A tradicional crônica de Marcelo Torres

  "JK, ACM e o personalismo"

por Marcelo Torres

Pense num absurdo, e na Bahia haverá um precedente. A frase foi eternizada pelo ex-governador baiano Octávio Mangabeira.Ele que, em 1951, construiu um estádio, o estádio da Fonte Nova, e neste colocou seu próprio nome, abrindo um precedente.

Depois veio Roberto Santos, que construiu outro estádio, em 1979, e o batizou como Estádio Governador Roberto Santos, que o povo chama estádio de Pituaçu (nome do bairro).

Depois veio ACM, que construiu dez estádios pelo interior, sete deles com seu nome, dois com o nome do filhinho - Luiz Eduardo Magalhães - e o décimo em nome de um irmão.

Matéria de Eliano Jorge nesta quinta no jornal A Tarde informa que esses sete estádios davam a ACM o título de campeão nacional em nomes de estádio de futebol. Em segundo lugar vinha Juscelino Kubitschek, que curiosamente é outra sigla - há cinco estádios batizados de JK.

“Mas em 2009 ACM sofreu três perdas”, diz o repórter Eliano Jorge, "e acabou ultrapassado pelo mineiro, que soma cinco: em Paranoá-DF, Itumbiara-GO, Uberaba-MG, Manhuaçu-MG e Andradas-MG”.

Além dos estádios, essas siglas dão nome a mil e uma coisas. ACM era, na Bahia: escola, rua, praça, avenida, hospital e o'scambau. A coisa era de um jeito que este escrevedor certa feita ouviu o seguinte diálogo:

- Ô, Fulano, cê sabe o que é ICM?
- Claro que sei!
- E o que é?
- Intõe Carlo Magalhães.

ICM era Imposto sobre Circulação de Mercadorias, que depois ganhou um S (de Serviços) e ficou ICMS.

Mas em Brasília JK é mais: é rádio, é televisão, é faculdade, é ponte, é aeroporto, é barbearia, farmácia, pizzaria, lanchonete, o diabo.

Até um rato, vejam os senhores - um rato raro, diga-se - descoberto em Brasília na época da construção, até a esse ratinho deram o bendito nome de Juscelino. É mole?

O personalismo, sabe-se, não é nenhuma exclusividade desses dois homens, dessas duas siglas. O Mineirão, em BH, leva o nome do governador que o construiu - Magalhães Pinto.

No Brasil, cerca de 15% dos topônimos de cidades levam as marcas do personalismo: Governador Valadares, Florianópolis, Bento Gonçalves, João Pessoa, Petrópolis...

Há 26 cidades cujo primeiro nome é Presidente: Presidente Getúlio, Presidente Vargas, Jânio Quadros, Castelo Branco, Tancredo Neves, Nereu, Olegário, Prudente, Figueredo e adjacências.

Temos duas cidades chamadas Presidente Dutra e outras duas Presidente Médici. Agora, acreditem, existem no Brasil dois municípios de nome... Presidente Kennedy.

Temos também, é claro, duas cidades com o nome de Presidente Juscelino, uma fica em Minas, obviamente, e a outra é do Maranhão, onde também não poderia deixar de ter um município chamado Presidente Sarney.

Ainda em Minas, teve uma cidade que, como não podia mais ser Presidente Juscelino - pois já existiam duas homônimas - foi batizada como Presidente Kubitschek.

Lê-se na Wikipedia que alguns habitantes usam o nome antigo - Tijucal - e que pessoas de outras cidades se referem a esta com uma abreviatura depreciativa - "Preku".

Na Bahia, graças a Deus e ao Senhor do Bonfim, ACM não deu nome a nenhuma cidade, deixou para o filhinho - Luiz Eduardo Magalhães, que também emprestou o nome ao aeroporto de Salvador, antes chamado Dois de Julho.

A sigla do terminal aéreo, no cadastro internacional, permaneceu SSA, mas bem que poderia ser ALÉM - Aeroporto Luiz Eduardo Magalhães.

Apesar de a Bahia ter seus absurdos, no dizer do Governador Mangabeira (outro nome de município), os filhos da cidade de Luiz Eduardo Magalhães não podem ser chamados ACM-Netos.

Se bem que, na capital, a maioria hoje prostra-de diante da TV Bahia (da família do mandachuva) e de mãos espalmadas reza para ACM Neto, o novo santo Salvador.

Porque as siglas, meus senhores - as siglas e o personalismo - também deixam suas marcas, suas viúvas, seus netos. E seus seguidores, obviamente.
(This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.)

Articles View Hits
11438754

We have 648 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro