVRO, TESSA, OBSERVA:

"Muitos leitores ficaram intrigados com o fim de UBIK, quando Glen Runciter encontra uma moeda de Joe Chip no bolso. O que isso significa? Será que Glen Runciter está morto e Joe Chip e os outros é que estão vivos? Na verdade, isso quer dizer que nós não podemos ter certeza de nada no mundo que chamamos de 'realidade'. É possível que estejamos todos mortos preservados em estado criogênico ou que o mundo destes semivivos possa afetar o mundo daqueles com vida plena. Também é possível que estejamos todos vivos, mas sonhando. "

Tenho umas três dúzias ou mais de livros deste autor. Acredito, ser um grande fã de Philip K. Dick e que BLADE RUNNER está entre os filmes que mais assisti.

Se o leitor além de conhecer Philip K. Dick deve conhecer um outro escritor radical cujo universo particular é muitas vezes semelhante ao deste grande mestre, busque pelo escritor americano-canadense William Gibson. Seu livro chamado NEUROMANCER é um romance de ficção científica escrito em 1984. Ele ficou famoso por ter criado a palavra (e o gênero) cyberpunk. Então, este livro é um dos trabalhos mais conhecidos deste gênero e o primeiro romance a ganhar o prêmio Nebula Award, o prêmio Philip K. Dick Award e o prêmio Hugo Award. Este foi o romance de estreia de Gibson e o início da trilogia SPRAWL. Ambientado no futuro, o romance segue Henry Case, um hacker de computador que foi contratado para um último emprego, o que o coloca contra uma poderosa inteligência artificial.

Escrevi esta matéria porque notei que a palavra UBIK carrega uma certa semelhança com a palavra MITO que, também usa apenas quatro letras. Hoje no Brasil milhões de pessoas acreditam cegamente no MITO! Portanto, não se surpreenda se quando entrar num banheiro público e se sentar no vaso, você ver à sua frente, escrito na porta do banheiro: "Acabou o papel higiênico? Use MITO! Bom desde que sigam as instruções."

Nota: A arte desta matéria contém várias das capas do livro UBIK usadas nas inúmeras edições e reedições. A capa do meu livro é aquela escura bem pequena no canto abaixo à direita.

LINK
Barbieri - Memórias do Rock Brasileiro

Articles View Hits
8447480

We have 381 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro