Sérgio Sampaio: Filme de Terror

Barbieri produz vídeo clip inspirado na música "Filme de Terror" 

de autoria de Ségio Sampaio.
 

Quando Barbieri visitou o vilarejo de Chilham em Canterbury que fica próximo da cidade de Kent no norte da Inglaterra, conheceu, nas suas redondezas, uma floresta tipicamente britânica. Esta floresta pertence à um conhecido seu chamado Tom Reed. Tom por sua vez tinha ganho aquela terra como herança de seu pai. Atualmente trata-se de terra protegida dentro das leis de preservação da natureza da Inglaterra.   

 Barbieri & Tom Reed 

Tom Reed abre as "portas" da sua floresta para Barbieri

A floresta, ainda toda desfolhada pelo rigoroso inverno europeu impressionou tanto Barbieri que, depois de pedir permissão ao Tom, dias depois, retornou ao mesmo lugar e filmou uma cena para o curta chamado "Filme de Terror" que estava produzindo em Londres.
 

Barbieri & Marcelo
Barbieri (ao fundo) e Marcelo (o câmera) discutem a tomada de cena.
 

Sinopse 

Uma mulher casada é perturbada pelo faxineiro do prédio em que vive. À noite ela assiste o filme Nosferatu, dorme e tem um pesadelo. Neste sonho ela, andando por uma floresta, perde seu marido e encontra o "faxineiro". Ela tenta fugir mas é controlada por ele como se ela fosse um marionete. 


Comentários 

Para complementar a idéia, na edição, o vídeo foi mixado com partes do filme Nosferatu. Este filme mudo que foi filmado em 1922 e é dirigido por Friedrich Wilhelm Murnau, é de domínio público e é considerado uma das melhores versões da lenda escrita por Brant Stoker.


Desde a primeira vez que ouvi a música Filme de Terror que é de autoria de Sergio Sampaio, fiquei fascinado com a idéia de criar um vídeo para a mesma.

 

Portanto, gostaria de deixar claro que, este vídeo não é um vídeo clip oficial da música Filme de Terror de autoria de Sérgio Sampaio e sim um exercício de criação aqui do Barbieri.

Se, ao assistirem este vídeo se sentirem estimulados à comprar o álbum Eu Quero É Botar Meu Bloco Na Rua, que contém a música usada neste clip, ficarei muito agradecido e com a sensação de que meu ideal foi cumprido. 

 

floresta

Como foi feito
A filmagem do "Filme de Terror" na floresta tomou um dia inteiro. Estava frio e a luminosidade variou muito e até choveu um pouco. 

Não tínhamos nenhuma iluminação ou os grandes discos espelhados para refletir a luz. Também não tínhamos nenhum equipamento especial para gravação do som. Tivemos que usar apenas o microfone embutido da câmera. Por falar em câmera, usamos uma Canon XL2.  

 

Nossa turma de filmagem foi composta pelo câmera Marcelo Carvalho e sua esposa Francielly que é fotógrafa e é responsável pelas fotos tiradas na floresta e mostradas aqui nesta página. Também estiveram presentes minha esposa Andrea Falcão que fez o papel feminino no filme e eu que de certa forma representei eu mesmo no vídeo. A Andrea usou duas camisetas brancas. Uma normal e uma gigantesca. Quando ela vê o "zelador fantasma" ela corre para a direita e, na mudança de cena,  já aparece com o camisetão, sem calça e descalça. Estava frio e ela teve que pisar no barro. Foi muito desconfortável para ela mas, o desconforto ajudou na criação do seu papel. 

 

A Andrea está usando o cabelo dividido tipo "maria chiquinha" que é para dar uma aparência mais jovem e balançar quando ela corre.

 

Cada cena foi gravada muitas vezes para escolher as melhores partes.... Eu fiz dois papéis na floresta. O do marido da Andrea e também do "zelador fantasma".
 

floresta_in_color
Uma foto à cores da floresta
 

Quando a câmera da uma visão panorâmica de 360 graus mostrando a floresta vazia, estávamos todos atrás do câmera movendo-se em sincronismo com ele para que ninguém aparecesse. 

 

Na parte final do pesadelo aparece um nevoeiro repentino. Este nevoeiro foi todo criado na edição digitalmente. 

 

Na verdade, assim como no filme Nosferatu, tem um elemento psicológico com um certo conteúdo sexual.

 

Quando editei, resolvi não colocar no final do filme, a cena, dela acordando na cama pois, explicaria muito e acho que quando a gente não explica dá direito às pessoas terem diferentes interpretações para a história. Possivelmente obrigará as pessoas a verem o vídeo mais de uma vez. Quer dizer, preferi deixar o fim em aberto. 

 

Andrea & Barbieri
Celso Barbieri e Andrea Falcão
 

 

Ficha Técnica

 

Atores

Andrea

Michael Atkinson

Celso Barbieri

Andrea Falcao
A Esposa 
Michael Atckinson
O Faxineiro
Celso Barbieri
O Esposo

Câmera
Marcelo Carvalho

Música

 

Eu Quero É Botar Meu Bloco Na Rua
 
A música Filme de Terror foi retirada do álbum Eu Quero É Botar Meu Bloco Na Rua de autoria de Sergio Sampaio. Éste álbum foi lançado em 2002.

Escrito, Dirigido e Editado por Antonio Celso Barbieri

Veja a página sobre Sérgio Sampaio (clique aqui)

Articles View Hits
7829486

We have 864 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro