EDNILSON SACRAMENTO LANÇA O AUDIOLIVRO 'ROCK BAIANO - HISTÓRIA DE UMA CULTURA SUBTERRÂNEA (2014)

CEGO AOS 30 ANOS, AUTOR RELATA HISTÓRIA DO ROCK BAIANO EM AUDIOLIVRO
Obra surgiu do acúmulo de registros de shows que o autor frequentava.
Lançamento acontece na sexta (27), às 19h, na Biblioteca dos Barris.

Maiana Belo
Do G1 BA


Ednilson Sacramento;bahia (Foto: Arquivo Pessoal)   Um audiolivro que conta a história do rock baiano desde a década de 70 será lançado emSalvador, nesta sexta-feira (27), às 19h, na Biblioteca Pública dos Barris.

   26 jun. / 2014 - A obra Rock Baiano - História de uma Cultura Subterrânea, do historiador e jornalista Ednilson Sacramento, reúne em formato de áudio textos que o autor escreveu ao longo das últimas quatro décadas.

   Hoje com 52 anos, Ednilson conta que começou a frequentar a cena rocker soteropolitana aos 17, e que sempre escreveu sobre as bandas locais. "Os textos foram acumulando e eu pensei: 'não vou me desfazer disso vou transformar em livro'”, revela.

   Cego desde os 20 anos por conta de uma retinose pigmentar, o autor escolheu lançar a obra em áudio para possibilitar o acesso do público com deficiência visual.

   Cada um dos 15 capítulos - Prefácio, Essa Metrópole, Os Primeiros Dias, Programas de Rádio: a anarquia nas ondas aéreas, A Primeira Dentição, Camisa de Vênus: um capítulo à parte, Salvador: o 3º Front, Porque o Subúrbio é Vermelho, A Bifurcação, Publicações e Lojas Alternativas, O Lado Pesado do Rock, A Cena dos Nossos Dias, O Telefanzine, Pósfacio, Audiodescrição e ficha técnica - é narrado por artistas, comunicadores e integrantes de bandas locais.

   Para Ednilson, o conteúdo do audiolivro traz luz a fatos ofuscados pela cultura de massa baiana. “A cidade não conseguiu ver. Você poderia ter um show de rock, mas a repercussão daquele show na cidade não acontecia. Sei que a gente não está falando de algo que está na crista da onda, falo de algo que não é visto”, explica.
Para abordar o tema nos tempos atuais, o autor contou com a colaboração do amigo jornalista Luciano Matos, que narra os shows a partir do ano 2000. Para Ednilson, a colaboração do amigo foi fundamental, já que ele não conferiu de perto os shows de rock do século atual.

“Se eu sentasse no gabinete e fizesse uma pesquisa, não deixaria de escrever sobre a cena, mas como eu poderia escrever, por exemplo, sobre a banda Ênio e a Maloca, se eu não fui para os shows? Quando eu falo da banda Camisa de Vênus, eu vivi aquele momento, indo a shows. Sai mais autêntico quando você constrói uma história que vivenciou”, explica.


Rock Baiano - História de uma Cultura Subterrânea também será lançado em formato PDF.

 

 
Articles View Hits
11365085

We have 784 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro