Morre Thildo Gama, um dos primeiros parceiros de Raul Seixas (2011)

Morre Thildo Gama, um dos primeiros parceiros de Raul Seixas
8 dezembro 2011 - Publicado por Megaphone


Morreu na última quarta-feira (07/12), em um hospital de Salvador, o multiinstrumentista baiano Thildo Gama, 66, parceiro de Raul Seixas nos grupos Relâmpagos do Rock e The Panthers (posteriormente, Os Panteras).
A morte aconteceu em decorrência de um câncer no cérebro, do qual Thildo se tratava há algum tempo. No ano passado, o músico chegou a sofrer vários pequenos derrames. O enterro do músico está previsto para as 16h30 desta quinta-feira (08), no cemitério Bosque da Paz, em Salvador.

A triste notícia da morte de Thildo foi divulgada por Sylvio Passos, presidente do Raul Rock Club – fã clube oficial de Raul Seixas, e amigo pessoal tanto de Raul quanto de Thildo Gama. “Ele estará no céu”, disse Sylvio.
A última vez em que se apresentou foi na Virada Cultural de 2009, em São Paulo, junto com os demais Panteras, no palco ‘Toca Raul!’. Na Internet, sua filha Claudia Gama publicou um vídeo em homenagem ao pai, mostrando uma de suas últimas paixões: a arte circense. Nos últimos anos Thildo fazia curso de teatro, e chegou a criar um personagem, o ‘Zig Zig’. Dizia que agora era um “palhaço diplomado”.

O cantor Edy Star (parceiro de Raul em ‘Sociedade da Grã-Ordem Kavernista’ também se manifestou pela Internet, em seu perfil no Facebook. “Era um grande amigo e eu sempre o visitava no hospital, tentando levantar seu ânimo”, disse Edy, completando. “Vau Thildo, faz um som com Raul”.

edythildo600
Edy Star com Thildo no hospital, em Salvador: uma das últimas fotos (REPRODUÇÃO)


Thildo foi amigo de infância de Raulzito e um de seus primeiros músicos. Ao longo dos anos acabou se tornando uma espécie de ‘porta-voz’ das memórias do “Maluco-Beleza”. Fundou, inclusive, o ‘Raul Seixas Forever Fã-Clube’. Em 1992 gravou um disco independente e hoje raro, chamado ‘Conexão Raul Seixas’. Nos últimos anos, desempenhava a função de Auditor Fiscal na Secretaria Estadual da Fazenda da Bahia.

thildo_palhaco
O Palhaço Thildo

thildodisco
O álbum Conexão Raul Seixas


Em 1967, depois de sair d’Os Panteras, lançou o compacto ‘Thildo Gama com Os Terríveis’, numa pegada Surf Rock. O lado A do disco trazia a faixa ‘Bonequeinha’, versão de Waldir Serrão – outro amigo e parceiro de Raul no Relâmpagos do Rock – para a música ‘Pretty Woman’, de Roy Orbinson. No lado B, ‘Você é Inspiração’, composição própria ao lado de Jeff Cezar.

relampagosdorock600
Délcio Gama (irmão de Thildo), Raul Seixas e Thildo Gama, na época do ‘Relâmpagos’ (DIVULGAÇÃO/RRC)

Thildo Gama e Raul Seixas se conheceram em 1959. Em uma de suas entrevistas, Gama lembrou dessa época. “O que mais lembro de Raul era ele matando aula e chegando na minha casa, quase todos os dias, às sete da manhã. A gente tinha a mesma idade, mas eu já tocava na noite, dormia muito tarde. Acordava com ele, ao lado da minha cama, com um violão cantando os rocks dos discos importados que conseguia com os americanos”, contou. Raul Seixas morava ao lado do Consulado dos EUA em Salvador.

Além de Raul Seixas, Thildo trabalhou também com outros nomes da MPB, como Elis Regina, Roberto Carlos e diversos expoentes da Jovem Guarda. Em 1970 teve as bandas ‘Thildo e Seus Bossas’ e ‘Os Jovens’. Escreveu ainda dos livros sobre o amigo: ‘Raul Seixas – A Trajetória de um Ídolo’, lançado em 1995, e ‘Raul Seixas – Entrevistas e Depoimentos’, lançado em 1997, ambos pela Pen Editora.

Redação Megaphone / FP

 

Articles View Hits
11362465

We have 847 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro